Dois jogos movimentando o topo e a base da tabela de classificação prometem deixar as rodadas finais da Série B Paulista ainda mais emocionantes.
 
Quase um ano após a tensa decisão de 3o lugar da Série B Paulista em 2015, Ilhabela e Templários de São Bernardo do Campo voltaram a se enfrentar no litoral paulista em mais uma fase crucial para as pretensões de ambos no campeonato. A partida era muito importante para os dois lados. Atual sexto colocado, os Tubarões precisavam da vitória para voltar à classificação, enquanto o triunfo para o time do ABC valia abrir uma valiosa vantagem na reta final da primeira fase e ainda praticamente eliminar um concorrente direto.
 
Com esse pano de fundo, as equipes entraram em campo sabendo da importância do duelo e jogaram cada minuto como se fosse o último, e ao apito final, o triunfo acabou nas mãos dos Templários, que abrem seis pontos para o Lechuza, quinto colocado, e próximo adversário. A disputa pela vaga final promete ser intensa e sem vida fácil para os postulantes. O Lechuza ainda enfrentará o Ilhabela pela última rodada, mais um confronto direto pela classificação, e o Templários terá a dura missão de encarar o Tornados no encerramento de sua campanha.
 
O Urutu entrou em campo contra a Medicina jogando suas últimas fichas pela classificação no estadual, aproveitando a fragilidade do adversário, desesperado por uma vitória que possa por sua vez, manter o clube na Série B em 2017, e o clube da zona oeste da cidade fez bonito, levando cinco pontos que deixam o clube empatado com Ilhabela, apenas sete pontos atrás do quarto colocado. Apesar de seu próximo encontro ser contra outro clube ameaçado, o Cougars de Vinhedo, o que supõe mais facilidade, seu último desafio será contra o vice-líder, o Wallys de Louveira. Já a Medicina, terá em seu caminho o atual líder Tornados, e seu último compromisso contra o São Bento, uma luta direta pela permanência na divisão.
 
 
Campeonato Paulista B
Dia 27/08/2016 às 11h – Ilhabela 24 X 25 Templários
Árbitro: Luciano Sampaio
Auxiliares de linha: Guilherme Jacintho e Marco Silva
4o árbitro:Luiz Henrique
Local: Campo do Portinho – Ilhabela, SP
 
Dia 28/08/2016 às 13h – Medicina 06 X 27 Urutu
Árbitro: Mariano de Goycochea
Auxiliares de linha: Regis Dantas e Carlos Aleixo
4o árbitro:Tomás de Goycochea
Local: CEPEUSP – São Paulo, SP
 
 
Classificação

ClubePaísJogosPontos
Grupo 1
RovigoItália415
HeidelbergerAlemanha415
Fiamme OroItália412
VRACEspanha409
Grupo 2
Timisoara SaracensRomênia419
DireitoPortugal406
MoglianoItália402
KituroBélgica400