Clermont e Castres. Foto: ASM Clermont Auvergne

Tempo de leitura: 3 minutos

Com todos os olhos voltados para o Six Nations, que começa na próxima semana, o Top 14 francês completou uma rodada de arrepiar, com direito a troca de liderança. Depois de muito tempo o Clermont (2º) vacilou, superado fora de casa pelo Castres (8º), melhor para o Toulouse (2º) que venceu o Grenoble (12º) sem dificuldade e assume a liderança pela primeira vez na temporada.

O Toulouse volta para onde nunca deveria ter saído. Os maiores campeões franceses, depois de uma temporada desastrosa se reorganizaram, renovaram o time e nesse final de semana assumiram a liderança do Top 14, se aproveitando da derrota do Clermont, batendo em casa o Grenoble por 29 a 16 , com direito a ponto bônus ofensivo. A partida marcou a volta de lesão do segunda linha escocês Richie Gray, que havia jogado apenas uma partida essa temporada, e que caso consiga retornar a antiga forma é uma peça importante para os occitanos e a seleção escocesa.

- Continua depois da publicidade -

A alegria de uns é a tristeza de outros , o Clermont viajou para enfrentar o Castres, perdendo por 24 a 16, voltando para casa sem a liderança. Do lado dos azuis a vitória, a terceira em quatro jogos em 2019, marca o renascimento da equipe, que volta a sonhar com as finais e o bicampeonato. Esse novo momento tem muito a ver com a melhora de desempenho de algumas peças chave, como o fullback Geoffrey Palis e o asa Yannick Caballero ambos franceses.

A notícia da rodada é a troca de liderança mas o grande jogo fica por conta da vitória, em casa, do Toulon (11º) sobre o Stade Français (6º) por 33 a 30. Os milionários perdiam por sete pontos de diferença com três minutos para o final do jogo, anotando dois tries e saindo de campo com a vitória, sendo o try final, do ponta Filipo Nakosi uma pintura. O resultado épico dá muita confiança ao Toulon, o que pode mudar o rumo da equipe, ainda ameaçada pelo rebaixamento.

O Montpellier (9º), desclassificado da Champions Cup, viajou para a costa atlântica tentando se redimir diante do La Rochelle (3º). Os donos da casa, que ainda não perderam jogando em seus domínios, conquistaram uma vitória suada por 27 a 25.

Buscando um lugar na parte de cima da tabela o Bordeuax (5º) recebeu a fraca equipe do Agen (13º) e fez a lição de casa batendo o time do interior por 25 a 17 em uma partida que dominou desde o começo. O resultado coloca o time da terra dos vinhos na zona de classificação e adiciona alguma gordura na tabela, já que a equipe perde jogadores importantes para a seleção francesa, principalmente o scrum-half Baptiste Serin.

Também lutando por um lugar ao sol o Lyon (4º) atropelou em casa o Racing (7º) por 32 a 11, sem grandes dificuldades, jogando os parisienses para fora do zona de rebaixamento . Os donos da casa comemoram mais uma excelente temporada e uma vaga bem encaminhada rumos as finais.

No único duelo entre dois candidatos ao rebaixamento a Section Paloise (10º), única visitante a vencer, bateu o Perpignan (14º) que segue sem vencer por 30 a 24. Os catalães lutaram muito, come sempre, mas sucumbiram diante de uma partida excepcional do veterano oitavo inglês à, Steffon Armitage.

Escrito por: Diego Monteiro Gutierrez

Top 14 – Campeonato Francês 2018-19

Castres 24 x 16 Clermont
Bordeaux 25 x 17 Agen
Perpignan 24 x 30 Pau
La Rochelle 27 x 25 Montpellier
Lyon 32 x 11 Racing
Toulouse 29 x 16 Grenoble
Toulon 33 x 30 Stade Français

 ClubeCidadeJogosPontos
ToulouseToulouse2698
clermont copy copyClermontClermont-Ferrand2683
Lyon Lyon2678
Racing Paris2674
La RochelleLa Rochelle2671
Montpellier logo novo copyMontpellierMontpellier2670
CastresCastres2669
Stade FrançaisParis2664
ToulonToulon2657
Bordeaux-BèglesBordeaux2657
PauPau2643
AgenAgen2638
GrenobleGrenoble2629
PerpignanPerpignan2612
- Vitória com 3 ou mais tries de diferença = 5 pontos;
- Vitória com menos de 3 tries de diferença = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota por 5 pontos ou menos pontos = 1 ponto;
- Derrota por mais 6 pontos ou mais = 0 pontos;

- 1º e 2º lugares = classificação direta às Semifinais e à Champions Cup;
- 3º ao 6º lugares = classificação à Repescagem para as Semifinais e à Champions Cup;
- 13º lugar = Repescagem contra o Rebaixamento
- 14º lugar = Rebaixamento direto