Tempo de leitura: 2 minutos

ARTIGO ATUALIZADO – Passados os Jogos Pan-Americanos, Lima, no Peru, se prepara agora para os Jogos Parapan-Americanos, cuja cerimônia de abertura será nessa sexta, dia 23 de agosto. No mesmo dia, já terá início no ginásio Polideportivo de Villa El Salvador as disputas do Rugby em Cadeira de Rodas (modalidade mista), que contará com a participação brasileira.

O torneio pan-americano não terá participação do país sede, com 6 seleções se enfrentam no sistema de todos contra todos: Brasil, Argentina, Colômbia, Chile e as potências Estados Unidos e Canadá, amplos favoritos. Os sul-americanos deverão brigar entre si pelo bronze. O campeão garantirá vaga nos Jogos Paralímpicos Tóquio 2020. O vice e o terceiro colocados irão a um Pré Olímpico Mundial no próximo ano.

Os jogos da primeira fase serão entre os dias 23 e 25 de agosto, com o Brasil encarando a Colômbia no dia 23 (13h30 pelo horário de Brasília); Canadá (12h00), Estados Unidos (17h00) no dia 24; e Argentina (14h00) e Chile (19h00) no dia 25. As semifinais serão no dia 26 e as disputas de medalhas no dia 27 (terça).

- Continua depois da publicidade -

O SporTV transmitirá o Parapan, com o Rugby entrando na programação. O primeiro jogo contra a Colômbia já está confirmado para o SporTV 2 ao vivo.

A Seleção Brasileira irá às quadras comandado pela treinadora Ana Ramkrapes e conta com 12 atletas.


O Rugby em Cadeira de Rodas debutou nos Jogos Parapan-Americanos na edição passada, em 2015, em Toronto (Canadá), com o Canadá ficando com o ouro, os Estados Unidos com a prata e a Colômbia com o bronze (ao vencer o Brasil na decisão do bronze em jogo dramático).

 

Tabela com horários de Lima (2 horas a menos que o horário de Brasília)