Nic Berry, o árbitro australiano que foi jogador do Super Rugby. Foto: Bruno Ruas

“Team 21”. É o 21º time da Copa do Mundo: o time da arbitragem. O Mundial terá 12 árbitros que atuarão como árbitros centrais e auxiliares número 1 (o auxiliar que pode assumir a posição de árbitro central caso este se lesione). Outros 7 árbitros serão auxiliares número 2 e outros 4 nomes foram apontados como árbitros de vídeo (TMO).

Portanto, o que esperar de cada um dos 12 nomes principais? O galês Nigel Owens e o inglês Wayne Barnes são os árbitros mais experientes, indo para a Copa do Mundo pela 4ª vez cada. Já os franceses Romain Poite e Jérôme Garcés partem para o Mundial pela 3ª vez. O sul-africano Jaco Peyper, os franceses Pascal Gaüzère e Mathieu Raynal e o australiano Angus Gardner estrearam em 2015 no Mundial, ao passo que ainda haverá 4 árbitros debutantes na Copa de 2019: o inglês Luke Pearce, o australiano Nic Berry e os neozelandeses Ben O’Keeffe e Paul Williams. Trata-se de um Mundial de transição para a arbitragem, pois mais da metade dos árbitros são estreantes ou indo apenas para o segundo Mundial.

Ao todo, 6 países estão representados entre os árbitros centrais (França, com 4; Nova Zelândia, Austrália e Inglaterra, com 2 cada; e Gales e África do Sul, com 1 cada) e outros 3 países terão assistentes (Irlanda, Argentina e Japão).

 

- Continua depois da publicidade -

Foco no tackle alto!

Os árbitros terão como grande desafio em 2019 de julgarem os tackles altos, pois o contato com a cabeça está cada vez mais sendo coibido pelo World Rugby, que receia o avanço dos casos de concussão. Com isso, a federação internacional estabeleceu um processo claro de decisão sobre a punição em cima de tackles perigosos que todos os árbitros devem seguir. Entender o processo decisório é essencial, pois o rigor quanto ao processo decisório muitas vezes é usado para se criticar as decisões mais rigorosas dos árbitros.

Clique aqui para entender o processo decisório imposto pelo World Rugby.

 

Árbitros principais

Nigel Owens (Gales): 4º Mundial

Considerado por muitos o melhor árbitro da atualidade, Owens foi o árbitro da final do Mundial de 2015. Irreverente em campo, Owens é famoso por seus comentários ácidos e bem humorados, tendo estabelecido um novo patamar alto para a função, sempre coerente e didático com relação às suas marcações. Homossexual, o galês é símbolo da luta LGBT no esporte. Owens é o mais velho do Mundial, com 48 anos, e apitará o jogo de abertura entre Japão e Rússia no dia 20;

Wayne Barnes (Inglaterra): 4º Mundial

Barnes é atualmente o segundo nome da arbitragem mundial e para muitos é o favorito à final de 2019, por já estar em sua quarta Copa, aos 40 anos de idade. O nome do inglês incomoda os neozelandeses, que se lembram de seu erro nas quartas de final do Mundial de 2007, no passe para a frente que deu a classificação à França sobre os All Blacks. Polêmica à parte, Barnes é um dos nomes mais consistentes da arbitragem, e vem sendo muito sólido em suas análises da zona de tackle, em acordo com o World Rugby. Barnes apitou a semifinal do Mundial de 2015 entre Argentina e Austrália;

 

Romain Poite (França): 3º Mundial

Apontado por muitos como o terceiro árbitro do mundo e seguindo a “escola Nigel Owens” de irreverência no apito, o francês Romain Poite é um dos candidatos a apitar a grande final de 2019, sendo um dos quatro franceses escalados (a França é o país com mais árbitros neste Mundial). A “escola francesa” de arbitragem evoluiu muito, mas ainda por vezes o julgamento dos árbitros franceses, mais rigoroso no contato físico do que os árbitros do Hemisfério Sul, é problema para os times do Sul, em especial na zona dos rucks e nos impedimentos. Poite foi o árbitro do famoso jogo de 2017 entre Itália e Inglaterra, no qual os italianos aplicaram táticas pouco usuais nos rucks (o árbitro se saiu muito bem naquela partida);

Jérôme Garcès (França): 3º Mundial

Garcès é também um dos árbitros mais experientes que estarão no Japão e o francês é conhecido por seu rigor quanto a tackles e rucks, distribuindo cartões com muita frequência. Em 2015, ele apitou a semifinal do Mundial entre All Blacks e Springboks e em 2019 esteve à frente da final da Heineken Champions Cup europeia;

 

Jaco Peyper (África do Sul): 2º Mundial

Peyper vai apenas ao seu segundo Mundial, mas o sul-africano de 39 anos é experiente e corre por fora na briga para apitar a final. Rigoroso na zona do tackle, Peyper perdeu recentemente um pouco de espaço, sobretudo após ser criticado por exagerar no uso do TMO. Ainda assim, Peyper segue como um dos nomes de destaque do apito;

 

Angus Gardner (Austrália): 2º Mundial

O australiano Angus Gardner é nome ascendente e é talvez o mais rigoroso na zona de contato no Hemisfério Sul. Gardner tem 35 anos e começou a apitar cedo, chegando a seu primeiro test match em 2011. Em 2019, ele apitou a final do Super Rugby entre Crusaders e Jaguares;

 

Pascal Gaüzère (França): 2º Mundial

Gaüzère foi o árbitro do jogo de aquecimento para o Mundial entre Inglaterra e Gales, que resultou em polêmica com relação ao cartão amarelo de Watson e a cobrança rápida de Dan Biggar que levou ao try da vitória galesa. As decisões na zona de tackles da arbitragem francesa ainda vez sendo debatida com fervor nos países anglófonos;

 

Mathieu Raynal (França): 2º Mundial

Raynal é outro representante da arbitragem francesa, sempre rigoroso na zona de contato. O catalão foi apenas auxiliar em 2015 e tem um currículo interessante como jogador, tendo sido campeão francês M20, antes de ser obrigado a abandonar a carreira;

 

Nic Berry (Austrália): 1º Mundial

O australiano Nic Berry é debutante em Mundiais, aos 35 anos. De todos os árbitros do Mundial, ele é o único que teve carreira como atleta profissional de rugby, tendo defendido os Reds no Super Rugby, além da seleção juvenil da Austrália, como abertura. Foram 33 jogos com a camisa dos Reds de 2004 a 2007, quando se transferiu ao Racing da França, jogando 51 jogos pelo time de Paris até 2010. Berry ainda atuou de 2010 a 2013 pelos Wasps na Premiership inglesa, aposentando-se por conta de uma série de concussões;

 

Luke Pearce (Inglaterra): 1º Mundial

Aos 31 anos, o inglês Luke Pearce é um dos estreantes no Mundial, em uma ascensão rápida, tendo apitado seu primeiro grande test match somente em 2018. Hoje ele é considerado o número 2 da Premiership inglesa e é apontado como um dos nomes mais promissores da atual arbitragem internacional. Olho nele!

 

Paul Williams (Nova Zelândia): 1º Mundial

Considerado hoje o árbitro número 1 da Nova Zelândia, Paul Williams vai apenas a seu primeiro Mundial, aos 34 anos, tendo debutado em tests apenas em 2017. Consistente, ele é visto como um dos melhores do momento no Super Rugby e candidato a voos maiores em breve;

 

Ben O’Keeffe (Nova Zelândia): 1º Mundial

Aos 30 anos, Ben O’Keefe é o árbitro central mais jovem do Mundial de 2019. Seu primeiro grande test match foi em 2016, quando apitou Springboks e Pumas, aos 26 anos. O neozelandês é médico e é fã de Harry Potter, sendo famoso por fazer cosplay da série enquanto não está apitando;

 

Árbitros assistentes: Matthew Carley* (Inglaterra), Karl Dickson (Inglaterra), Andrew Brace (Irlanda), Brendon Pickerill (Nova Zelândia), Federico Anselmi (Argentina), Shuhei Kubo (Japão), Alexandre Ruiz (França);

*Carley é o 1º reserva para árbitro principal, caso haja alguma baixa entre os 12 principais;

Árbitros de vídeo (TMOs): Graham Hughes (Inglaterra), Rowan Kitt (Inglaterra), Ben Skeen (Nova Zelândia), Marius Jonker (África do Sul);

 

DiaHoraCidadeSeleção  X  SeleçãoGrupo/FaseÁrbitro CentralAssistente 1Assistente 2TMO
20/0907:45TóquioJAPÃO30X10RÚSSIAGrupo ANigel Owens (Gales)Nic Berry (Austrália)Matthew Carley (Inglaterra)Ben Skeen (Nova Zelândia)
21/0901:45SapporoAUSTRÁLIA39X21FIJIGrupo DBen O'Keefe (Nova Zelândia)Luke Pearce (Inglaterra)Andrew Brace (Irlanda)Rowan Kitt (Inglaterra)
21/0904:15TóquioFRANÇA23X21ARGENTINAGrupo CAngus Gardner (Austrália)Jaco Peyper (África do Sul)Brendon Pickerill (Nova Zelândia)Marius Jonker (África do Sul)
21/0906:45YokohamaNOVA ZELÂNDIA23X13ÁFRICA DO SULGrupo BJérôme Garcès (França)Romain Poite (França)Karl Dickson (Inglaterra)Graham Hughes (Inglaterra)
22/0902:15OsakaITÁLIA47X22NAMÍBIAGrupo BNic Berry (Austrália)Nigel Owens (Gales)Federico Anselmi (Argentina)Marius Jonker (África do Sul)
22/0904:45YokohamaIRLANDA27X03ESCÓCIAGrupo AWayne Barnes (Inglaterra)Pascal Gaüzère (França)Alexandre Ruiz (França)Graham Hughes (Inglaterra)
22/0907:15SapporoINGLATERRA35X03TONGAGrupo CPaul Williams (Nova Zelândia)Mathieu Raynal (França)Shuhei Kubo (Japão)Ben Skeen (Nova Zelândia)
23/0907:15Toyota (Nagoya)GALES43X14GEÓRGIAGrupo DLuke Pearce (Inglaterra)Ben O'Keefe (Nova Zelândia)Matthew Carley (Inglaterra)Rowan Kitt (Inglaterra)
24/0907:15Kumagaya (Saitama)RÚSSIA09X34SAMOAGrupo ARomain Poite (França)Jérôme Garcès (França)Brendon Pickerill (Nova Zelândia)Graham Hughes (Inglaterra)
25/0902:15KamaishiFIJI27X30URUGUAIGrupo DPascal Gaüzère (França)Angus Gardner (Austrália)Andrew Brace (Irlanda)Marius Jonker (África do Sul)
26/0904:45FukuokaITÁLIA48X07CANADÁGrupo BNigel Owens (Gales)Wayne Barnes (Inglaterra)Karl Dickson (Inglaterra)Rowan Kitt (Inglaterra)
26/0907:45KobeINGLATERRA45X07ESTADOS UNIDOSGrupo CNic Berry (Austrália)Paul Williams (Nova Zelândia)Federico Anselmi (Argentina)Ben Skeen (Nova Zelândia)
28/0901:45OsakaARGENTINA28X12TONGAGrupo CJaco Peyper (África do Sul)Ben O'Keefe (Nova Zelândia)Brendon Pickerill (Nova Zelândia)Rowan Kitt (Inglaterra)
28/0904:15ShizuokaJAPÃO19X12IRLANDAGrupo AAngus Gardner (Austrália)Jérôme Garcès (França)Matthew Carley (Inglaterra)Ben Skeen (Nova Zelândia)
28/0906:45Toyota (Nagoya)ÁFRICA DO SUL57X03NAMÍBIAGrupo BMathieu Raynal (França)Nic Berry (Austrália)Andrew Brace (Irlanda)Graham Hughes (Inglaterra)
29/0902:15Kumagaya (Saitama)GEÓRGIA33X07URUGUAIGrupo DWayne Barnes (Inglaterra)Paul Williams (Nova Zelândia)Alexandre Ruiz (França)Marius Jonker (África do Sul)
29/0904:45TóquioAUSTRÁLIA25X29GALESGrupo DRomain Poite (França)Luke Pearce (Inglaterra)Karl Dickson (Inglaterra)Ben Skeen (Nova Zelândia)
30/0907:15KobeESCÓCIA34X00SAMOAGrupo APascal Gaüzère (França)Nigel Owens (Gales)Federico Anselmi (Argentina)Graham Hughes (Inglaterra)
02/1004:45FukuokaFRANÇA33X09ESTADOS UNIDOSGrupo CBen O'Keefe (Nova Zelândia)Wayne Barnes (Inglaterra)Shuhei Kubo (Japão)Rowan Kitt (Inglaterra)
02/1007:15OitaNOVA ZELÂNDIA63X00CANADÁGrupo BRomain Poite (França)Pascal Gaüzère (França)Alexandre Ruiz (França)Marius Jonker (África do Sul)
03/1002:15OsakaGEÓRGIA10X45FIJIGrupo DPaul Williams (Nova Zelândia)Jaco Peyper (África do Sul)Matthew Carley (Inglaterra)Graham Hughes (Inglaterra)
03/1007:15KobeIRLANDA35X00RÚSSIAGrupo AJérôme Garcès (França)Mathieu Raynal (França)Brendon Pickerill (Nova Zelândia)Ben Skeen (Nova Zelândia)
04/1006:45ShizuokaÁFRICA DO SUL49X03ITÁLIAGrupo BWayne Barnes (Inglaterra)Romain Poite (França)Alexandre Ruiz (França)Rowan Kitt (Inglaterra)
05/1002:15OitaAUSTRÁLIA45X10URUGUAIGrupo DMathieu Raynal (França)Jérôme Garcès (França)Karl Dickson (Inglaterra)Ben Skeen (Nova Zelândia)
05/1005:00TóquioINGLATERRA39X10ARGENTINAGrupo CNigel Owens (Gales)Ben O'Keefe (Nova Zelândia)Andrew Brace (Irlanda)Marius Jonker (África do Sul)
05/1007:30Toyota (Nagoya)JAPÃO38X19SAMOAGrupo AJaco Peyper (África do Sul)Angus Gardner (Austrália)Federico Anselmi (Argentina)Graham Hughes (Inglaterra)
06/1001:45TóquioNOVA ZELÂNDIA71X09NAMÍBIAGrupo BPascal Gaüzère (França)Luke Pearce (Inglaterra)Shuhei Kubo (Japão)Rowan Kitt (Inglaterra)
06/1004:45KumamotoFRANÇA23X21TONGAGrupo CNic Berry (Austrália)Paul Williams (Nova Zelândia)Matthew Carley (Inglaterra)Ben Skeen (Nova Zelândia)
08/1007:15KobeÁFRICA DO SUL66X07CANADÁGrupo BLuke Pearce (Inglaterra)Angus Gardner (Austrália)Andrew Brace (Irlanda)Rowan Kitt (Inglaterra)
09/1001:45Kumagaya (Saitama)ARGENTINA42X17ESTADOS UNIDOSGrupo CPaul Williams (Nova Zelândia)Jaco Peyper (África do Sul)Brendon Pickerill (Nova Zelândia)Graham Hughes (Inglaterra)
09/1004:15ShizuokaESCÓCIA61X00RÚSSIAGrupo AMathieu Raynal (França)Wayne Barnes (Inglaterra)Federico Anselmi (Argentina)Marius Jonker (África do Sul)
09/1006:45OitaGALES29X17FIJIGrupo DJérôme Garcès (França)Romain Poite (França)Karl Dickson (Inglaterra)Ben Skeen (Nova Zelândia)
11/1007:15ShizuokaAUSTRÁLIA27X08GEÓRGIAGrupo DPascal Gaüzère (França)Jérôme Garcès (França)Shuhei Kubo (Japão)Marius Jonker (África do Sul)
12/10CANCELADO POR TUFÃOToyota (Nagoya)NOVA ZELÂNDIA00X00ITÁLIAGrupo BLuke Pearce (Inglaterra)Wayne Barnes (Inglaterra)Alexandre Ruiz (França)Graham Hughes (Inglaterra)
12/10CANCELADO POR TUFÃOYokohamaINGLATERRA00X00FRANÇAGrupo CJaco Peyper (África do Sul)Nigel Owens (Gales)Andrew Brace (Irlanda)Ben Skeen (Nova Zelândia)
12/1007:45FukuokaIRLANDA47X05SAMOAGrupo ANic Berry (Austrália)Romain Poite (França)Brendon Pickerill (Nova Zelândia)Rowan Kitt (Inglaterra)
13/10CANCELADO POR TUFÃOKamaishiNAMÍBIA00X00CANADÁGrupo BPaul Williams (Nova Zelândia)Pascal Gaüzère (França)Federico Anselmi (Argentina)Marius Jonker (África do Sul)
13/1002:45OsakaESTADOS UNIDOS19X31TONGAGrupo CNigel Owens (Gales)Jérôme Garcès (França)Shuhei Kubo (Japão)Graham Hughes (Inglaterra)
13/1005:15KumamotoGALES35X13URUGUAIGrupo DAngus Gardner (Austrália)Luke Pearce (Inglaterra)Karl Dickson (Inglaterra)Rowan Kitt (Inglaterra)
13/1007:45YokohamaJAPÃO28X21ESCÓCIAGrupo ABen O'Keefe (Nova Zelândia)Mathieu Raynal (França)Matthew Carley (Inglaterra)Ben Skeen (Nova Zelândia)
19/1004:15OitaINGLATERRA40X16AUSTRÁLIAQuartas de finalJérôme Garcès (França)Romain Poite (França)Mathieu Raynal (França)Ben Skeen (Nova Zelândia)
19/1007:15TóquioNOVA ZELÂNDIA46X14IRLANDAQuartas de finalNigel Owens (Gales)Pascal Gaüzère (França)Angus Gardner (Austrália)Graham Hughes (Inglaterra)
20/1004:15OitaGALESXFRANÇAQuartas de finalJaco Peyper (África do Sul)Nic Berry (Austrália)Paul Williams (Nova Zelândia)Marius Jonker (África do Sul)
20/1007:15TóquioJAPÃOXÁFRICA DO SULQuartas de finalWayne Barnes (Inglaterra)Ben O'Keefe (Nova Zelândia)Luke Pearce (Inglaterra)Rowan Kitt (Inglaterra)
26/1005:00YokohamaINGLATERRAXNOVA ZELÂNDIASemifinal
27/1006:00YokohamaVencedor QF3XVencedor QF4Semifinal
01/1106:00TóquioPerdedor SF1XPerdedor SF23º lugar
02/1106:00YokohamaVencedor SF1XVencedor SF2FINAL
Horários de Brasília