Cheetahs x Cardiff Blues - INPHO/PRO14

Tempo de leitura: 4 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – O Guinness PRO14 está perto de conhecer seus confrontos de mata-mata, com apenas 2 rodada para o fim. Apenas 3 times por grupos avançarão aos playoffs. Na Conferência A, o Glasgow Warriors já está garantido e o Munster assegurou sua classificação nesse fim de semana ao vencer os Kings e se beneficiar da vitória dos Cheetahs sobre o Cardiff Blues, em resultado crucial para os Cheetahs na briga pela terceira posição. Na Conferência B, tanto Leinster como Scarlets já estão garantidos, mas a terceira vaga está aberta, com o Ulster vencendo o Edinburgh em duelo direto para se manter vivo.

Na África do Sul, os Cheetahs receberam o Cardiff Blues e os galeses precisavam de qualquer modo da vitória para seguirem sonhando com uma vaga no mata-mata. Mas os Cheetahs se impuseram em um jogo eletrizante encerrado em 29 x 27, com os sul-africanos fazendo 3 tries no primeiro tempo – 2 de Maxwane e 1 de Venter -, sofrendo a reação e, em um final doido, arrancando um penal try de scrum decisivo aos 88′ – 8 minutos depois do tempo se esgotar.

O Munster se beneficiou do tropeço dos Blues e com um 39 x 22 sobre o lanterna Kings carimbou sua vaga. Jogo bom de 6 tries a 3.

O líder da Conferência A é o Glasgow Warriors, melhor time da competição até aqui que, no entanto, foi superado pelo Scarlets em duelo pensando nos mandos de jogo do mata-mata. Os galeses mostraram por que são também candidatos a título com um expressivo 26 x 08, com 2 tries de Rhys Patchell e 1 de Gareth Davies (interceptando passe), jogando em total sincronia.

Já o líder da Conferência B é o Leinster, que não teve problemas para fazer 41 x 06 sobre os italianos do Zebre, com 7 tries, sendo 2 de Lowe e 2 de Deegan para os irlandeses.

A briga na Conferência B está quente pela classificação entre Edinburgh e Ulster e os norte-irlandeses foram à Escócia e vencerem o confronto direto para seguirem vivos na briga, reduzindo a distância para 8 pontos, mas com o Ulster tendo um jogo a menos que o Edinburgh. 32 x 20 para o Ulster, com Cave, Cooney e Piutau fazendo os tries do primeiro tempo para os visitante e Henderson brilhando no fim com o try final.

Na Itália, o Treviso venceu o Dragons por 29 x 27 e já igualou sua melhor campanha na história na competição, chegando a excelentes 50 pontos na classificação e ainda sonhando matematicamente com o terceiro posto da Conferência B. Ruzza, Allan, Ioane e Tebaldi fizeram para os alviverdes, que tiveram que segurar a reação tardia dos galeses.

Por fim, os Ospreys, que ainda tinham um fio de esperança de ir ao mata-mata, venceram o Connacht por 39 x 10, mas lamentaram a vitória dos Cheetahs. Ainda assim, os galeses ainda estão vivos por um lugar na próxima Champions Cup, buscando o quarto lugar da Conferência A (que garantirá vaga na máxima competição europeia).

Os times romanos fizeram um terremoto no Eccellenza – Por Giorgio Vuerich

Surpreendente a vitória do Lazio sobre o líder Calvisano. Com essa derrota os campeões da Itália formam ultrapassados pelos rivais do Petrarca e Rovigo e agora estão no terceiro lugar da tabela. No estádio “Acqua Acetosa” os anfitriões largam bem non primeiro tempo com três tries do centro Bonavolontà, do full-back Antl e da abertura argentina Ceballos (nominado ao fim “man of the match”) e só um try pelos lombardos dom Zanetti. 22×5 o placar no intervalo. Apenas quando Calvisano parece tentar a virada do jogo, após um Try de Susio no inizio do segundo tempo, os romanos matam  jogo marcando dois tries con o oitavo Freytes e a um outro de Ceballos. Os últimos dez minutos são dos lombardos mas não conseguem consertar o placar. 36×24 o final.

- Continua depois da publicidade -

O jogo mais relevante do dia foi em San Donà onde estava em jogo o quarto lugar pelas semifinais. O objetivo para os policiais romanos era fazer o maior resultado, e assim foi. Depois um primeiro tempo equilibrado, com o fim os romanos na frente 13×14 marcando dois tries. Nos primeiro 15’ os policiais marcam outros dois tries assegurando o ponto de bônus (13-26). Imediatamente a reação dos venetos, que apenas os 70′ marcam o try que leva o placar (20×26) que vale o bônus defensivo (muito importante pela conquista da quarta vaga). Mas as 2’ do fim o penal do Buscema (20×29) que deixa San Donà sem bônus. Com essa vitória plena os Fiamme Oro alcançam o San Donà na tabela com ambos 48 pontos, mas Fiamme Oro tem as vantagem nos confrontos diretos. Faltando uma rodada ao fim os policias tem já um pé nas semifinais eliminando dos jogos o favorito San Donà.

Nos outro jogos Petrarca derrota o Viadana 33×3, que deixa os lombardos fora da briga pelo mata-mata. Rovigo derrota os toscanos “I Medicei” 28×6. Em Mogliano vitória do Reggio 40×38 de virada nos acréscimos em um jogo muito combatido com 5 tries de ambos os lados.

Próxima rodada, a ultima da temporada regular, está em calendário o super-clássico vêneto Petrarca-Rovigo que ainda pode mudar o destino dos três primeiros colocados da classificação.

 

Guinness PRO14 – Liga de Irlanda, Gales, Escócia, Itália e África do Sul

Kings 22 x 39 Munster

Treviso 29 x 27 Dragons

Cheetahs 29 x 27 Cardiff Blues

Scarlets 26 x 08 Glasgow Warriors

Leinster 41 x 06 Zebre

Ospreys 39 x 10 Connacht

Edinburgh 20 x 32 Ulster

ClubePaísCidadeJogosPontos
Grupo A
Glasgow WarriorsEscóciaGlasgow2075
MunsterIrlandaLimerick/Cork2067
CheetahsÁfrica do SulBloemfontein2058
Cardiff BluesGalesCardiff2053
OspreysGalesSwansea2040
ConnachtIrlandaGalway2034
ZebreItáliaParma2032
Grupo B
LeinsterIrlandaDublin2070
ScarletsGalesLlanelli2065
EdinburghEscóciaEdimburgo2064
UlsterIrlandaBelfast2060
Benetton TrevisoItáliaTreviso2054
DragonsGalesNewport2020
KingsÁfrica do SulPorto Elizabeth2011
- Vitória = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota = 0 pontos;
- Anotar 4 ou mais tries = 1 ponto extra;
- Perder por 7 pontos ou menos de diferença = 1 pontos extra;

- 1ºs colocados de cada grupo = classificação direto às Semifinais e à Champions Cup;
- 2ºs e 3ºs lugares de cada grupo - classificação à Repescagem para as Semifinais e à Champions Cup;
- 4ºs colocados - repescagem pela Champions Cup;
- Nota: as equipes sul-africanas não podem se classificar à Champions Cup;

 

eccellenza logo novo

Eccellenza – Campeonato Italiano

Lazio 36 x 24 Calvisano

San Donà 20 x 29 Fiamme Oro

Rovigo 28 x 06 I Medicei

Viadana 03 x 33 Petrarca

Mogliano 38 x 40 Reggio

ClubeCidadeJogosPontos
Petrarca Padova1874
CalvisanoCalvisano1870
RovigoRovigo1867
Fiamme OroRoma1853
San DonàSan Donà1849
ViadanaViadana1842
ReggioReggio Emilia1833
I MediceiFlorença1830
LazioRoma1820
MoglianoMogliano1812
- Vitória = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota = 0 pontos;
- Anotar 4 ou mais tries = 1 ponto extra;
- Perder por diferença de 7 pontos ou menos = 1 ponto extra;
- 1º ao 4º lugares - classificação às Semifinais;

*Não haverá rebaixamento, pois o Eccellenza será expandido para 12 clubes em 2018-19