Tempo de leitura: 2 minutos

landajo

O Portal do Rugby reestreia sua coluna de entrevistas “Falando de Rugby” em alto estilo. Gustavo Gaiofato, em visita à Argentina, entrevistou o scrum-half dos Pumas Martin Landajo. Confira!

O que você achou da evolução da Argentina de 2012 para 2013? O que mudou ao entrar em campo com os melhores do mundo no ano passado e agora?

- Continua depois da publicidade -

L: Acho que a cada ano que passa a diferença entre as seleções diminui. Jogamos contra os melhores times do planeta e isso ajuda na nossa evolução. Aprendemos cada vez mais em cada partida. E conforme formos adquirindo experiencia, estaremos diminuindo cada vez mais o vão entre as equipes para assim alcançarmos uma importante vitória contra algum dos times.

 

Você ve a participação argentina como uma motivação para o crescimento do rugby Sulamericano? Você acredita que a campanha da Argentina pode ter influências maiores no continente (fora da Argentina)?

L: Nossa participação é de fundamental importância para a cada vez mais frequente popularização do esporte, e assim, tornar o crescimento do rugby no continente e na própria Argentina cada vez maior.

 

E na vida dos clubes? Que mudanças vocês vem sentindo?

L: Muitas pessoas tem começado a jogar nos clubes, especialmente os mais jovens. Com o aumento da nossa visibilidade para o povo argentino, os garotos que jogam na base sonham em algum dia jogar contra os melhores do mundo o que impulsiona o esporte para mais pessoas.

Qual você acha que é a relação entre o trabalho feito no Pampas XV e nos Pumas? Existe alguma relação?

L: Jogar pelo Pampas é um dos passos para se jogar pelos Pumas. Muitos jogadores que atuam em solo nacional tem mostrado melhorias consideráveis, e isso se deve graças ao trabalho realizado no Pampas XV, que nos acrescenta experiência para jogar pela seleção nacional.

O rugby amador é um empecilho para o crescimento do esporte?

L: O rugby argentino deve permanecer amador, não devemos perder nossa essência de jogo.

 

O rugby brasileiro está evoluindo, mas ainda estão faltando resultados convincentes sobre o crescimento do rugby brasileiro, apesar da seleção apresentar boas partidas (contra o Chile, pelo Sul-Americano desse ano, por exemplo). O que você acha que falta para o Brasil alcançar uma vitória contundente, e assim, dar mais um passo em direção às vitórias significativas?

L: Acho que o Brasil vem evoluindo bastante. Acompanho algumas coisas pela internet e vejo que o esporte está crescendo bastante rápido no país. Não só teve uma melhora estrutural como também um número cada vez mais crescente de jogadores atuando pelos clubes e pela seleção. O Brasil vencerá jogos importantes em uma questão de tempo, tenho fé que o Brasil vai comprovar sua evolução vencendo alguma grande seleção.