(Foto por Hannah Peters/Getty Images)

Tempo de leitura: 2 minutos

O avançados dos All Blacks Ardie Savea deverá utilizar óculos especiais para a prática de rugby no próximo confronto dos homens de preto pelo Mundial, contra o Canadá nessa quarta.

A decisão foi tomada após Savea notar uma piora da capacidade de visão em seu olho esquerdo e decidiu utilizar os óculos que estiveram disponíveis em caráter experimental por mais de um ano. Savea disse: “Há alguns anos, percebi que tinha uma visão ruim no olho esquerdo. Tudo está meio embaçado. Eu comuniquei Tony Page (o médico dos All Blacks) que minha visão estava piorando e ele me informou sobre os testes sendo realizados pela World Rugby e decidi experimentar. Em termos de visão, os óculos são ótimos, agora é só uma questão de se acostumar com eles “.

Em maio deste ano, o World Rugby aprovou o uso dos óculos em todos os níveis do rugby para permitir que pessoas com deficiência visual joguem o jogo. A aprovação veio após um extenso desenvolvimento e testes robustos dos óculos.

- Continua depois da publicidade -

O tipo de óculos que Savea usará foi aprovado pelo World Rugby e foi projetado para ser seguro tanto para o jogador que o usa quanto para quem entra em contato com o jogador. Savea segue os passos do jogador italiano Ian McKinley, que foi o primeiro jogador internacional a usar os óculos.

Page disse que Savea usava os óculos nos treinos desta semana e eles não haviam afetado sua capacidade de jogar o jogo ao mais alto nível, e agora ele estava pronto para usá-los no confronto contra o Canadá amanhã.
 
“Provavelmente foram as condições mais desafiadoras que você pode ter para testes. Umidade de até 90%, Mais de 20 graus de temperatura, um treino dos All Blacks e ele se saiu muito bem. É ótimo ver alguém como Ardie colocando-os e se orgulhando disso.”

Savea disse que quando percebeu que poderia perder a visão se seu outro olho estivesse danificado, então foi uma decisão fácil de tomar.

“Eu tenho minha filhinha e espero que futuros filhos e uma família maior, então eu quero poder ver. Estou apenas pensando na imagem maior e tentando proteger meus olhos. Se o fato de usar isso os inspira a ganhar um pouco e a experimentar o jogo de rugby, é positivo para o nosso esporte”.