Tempo de leitura: 3 minutos

No próximo sábado, começa o Super 10, o auge do Rugby Brasileiro, disputado entre as dez maiores equipes do país, e o BH Rugby (Belo Horizonte Rugby Rugby) não poderia estar fora dessa! Conversamos com Álvaro. 

 

- Continua depois da publicidade -
PdR – O início de ano até aqui vem sendo tranquilo para o BH no estadual. A superioridade da equipe no Campeonato Mineiro pode ser um problema para a disputa do Super 10, já que outros clubes tiveram desafios maiores no primeiro semestre?
 

Primeiramente, deve-se destacar a evolução da qualidade das equipes mineiras no último ano. Além do tradicional Varginha, equipe muito veloz composta por ótimos talentos individuais, Taurus e Uberlândia, ambas agremiações do triângulo mineiro, evoluiram tanto tecnicamente quanto fisicamente, conquistando bons resultados contra times do Centro-Oeste que frequentemente participam da Copa do Brasil.

A suposta falta de grandes desafios no primeiro semestre é um problema tanto para o BH Rugby, quanto para as demais equipes fora do estado de São Paulo, porém são dificuldades que precisaremos transpor se quisermos alcançar resultados relevantes no cenário nacional.

 
 
PdR – Desde que subiu ao Super 10, o BH ainda não conseguiu emplacar uma grande campanha. O que podemos esperar do time para 2013? Como você avalia a evolução do time?

Do BH Rugby pode-se esperar sempre um jogo leal e aguerrido. Infelizmente nos últimos dois anos deixamos escapar valiosas oportunidades que poderiam ser garantido melhores qualificações e, diante do equilibrio que permeia a grande maioria dos times integrantes do SUPER 10, esperamos acertar nos detalhes para enfim realizar uma campanha condizente à tradição do nosso clube.

A equipe encontra-se em fase de transição, recepcionando a terceira geração de jogadores oriunda das categorias de base, e esperamos que este processo acrescente uma melhoria significativa na equipe adulta, tanto fisicamente quanto tecnicamente, fundamentada principalmente em valiosa parceria mantida perante a rede de academias Companhia Athletica.

 

PdR – Quais as novidades do BH para 2013? Quais os destaques do time? E quais os pontos fortes e fracos?

Para 2013, a novidade vem através de um novo sistema de jogo implantado pela comissão técnica, privilegiando a velocidade e a continuidade, que esperamos render bons frutos. Os pontos fortes da equipe são o seu conjunto e a determinação de seus jogadores em doarem-se ao máximo dentro de campo. Acredito que o possível ponto fraco perante as demais equipes seja a falta de experiência perante outras agremiações que já integram o Campeonato Brasileiro a mais tempo. Como destaque individual, vale ressaltar a presença neste ano do meio-scrum Alfonso Lasheras, espanhol que já reside em Belo Horizonte há três anos, ex-jogador da Seleção Espanhola Juvenil de rugby, atual integrante da comissão técnica e atleta do clube.

 

PdR – Quais dificuldades o BH espera encontrar neste ano? Quais as metas?

A meta do BH Rugby será sempre a vitória. Independente das diferenças técnicas e físicas perante nossos adversários, entraremos em campo para deixar o nosso melhor. Esperamos que, com o novo formato do SUPER 10, e o consequente aumento do número de partidas, possamos alcançar uma melhor colocação ao final do campeonato.

 

PdR – Como vem sendo o trabalho de divulgação do BH em sua cidade e com a mídia local? O clube espera ter maior visibilidade com o Super 10? E onde o BH mandará seus jogos neste ano?

O SUPER 10 é de suma importância para a exposição do BH Rugby perante a mídia local, visto que traz para Belo Horizonte o principal torneio da modalidade no país. Realizamos eventos pontuais de divulgação da nossa marca, sendo o mais relevante aquele comemorativo ao Dia de São Patrício, bem como buscamos sempre a cobertura dos eventos esportivos pelos principais meios de comunicação. Em razão da Copa das Confederações de futebol, grandes equipamentos esportivos que poderiam sediar os jogos do BH Rugby, tal como a Arena do Jacaré, vão encontrar-se indisponíveis durante boa parte do campeonato. Entretanto, ofereceremos às equipes visitantes toda a estrutura necessária à perfeita realização das partidas, além do habitual terceiro tempo mineiro, neste ano patrocinado pela Cervejaria Backer.

O BH Rugby é patrocinado por CEMIG, Companhia Athletica, Via Shopping, CEU e Cervejaria Backer, além de contar com o apoio do Ministério do Esporte, através da Lei de Incentivo ao Esporte.