Tempo de leitura: 3 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – O fim de semana foi recheado de eventos e não foram só as decisões da Champions Cup e da Challenge Cup. A começar pelo próprio palco das finais das copas europeias, Edimburgo, que também recebeu no sábado a grande final do Continental Shield, a terceira competição do continente.

 

Em campo, no gramado anexo do estádio de Murrayfield, os dois gigantes russos da cidade siberiana de Krasnoyarsk, Enisei e Krasny Yar, fizeram a grande final e o título não teve contestação. O Enisei provou seu momento superior, bateu o rival por 36 x 08 e se sagrou o primeiro campeão da nova competição da Europa.

- Continua depois da publicidade -

 

Ambos jogarão na temporada que vem a Challenge Cup, a segunda copa, e agora se focam no início do Campeonato Russo, liga profissional que envolve 6 clubes. Além de Enisei e Krasny Yar, jogam a primeira divisão russa o VVA Moscow Saracens e o Slava, ambos de Moscou, o Kuban Krasnodar, do sul do país, e o Novokuznetsk, também da Sibéria.

 

EPCR Continental Shield – 3ª copa europeia

36versus copiar 08

Enisei (Rússia) 36 x 08 Krasny Yar (Rússia), em Edimburgo (Escócia)

 

Agen e Montauban: quem irá ao Top 14?

Na França, o fim de semana foi das duas semifinais do mata-mata de promoção ao Top 14, a primeira divisão. O título da segunda divisão, a Pro D2, já é do Oyonnax, promovido ao Top 14, e as equipes de segundo a quinto lugares iniciaram o mata-mata.

 

Os triunfos ficaram com os dois times mandantes. Primeiro, o Montauban despachou o Mont de Marsan por 24 x 13, ao passo que o Agen, rebaixado no ano passado, se impôs sobre o gigante Biarritz, que ficará um ano mais pelo menos na Pro D2, 26 x 14. Agen e Montauban jogarão no domingo, dia 21, em sede neutra, a cidade de Bordeaux.

 

Enquanto isso, na 3ª divisão, a Fédérale 1 Élite, o Never carimbou sua promoção ao próximo Pro D2 vencendo o mata-mata contra o Chambéry, 35 x 09. Com isso, Massy (campeão da Fédérale 1) e Nevers são os novos integrantes da segundona profissional francesa.


prod2

Pro D2 – 2ª Divisão do Campeonato Francês 2016-17

Semifinais

Montauban 24 x 13 Mont de Marsan, em Montauban

Agen 26 x 14 Biarritz, em Agen

 

Final

Dia 21/05 – Montauban x Agen, em Bordeaux

 

frança logo copy copy

Fédérale 1 – 3ª divisão do Campeonato Francês

Mata-mata – Final

Nevers 35 x 09 Chambéry

 

L’Aquila e Medici jogarão pelo EccellenzaPor Giorgio Vuerich

Na Itália, com o torneio principal do Eccellenza no repouso, foram jogadas as semifinais da Serie  A, a segunda divisão, com os jogos de volta. Os “abruzzesi” do L’Aquila e os Toscanos  “I Medicei” confirmaram a vitórias no segundo jogo. 33 x 21 e 69 x 10, respectivamente, sobre Valsugana Padova e Verona.

 

L’Aquila (5 vezes campeão da Itália entre 1967 e 1994) e I Medicei vão se enfrentar em jogo único no dia 21 de maio, em lugar a definir.

 

italia copy copy

Serie A – 2ª divisão do Campeonato Italiano

Semifinais – jogos de volta

Valsugana Padova 21 x 33 L’Aquila (ida 19×30)

I Medicei Firenze 69 x 10 Verona (ida 21×14)

 

Final – jogo único

Dia 21/05 – L’Aquila x I Medici

 

Foto: Enisei campeão – Stu Forster/Getty Images Europe