12º título seguido do Desterro, o clube com mais estaduais consecutivos no Brasil.

Tempo de leitura: 2 minutos

Enfim, o Campeonato Catarinense de 2019 teve seu fim neste último domingo (30/06). Os jogos ocorreram no Estádio Municipal Valério Gomes Neto em São João Batista, com apoio da Prefeitura e da Fundação de Esportes da cidade, para que fossem realizadas as disputas de terceiro lugar e a grande final.

Aconteceram ainda na parte da manhã, alguns jogos nas categorias M15 e M19 (masculino e femino). Com a participação das equipes do Joinville, Desterro, Joaca e São João Batista (SJB).

A disputa do terceiro lugar, foi entre a equipe anfitriã (SJB) e o BC. A equipe de Balneário Camboriú entrou em campo sem nenhum vitória no torneio e buscando
modificar essa situação. Por sua vez a equipe de SJB estreante no torneio e em sua casa, buscava o inédito 3 lugar.

- Continua depois da publicidade -

Em um jogo muito pegado com os forwards do SJB se sobressaindo por boa parte do jogo frente a equipe de BC. A equipe do SJB venceu o jogo por 73×24. Mesmo com esse placar a equipe do BC mostrou até a metade do segundo tempo que brigava pela vitória, porém o cansaço acabou fazendo com que a equipe perde-se o jogo.

O segundo jogo ficou por conta das equipes da capital, na decisão da final, Desterro e Joaca. Ambas equipe demonstraram suas forças durante o torneio e o porque fazer parte da elite do Rugby nacional. Desterro mostrou desde os primeiros minutos de jogo todo sua força e experiência, com o pack de forwards jogando muito duro e dando trabalho para os forwards do Joaca, principalmente no scrum. A equipe do Joaca não ficou por trás e mostrou que estava lá para lutar pela vitória. A equipe do Desterro fez seu primeiro try o que acabou por desestabilizar um pouco a equipe do Joaca por bora parte do jogo, mesmo assim a equipe conseguiu manter o foco. No fim a equipe do Joaca passou os 80 minutos lutando por cada metro do campo, para avançar e não deixar o Desterro avançar, contudo o Desterro soube muito bem jogar nos erros da equipe adversária e sair com a vitória por 47×6 e levando novamente o título de Campeão Catarinense.

A cima de todo, o que se pode observar durante o domingo de Rugby, foi um momento em que atletas, torcedores e autoridades presentes, puderam experimentar e vivenciar um belo dia de Rugby no qual os valores do esporte prevaleceram. As rivalidades apenas dentro de campo visando fortalecer o Rugby no estado, cada equipe dando seu melhor e tentando se superar e fora de campo amigos que o esporte nos deu.

Pensando no aprimoramento do Rugby Catarinense a Federação Estadual juntamente com a CBRu irão realizar em julho e agosto os cursos de Coach N1 e N2, Primeiros Socorros, Arbitragem N1 e N2 e Condicionamento Físico N1 e N2.

 

Campeonato Catarinense – Finais

Dia 30/06/2019 às 14h00 – SJB 73 x 24 BC

Local: Estádio Municipal Valério Gomes Neto – São João Batista, SC

 

Dia 30/06/2019 às 16h00 – Desterro 47 x 06 Joaca

Local: Estádio Municipal Valério Gomes Neto – São João Batista, SC

 

Lista de campeões

AnoClube
2006Desterro
2007sem disputa
2008Desterro
2009Desterro
2010Desterro
2011Desterro
2012Desterro
2013Desterro
2014Desterro
2015Desterro
2016Desterro
2017Desterro
2018Desterro
2019Desterro
2020-

 

Texto: FECARU