Tempo de leitura: 2 minutos

O rugby argentino vem passando por intenso debate sobre as formações de scrum no país, pelo elevado número de incidentes de lesões graves registrados recentemente em seu rugby de clubes amador.

 

A solução encontrada para controlar os incidentes será agora colocada em prática a partir do fim deste mês com o início do Campeonato Argentina de Seleções Provinciais. O World Rugby autorizou a União Argentina de Rugby (UAR) a efetuar alterações nas regras do scrum, em formato teste. Com o intuito de promover a estabilidade e a velocidade de disponibilidade da bola, a redução do número de colapsos e de vezes que as formações são refeitas.

- Continua depois da publicidade -

 

Entre as principais novidade está o limite a 1,5 metros de deslocamento da formação, isto é, uma equipe poderá no máximo empurrar o scrum adversário por 1,5 metros, devendo retirar a bola assim que o deslocamento for atingido. A única exceção será feita, no rugby masculino adulto, para os scrums a 5 metros do in-goal, que poderão exceder tal deslocamento. O scrum-half também poderá alinhar seu ombro com a linha média do scrum, isto é, poderá se alinhar de forma a introduzir a bola mais próxima de seu time, e não mais exatamente no meio. A formação entre os primeiras linhas também sofrerá ajustes.

 

Os testes já sofreram críticas, uma vez que o rugby amador argentino terá regras para o scrum diferentes do Super Rugby e das competições internacionais, o que poderá impor dificuldades de adaptação aos atletas argentinos.

 

Clique aqui para acessar o quadro explicativo da UAR (em espanhol).

 

Foto: Mundo D

3 COMENTÁRIOS

  1. Não há dúvida que soluções para aspectos do scrum sejam necessárias. Por que o World Rugby não agiu
    mais cedo é lamentável. Particularmente não gosto da idéia de oficializar a bola ‘torta’ no scrum. O nosso
    rugby está ficando cada vez mais parecido com o rugby league onde o scrum é uma brincadeira. Os forwards,
    front row, pilares e hooker são parte importante no nosso rugby. A técnica de cada posição na primeira linha
    sempre foi aprimorada e queremos simplesmente jogar isto fora. Que pobreza!

  2. Eu acho muito positivo.
    As regras do jogo tem sempre de beneficiar os atletas.
    Quando era permitido eu joguei com 17 anos uma partida do rugby adulto de XV, como Hooker. Nessa época ainda havia aquela selvageira que jogador no chão é grama, entre outras que é até melhor nem mencionar.
    Num scrum instável lesionei que foi empurrado pra trás e colapsou eu lesionei meu pescoço e não pude mais jogar.
    Talvez hoje tudo seja . mais seguro.