sami

Tempo de leitura: 3 minutos

sami

Na cerimônia de premiação do Troféu Brasil Rugby, Sami Arap, presidente da CBRu, fez um balanço do ano de 2012 e comentou sobre o planejamento para 2013. O dirigente antecipou grandes novidades para este ano, incluindo a parceria com o Outback, a gira da seleção brasileira de XV para a Argentina, a vinda do México para o Brasil, a conquista da sede do Troféu Mundial Junior de 2015 e a participação de Magic Paula no novo conselho independente da CBRu.

 

- Continua depois da publicidade -

Balanço 2012

Como destaques de 2012, Sami Arap ressaltou a parceria com Crusaders/Canterbury, a colocação do Brasil como país estratégico para o IRB, o início do ciclo olímpico, a criação do Super Sevens feminino e as novas parcerias da CBRu. O novo trabalho iniciado com o NAR (Núcleo de Alto Rendimento do Grupo Pão de Açúcar), a preocupação com uma política anti-doping e o saneamento das contas da entidade foram também pontos abordados pelo dirigente.

 

Outback e as seleções

Para 2013, a CBRu anunciou seu primeiro novo patocinador: a rede de restaurantes Outback, que apoiará as seleções já durante o Sul-Americano de Sevens.

As seleções nacionais foram assunto importante na cerimônia. Sami Arap revelou que a CBRu já entrou em acordo com o IRB para que o Brasil seja a sede do Troféu Mundial Junior (o Mundial B M20) em 2015. A oficialização do torneio no país dependerá apenas de um bom desempenho brasileiro nas categorias de base nos próximos anos.

Quanto à seleção adulta masculina de XV, alguns dos desafios internacionais de 2013 já estão confirmados. No mês de março, o Brasil viajará à Argentina para enfrentar importantes clubes da região de Buenos Aires. Serão 3 jogos: La Plata, Los Tilos e, possivelmente, SIC. Na sequência, o Brasil receberá a seleção do México para amistosos. Em junho, ainda resta confirmar outro adversário para os Tupis, mas Sami já adiantou que será uma seleção de peso, “uma das maiores que já passou pela América do Sul”.

Durante a cerimônia, a prefeitura de Embu das Artes foi especialmente homenageada. A representação do município ainda anunciou gastos de 5 milhões de reais com reformas no atual estádio e seu contínuo apoio ao rugby.

 

Sevens em alta

Sobre as competições nacionais, o presidente da CBRu defendeu o atual modelo de disputa do Brasil Sevens, que substituiu o antigo circuito nacional, e enfatizou a necessidade de se criar mais competições juvenis de sevens. Aproveitando o modelo do Super Sevens, a CBRu buscará viabilizar novas etapas nacionais para as categorias M16 e M18, nos moldes da Copa Cultura Inglesa de Verão. O objetivo será aproveitar as etapas do Super Sevens para incluir as categorias de base nos mesmos torneios.

 

Desenvolver o Brasil

A parceria com os Crusaders foi exaltada como uma grande conquista de 2012, mas deverá ser aprimorada para este ano. Sami Arap ressaltou o plano da CBRu de levar os neozelandeses para viagens a todo o país, com o intuito de realizar clínicas e aproximar a comissão técnica das equipes de fora de São Paulo. Um dos objetivos das viagens será a identificação de talentos, com vistas para atletas entre 15 e 20 anos, que possam ser trabalhados para as seleções nacionais. A melhoria nas condições de treinamento do alto rendimento terá enfoque, com a entidade buscando viabilizar financeiramente a transformação das seleções de sevens em equipes permanentes. Por conta dos melhores resultados, prioridade será dada ao time feminino, de acordo com Sami Arap.

Em 2013, a CBRu ainda investirá na capacitação cada vez maior de técnicos – com o auxílio dos Crusaders – e árbitros pelo Brasil. Apontado em 2012, um programa de identificação de talentos de outros esportes também deverá ser levado a cabo, com a CBRu buscando atletas de outras modalidades que possam somar positivamente no rugby.

 

Governança e estatuto

Por fim, uma das preocupação mais enfatizadas pela CBRu foi a governança. Em seu novo estatuto, a CBRu instituiu um conselho independente, para contribuir e fiscalizar a gestão, dando transparência à entidade e tornando-a cada vez mais atraente aos investidores. Para participar do conselho independente, foi convidada a ex-atleta e dirigente do basquete Maria Paula Gonçalves da Silva, a Magic Paula.