Batendo a Agronomia na última jogada da final por 21-25, o CDUL vence o campeonato nacional da Divisão de Honra pela 20ª vez, aumentando a vantagem em relação ao seu mais direto competidor, o Direito, que somam 11 vitórias, enquanto a Agronomia vê assim mais uma vez fugir o título que apenas conseguiu conquistar em 2006-2007, embora tenha terminado a fase de apuramento na liderança.
 
O jogo da Tapada começou com os agrónomos a tomarem conta das ocorrências, chegando ao intervalo a vencer por 16-5, com um ensaio de Van Zyl, transformado por José Rodrigues, que marcou ainda três penalidades, a que os universitários responderam com um ensaio de Jorge Abecassis.
 
Nesta altura pairava no ar a ideia que estava encontrado o novo campeão, mas a segunda parte trouxe um CDUL em grande forma, que marcou mais um ensaio, desta vez por Francisco Pinto de Magalhães com transformação de Jorge Abecassis, e com mais duas penalidades transformadas por Abecassis passou para a frente pela primeira vez na partida com o marcador a indicar 16-18.

 

Respondeu Agronomia com o mais um ensaio marcado por António Duarte na sequência de um maul, passando para a frente com 21-18, vantagem que manteve até à bola de jogo, quando Jorge Abecassis – o marcador do jogo com 20 pontos! – voltou a marcar e de caminho concretizou a respetiva transformação, virando o resultado e dando uma excelente vitória ao CDUL por 21-25!

 

- Continua depois da publicidade -

Divisão de Honra – Campeonato Português 2016-17

Final

CDUL 25 x 21 Agronomia, em Lisboa

 

Lista de campeões:

1 – CDUL – 20 títulos

2 – Direito – 11 títulos

3 – Benfica – 6  títulos

4 – Belenenses – 6 títulos

Cascais – 6 títulos

6 – Académica de Coimbra – 4 títulos

7 – Técnico – 2 títulos

8 – Agronomia – 1 título

 

Escrito por: Mão de Mestre

Foto: CDUL