Tempo de leitura: 4 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – Faltam mais 3 rodadas para o fim da temporada regular da Premiership inglesa e nada menos que 3 semifinalistas já foram conhecidos: Wasps, Exeter Chiefs e Saracens. Mas a briga pela outra vaga, assim como pelo G6 (a zona de classificação à Champions Cup europeia) está embolada. Na briga contra o rebaixamento, o Bristol se complicou e pode ser condenado já na próxima rodada.

 

Saracens e Exeter Chiefs garantidos

- Continua depois da publicidade -

Nada menos que 71.324 torcedores encheram as arquibancadas do estádio de Wembley, no sábado, para o clássico de Londres entre Saracens e Harlequins. E a vitória dos Sarries foi contundente, 40 x 19, assegurando a classificação antecipada às semifinais para o atual campeão. Ashton, Brits, Rhodes e Goode fizeram os tries da vitória do terceiro colocado.

 

O Exeter Chiefs se garantiu matematicamente também ao vencer o desesperado Bristol por 38 x 34 emocionantes. O Bristol precisava da vitória para reduzir sua desvantagem para o Worcester, mas não resistiu ao vice líder. Woodburn fez o primeiro try para os Chiefs a 1′ de jogo, mas o Bristol não se abalou e virou o marcador com tries de Hurrell, Woodward e Henson. A reação do Exeter foi avassaladora com Parling, Whitten e Waldrom fazendo 3 tries entre os 40′ e os 52′. O Bristol reagiu com try de Eadie, colocando o lanterna na frente. Mas o balde de água fria para o Bristol veio aos 76′, com Waldrom fazendo o try da vitória dos Chiefs.

 

Leicester e Northampton lamentam

Bath e Leicester Tigers se encararam em confronto direto pelo quarto lugar, com o Bath mandando o jogo em Londres, em Twickenham, com direito a estádio cheio para o confronto dos dois maiores campeões ingleses, que correspoderam em campo ao interesse do público (61.868 torcedores, sem clubes londrinos em campo!). 27 x 21 para o Bath, de virada. Brendon O’Connor e Veainu fizeram os dois primeiros tries do jogo para os Tigers, com Jonathan Joseph respondendo ainda na primeira etapa. Burns e Ford trocaram penais no segundo tempo e WAnthony Watson cravou o try precioso do Bath aos 67′. O duelo se decidiu logo depois, quando JP Pietersen recebeu amarelo, deixou os Tigers com 14 em campo, a 10 minutos do fim. Watson não perdoou e fez o try da vitória do Bath.

 

O líder Wasps já havia carimbado sua classificação às semifinais na rodada passada, mas ainda luta para garantir o mando de jogo no mata-mata. E o líder conseguiu uma grande vitória em casa sobre o Northampton Saints, sexto colocado, que ainda segue na perseguição do G4. Um jogão de 32 x 30, com direito a try pintura de Chris Wade, virada no placar a favor dos Saints e try da vitória para os líderes apenas no lance final, com Mullen, aproveitando cartão amarelo contra os visitantes.

 

Newcastle vivo, Sale tranquilo

Ainda na briga por uma vaga na Champions Cup, o Newcastle Falcons superou os insucessos recentes e derrotou o Gloucester por 16 x 14 apertados, com try do argentino Socino no primeiro tempo e um penal try vitorioso no fim do jogo, reduzindo para 7 pontos a diferença dos Falcons para os Saints.

 

Na luta contra o rebaixamento, o Sale Sharks afastou de vez o perigo vencendo o Worcester Warriors por 36 x 26, em partida que os Warriors também comemoraram um precioso ponto bônus.

 

Yorkshire, Ealing e Doncaster também estão nas semifinais

Na segunda divisão inglesa, todos os semifinalistas já foram conhecidos. Yorkshire Carnegie, Ealing Trailfinders e Doncaster Knights se juntaram ao London Irish na próxima fase. Destaque para a vitória do Doncaster sobre o Jersey Reds em confronto direto, 24 x 20.

 

Com a desistência do London Welsh após ir à falência, nenhuma outra equipe do Championship será rebaixada. O promovido da terceira divisão já foi conhecido: é o Hartpury College, clube da Universidade de Hartpury, sensação nas divisões amadoras da Inglaterra e parceiro de desenvolvimento do Gloucester. O Hartpury ainda não confirmou se usará um elenco profissional ou se seguirá os passos do Richmond, que atua com um grupo semi profissional, usando amadores.

 

AvivaPremiershipLogo

Aviva Premiership – Campeonato Inglês

Wasps 32 x 30 Northampton Saints

Saracens 40 x 19 Harlequins

Exeter Chiefs 38 x 34 Bristol

Bath 27 x 21 Leicester Tigers

Newcastle Falcons 16 x 14 Gloucester

Sale Sharks 36 x 26 Worcester Warriors

 

ClubeCidadeJogosPontos
WaspsCoventry2284
Exeter ChiefsExeter2284
SaracensLondres2277
Leicester TigersLeicester2266
BathBath2259
HarlequinsLondres2252
Northampton SaintsNorthampton2252
Newcastle FalconsNewcastle2249
GloucesterGloucester2246
Sale SharksSalford (Manchester)2244
Worcester WarriorsWorcester2233
BristolBristol2220
- Vitória = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota = 0 pontos;
- Anotar 4 ou mais tries = 1 ponto extra;
- Perder por diferença de 7 pontos ou menos = 1 ponto extra;
- 1º a 4º lugares = classificação às Semifinais e à Champions Cup;
- 5º e 6º lugares = classificação à Champions Cup;
- 7º lugar = classificação à Repescagem para a Champions Cup;
- 12º lugar = rebaixamento

 

GKIPA Championship

GKIPA Championship – 2a Divisão do Campeonato Inglês

Doncaster Knights 24 x 20 Jersey Reds

Richmond 35 x 32 Cornish Pirates

London Irish 82 x 03 Rotherham Titans

Ealing 72 x 29 London Scottish

Bedford Blues 27 x 43 Yorkshire Carnegie

 

ClubeCidadeJogosPontos
London IrishReading2091
Yorkshire CarnegieLeeds2074
Ealing TrailfindersLondres2060
Doncaster KnightsDoncaster2058
Jersey RedsJersey2058
Cornish PiratesPenzance2055
Bedford BluesBedford2041
London ScottishLondres2040
NottinghamNottingham2039
RichmondLondres2026
Rotherham TitansRotherham2022
- Vitória = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota = 0 pontos;
- Anotar 4 ou mais tries = 1 ponto extra;
- Perder por diferença de 7 pontos ou menos = 1 ponto extra;
- 1º a 4º lugares = classificação às Semifinais;
- 12º lugar = rebaixamento

 

Foto: Saracens – Facebook