Tempo de leitura: 1 minuto

acemira foto

No próximo dia 11, às 15:00, o Acemira Rugby, de Belém do Pará, fará uma partida histórica na Universidade Estadual do Pará. O time receberá o clube de veteranos – mais de 35 anos – Vie Bagaj, de Caiena, capital da Guiana Francesa, que visitará Belém pela primeira vez na história.

Desde 2010, o Vie Bagaj organiza eventos e todos eles foram um sucesso, com o apoio do Comitê de Rugby da Guiana Francesa – membro da Federação Francesa de Rugby – e da prefeitura de Caiena: o maior maul feito pelas escolas, com mais de 110 participantes, e com a participação especial da Miss Guyane! De acordo com o presidente do clube guianense, Luc Bollo, o objetivo do Vie Bagaj é representar  digninamente o rugby guianense, além de expandir as fronteiras e criar laços entre os times.

- Continua depois da publicidade -

 

Rugby na Guiana Francesa

A Guiana Francesa, que faz fronteira com o estado do Amapá, é um departamento ultramarino francês, sendo parte integral da República Francesa. Com isso, o Comitê de Rugby da Guiana Francesa é membro da Federação Francesa de Rugby, fazendo com que o território não possa se filiar de forma independente ao IRB. A Guiana Francesa contra com 230,000 habitantes e, assim como na França, o rugby é um esporte importante, com vários clubes e escolas praticantes.