Foto: Bruno Ruas @ruasmidia

Tempo de leitura: 3 minutos

Os fãs brasileiros de Rugby mais antenados já devem saber mas não custa relembrar, a ESPN terá os direitos exclusivos de transmissão da Copa do Mundo de Rugby 2019 no Brasil e você já pode ficar com o controle remoto na mão.

Estão previstos 48 jogos com transmissão ao vivo, em horários que irão das 1:40 da manhã às 7:45 (horário de Brasília) já que a copa será disputada no Japão. A partida de abertura será realizada entre a equipe dona da casa, o Japão, e a Rússia. A transmissão da partida será feita a partir das 7:30 da manhã mas a cerimônia de abertura também será exibida pela televisão a partir das 6:30.

A equipe tida como favorita (dados extraídos no dia 20 de setembro de 2019) por sites especializados como o Betway Esportes, casa de apostas esportivas online, para a conquista do campeonato é a Nova Zelândia, atual campeã e também maior vencedora da história da Copa do Mundo de Rugby, com 3 conquistas. África do Sul e Austrália, bicampeãs, também são cotadas entre as favoritas para sair com o grito de campeãs.

- Continua depois da publicidade -

O Brasil, como se sabe, não participará da Copa do Mundo de Rugby, que é o terceiro evento esportivo mais assistido do mundo, ficando atrás apenas da Copa do Mundo de Futebol da FIFA e dos Jogos Olímpicos de Verão. Mas, a América do Sul terá como representante a seleção Argentina em busca de seu primeiro título Mundial.

A Copa do Mundo de rugby acontece de 20 de setembro até 2 de novembro no Japão. Ao todo serão 20 seleções participando do torneio, divididas em grupos:
A: Irlanda, Escócia, Japão, Rússia e Samoa
B: Nova Zelândia, África do Sul, Itália, Namíbia e Canadá
C: Inglaterra, França, Argentina, Estados Unidos e Tonga
D: Austrália, País de Gales, Geórgia, Fiji e Uruguai
Um pouco de história

O primeiro mundial de Rugby foi realizado no ano de 1987, na Nova Zelândia. A competição foi vencida pela equipe da casa, conhecida como os “All Blacks”. Entretanto foi somente em 1995 que o evento conseguiu projeção mundial com o campeonato sendo realizado na África do Sul e tendo a seleção do país, os “Springboks”, como vencedores.

De lá pra cá, a modalidade cresceu bastante seu alcance tanto em número de praticantes como também de torcedores. No Brasil, embora não tenha a mesma proporção de outros esportes, o rugby é bastante antigo, da mesma época da introdução do futebol no país. Entretanto, a modalidade não teve os mesmos rumos que a bola redonda. Apenas a partir da Copa de Rugby de 1999 que jogos da modalidade foram transmitidos, pela primeira vez no país, através de canais de TV a cabo.
Rugby no Brasil

Até esta edição de 2019 da Copa do Mundo, o Brasil nunca conseguiu a classificação para o principal torneio da modalidade. Entretanto, nos últimos anos, os resultados do país vêm melhorando de forma muito consistente na medida que a popularidade do rugby no Brasil também vem aumentando de forma praticamente exponencial.

O primeiro título de peso do país ocorreu no Campeonato Sul-Americano de Rugby de 2018, sendo este o primeiro torneio do formato Seis Nações da elite deste esporte aqui em nosso continente. Antes deste, o vice-campeonato no sul-americano de 1964, quando sediou o evento pela primeira vez, despontava como a melhor campanha da seleção brasileira deste esporte.

Os jogos do fim de semana

Não é só a abertura emocionante com Japão e Rússia, amanhã, que está programado para os amantes do esporte neste fim de semana. No sábado já teremos uma rodada com altas doses de emoção, incluindo o clássico entre duas favoritas, Nova Zelândia e África do Sul, as 6:45 da manhã com transmissão da ESPN. Jogam ainda no mesmo dia França e Argentina, as 4:15 e Austrália e Fiji as 1:45.

No domingo, se enfrentam Itália e Namíbia, as 2:15 da manhã, além de Irlanda e Escócia as 4:45.

Separa o controle remoto e se prepare para iniciar sua jornada por mais de 1 mês acompanhando o terceiro evento esportivo mais assistido do planeta!