Tempo de leitura: 5 minutos

Entre sexta e sábado, o rugby europeu de clubes viverá o início dos mata-matas das suas três grandes ligas: o Guinness PRO12 celta, a Aviva Premiership inglesa e o Top 14 francês. Além disso, o rugby de seleções europeu também terá decisão, com o sábado de repescagem por uma vaga na edição 2018 do Rugby Europe Championship (o “Six Nations B”) entre Bélgica e Portugal. Vamos passar a limpo o fim de semana?

 

Na Inglaterra

- Continua depois da publicidade -

A Aviva Premiership teve três clubes voando durante toda a temporada e eles estão em campo nesse sábado. Jogando fora de casa, o Saracens terá os holofotes sobre si após conquistar pelo segundo ano seguido a Copa Europeia. Atual campeão inglês, o Saracens irá em busca de um feito que ninguém jamais obteve na história: ser campeão tanto da Copa Europeia como da liga nacional em dois anos seguidos. Para tal, os londrinos terão missão difícil, que é vencer o organizado Exeter Chiefs, que estará descansado e mais que ciente das dificuldades.

 

No outro duelo, o Wasps, dono da melhor campanha até aqui, é franco favorito recebendo o Leicester Tigers, que fez uma temporada de altos e baixos e não é mais o velho bicho papão temido em toda a Inglaterra. O Wasps inclusive venceu até aqui seus dois duelos contra os Tigers e dominou os prêmios dos melhores da Premiership, apesar de ter desapontado na Champions Cup. Segundo maior campeão da era profissional, o Wasps não vence a Premiership desde 2008.

 

Na França

O Campeonato Francês é diferente das demais ligas europeias, pois conta com uma fase de repescagem para as semifinais, com confrontos entre o 3º e o 6º colocados e entre o 4º e o 5º colocados, ao passo que o 1º e o 2º colocados (La Rochelle e Clermont) já estão nas semifinais. Os milionários Montpellier e Toulon garantiram o direto ao mando de jogo das repescagens.

 

O Montpellier terá parada dura e buscará seguir no sonho do primeiro título do Top 14 recebendo o atual campeão Racing, que se recuperou de um início ruim e da polêmica da quase fusão com o Stade Français para alcançar o mata-mata e se manter na Champions Cup – essencial para as pretensões do clube, que tanto investe no elenco. Será um confronto de elencos portentosos e sem favoritos. No último duelo entre os dois, o Montpellier impôs em casa 54 x 03 sobre os parisienses.

 

Já o Toulon vive em baixa depois de ter enfileirado três títulos europeus. O time do presidente falastrão Mourad Boudjelal ainda tem um elenco galático e totais condições de ir atrás de conquistar seu primeiro título nacional desde 2014. Pela frente o Toulon terá justamente o vice campeão de 2014, o Castres, clube de orçamento menor que os demais concorrentes badalados, mas de grande organização e campeão francês de 2013. Nesta temporada, 1 vitória para cada lado no duelo.

 

Irlanda ou Gales?

No PRO12, as duas semifinais opõem irlandeses e galeses. Na sexta, o poderoso Leinster recebe o ascendente Scarlets, enquanto no sábado será a vez do Munster, renascido e de vento em popa, receber o Ospreys, irregular e vindo de alguns resultados ruins no fim da temporada regular. Jogar na Irlanda será um problemão para os galeses. Na última visita dos Ospreys ao Munster terminou em triunfo irlandês por 33 x 00, enquanto a última visita dos Scalerts ao Leinster acabou em 45 x 09 para o time de Dublin. Entre todas as semifinais europeias, o PRO12 aparece como as com menos chances de surpresas.

 

Bélgica ou Portugal?

E não é só jogo decisivo entre clubes que haverá neste fim de semana. O sábado terá decisão entre seleções também, com a Bélgica, última colocada do Rugby Europe Championship, recebendo o Portugal, campeão do Rugby Europe Trophy, inaugurando o novo modelo de repescagem de promoção e rebaixamento anual na Europa. A Bélgica não derrota Portugal desde 1994 e os Lobos chegam embalados ao confronto pelo título tranquilo do “Six Nations C” e pela boa nova geração vinda do M20. Porém, a Bélgica dificultou a vida de seus oponente no Championship e a vantagem do mando de jogo será importantíssima para os Diabos Negros. Jogo em aberto.

 

Sexta-feira, dia 19 de maio

Leinster

15h45 – Leinster x Scarlets, em Dublin – Guinness PRO12 Semifinal

 

Toulon copyversus copiarcastres

16h00 – Toulon x Castres, em Toulon – Top 14 – Repescagem para as Semfinais – TV5 Monde AO VIVO

 

Sábado, dia 20 de maio

Exeter logo    versus copiar    Saracens logo

10h30 – Exeter Chiefs x Saracens, em Exeter – Aviva PremiershipSemifinalESPN+ AO VIVO

 

versus copiar

11h00 – Bélgica x Portugal, em Bruxelas – Rugby Europe ChampionshipRepescagem de promoção/rebaixamento – RugbyEurope TV AO VIVO

 

Montpellier logo novo copyversus copiar

12h00 – Montpellier x Racing, em Montpellier – Top 14 – Repescagem para as Semfinais – TV5 Monde AO VIVO

 

    versus copiar    Leicester Tigers copy

13h15 – Wasps x Leicester Tigers, em Coventry – Aviva PremiershipSemifinalESPN+ AO VIVO

 

Munster copy

14h15 – Munster x Ospreys, em Limerick – Guinness PRO12 Semifinal

 

*Horários de Brasília