alecrim vitão

Tempo de leitura: 5 minutos

alecrim vitão

O entrevistado desta semana da coluna Falando de Rugby é Vitor Medeiros, do Alecrim, que conversou com nosso repórter Gustavo Gaiofato e falou um pouco mais sobre o sucesso do clube potiguar.

 

- Continua depois da publicidade -

1 – De forma sintética, quais foram as virtudes do Alecrim na reta final da Copa do Brasil? Quais os fatores que mais contribuiram para a promoção do clube ao Super 10, superando os resultados do ano passado?

Acredito que os principais fatores foram treinamento, maturidade e vontade de vencer. Desde que perdemos na final do ano passado intensificamos bastante os treinamentos. Após a final da Copa do Brasil, começamos a treinar imediatamente para o BR Sevens. Tivemos pouco mais que 2 semanas de férias de 2012 para 2013. Além disso, o clube ficou mais maduro. Aprendemos bastante com nossa derrota para o Tornados, e o clube entrou mais preparado para o ano seguinte.

 

2 – Como foi a preparação do Alecrim para a final da Copa do Brasil? Quais os principais fatores para aquela vitórias?

Como dito na pergunta passada, treinamos muito! Grande parte dos atletas planejaram seus estudos e trabalho no ano de 2013 pensando no rugby. Treinamos quase sempre 5 vezes por semana, seja físico ou tático. Além disso agregamos pessoas que foram decisivas em nossa caminhada. Acredito que devemos muito ao nosso treinador, Franco. Desde que chegou ao grupo (há dois anos) nunca recebeu um centavo do clube. Comprou a briga e aceitou trabalhar gratuitamente apenas pelo fato de enxergar um grupo de jogadores com vontade de vencer. Devemos também muito ao Enzo, nosso manager, que proporcionou a nós jogadores o que todo jogador amador sonha em fazer: preocupar-se apenas em treinar e jogar. Lembro também de Anthony-Armstrong, nosso presidente que acreditou no projeto e o financiou.

 

3 – E contra o BH? O que a equipe tinha em mente antes da partida decisiva? Como você analisa uma vitória tão sólida sobre um time do Super 10?

Nenhum atleta contava com a derrota. Quem joga uma Copa do Brasil sabe do que estou falando. Fizemos 6 jogos na Liga Nordeste para sermos campeões. Depois mais 3 na Copa do Brasil para levantarmos o título. E finalmente tivemos a chance de enfrentar o BH. Sabe o problema disso tudo? Não podíamos perder nenhum jogo dos citados acima! Se perdêssemos pro BH, seria tudo em vão. A equipe tinha em mente tudo o que tinha passado, inclusive a derrota do ano passado na final da Copa do Brasil. Nunca vi uma equipe tão motivada entrando em campo, como o Alecrim entrou para enfrentar o BH.

 

4 – Como foi a recepção dos torcedores do Alecrim, do clube (que é um clube de futebol) e da imprensa potiguar sobre a promoção do Alecrim?

O Alecrim é o terceiro time de futebol do Estado, atrás do ABC e do América. O Alecrim possui 98 anos e tem torcedores fiéis que acompanham o “Verdão” independente de qual modalidade for. O futebol ainda foi bem esse ano quando comparado com os anos passados, mas sem dúvidas o rugby foi a grande surpresa da imprensa potiguar. Para se ter ideia de tal feito, atualmente o Alecrim Rugby é a única equipe do estado em qualquer modalidade presente na primeira divisão de um campeonato nacional.

 

5 – Como o feito do Alecrim no rugby repercute no clube entre os torcedores (do futebol inclusive) e na imprensa da cidade?

Todos estão muito felizes com o que conseguimos. Atletas do futebol constantemente entram em contato conosco. Acompanham as partidas e nossa evolução. No jogo de acesso contra o BH apresentamos o maior público do ano no estádio. Isso mostra a força que o Rugby apresenta hoje no Alecrim e no Estado.

 

6 – Como será a preparação do time para 2014? O que vocês esperam do Super 10?

Já retornaremos aos treinos ainda neste ano. Não queremos subir ao Super 10 somente para ser um clube “saco de pancadas”. Entretanto, sabemos da qualidade dos clubes que enfrentaremos no Super 10 e com certeza estamos abaixo do nível jogado atualmente na primeira divisão. Vamos precisar treinar ainda mais e entrar com muita humildade nos jogos. Não faço ideia quanto à posição que ficaremos, mas os clubes encontrarão um Alecrim disposto a lutar em todos os jogos.

 

7 – Muito se falou sobre os novos investimentos que o clube teve nos ultimos tempos e sobre a chegada de novos atletas. O Alecrim contou com jogadores de outros times ou estados? Quais gastos o clube vem bancando? O que recebem os atletas?

Como você mesmo adiantou, muito foi falado sobre o Alecrim neste ano. Falaram que estamos pagando jogadores, comprando times, montando uma seleção, dentre outros. Acho uma pena alguém querer falar sobre um tema que não faça ideia do que se passa na verdade. Pouca gente lembra que esse mesmo Alecrim foi até a final da Copa do Brasil do ano passado, sem nenhum apoio, somente sob nossos custos, sendo o clube revelação de 2012! Sabe quantos jogadores são diferentes do ano passado? Cinco jogadores. Não sei por que tanta coisa foi criada em cima disso tudo, só lamento os comentários maldosos criados. A ÚNICA coisa que nosso patrocinador nos ajuda atualmente é com VIAGENS! Temos passagens, acomodação e transporte, além do uniforme que recebemos no início do ano.

No início do ano, convidamos atletas que não disputariam nenhum campeonato nacional, a fim de promover um benefício mútuo, entre o clube e o atleta. Deixo claro que NUNCA, ABSOLUTAMENTE NUNCA, nenhum jogador, treinador ou manager do Alecrim Rugby recebeu pelo menos um centavo, seja como um salário, ajuda, mesada, apoio ou qualquer coisa diretamente a um dos já citados (isso pode ser perguntado diretamente a qualquer um dos jogadores “contratados”, como falam por aí). Acredito que quase nenhum treinador atual de nenhum clube do Brasil no Super 10 se submeta a situação semelhante. Desculpe o desabafo, mas isso precisava ser esclarecido!

 

8 – O clube lançou um projeto de categorias de base. Como está sendo pensado o futuro do Alecrim para que a chegada ao Super 10 não seja o feito de uma geração apenas?

Percebemos que muitos jogadores do time atual eram os mesmos que jogavam juntos desde 2005, quando iniciamos o rugby em Natal, na época como Potiguar Rugby Club. Sentimos a necessidade de repassar o conhecimento que aprendemos em alguns anos com o clube e também gostaríamos de ver uma nova geração mais preparada do que estamos levando nesses últimos anos.

 

9 – E sobre o rugby do Rio Grande do Norte? Como o Alecrim está ajudando o desenvolvimento dos times de seu estado? E quando o RN terá uma federação?

Os dois novos clubes do estado (Caicó Rugby e Santa Cruz Rugby) iniciaram com jogadores que atuavam em nosso clube, e foram disseminar o esporte onde estavam trabalhando ou morando. Periodicamente, participamos de campeonatos regionais ou estaduais que envolvam as outras equipes acima citadas. Já realizamos clínicas locais e sempre convidamos os atletas a treinar conosco no Alecrim. O RN já está em processo de criação da federação. Esperamos ainda neste ano sua formalização.