Tempo de leitura: 2 minutos

O Portal de Governança da CBRu já disponibilizou a ata da reunião de abril do Conselho de Administração da entidade e um dos temas levantados foi a atualização da marca da Confederação.

Foi constatada a necessidade de se criar uma identidade visual e verbal única, em trabalho a ser conduzido ao longo de 5 meses junto de uma consultoria especializada em marcas – a Interbrand, ao valor de 100 mil reais. A nova marca será lançada juntamente com um novo uniforme das Seleções que está sendo confeccionado para ser utilizado entre outubro e novembro, no retorno dos Tupis aos gramados.

É planejado que o público seja consultado sobre o assunto em breve.

- Continua depois da publicidade -

 

História dos escudos do rugby brasileiro

Desde a década de 1960, o rugby brasileiro já teve muitas identidades visuais, com as entidades organizadoras do esporte no país – a União de Rugby do Brasil (URB), de 1963 a 1972, a Associação Brasileira de Rugby (ABR), de 1973 a 2009, e a Confederação Brasileira de Rugby (CBRu), de 2010 até hoje – já foram representadas por uma variedade surpreendente de escudos.

Acima, você confere todos os que pudemos compilar.

  • Na parte de cima da ilustração, o primeiro escudo foi usado antes mesmo da fundação da União de Rugby do Brasil. Antes do rugby brasileiro contar com sua primeira entidade, o rugby era organizado diretamente por um comitê de clubes e o país inclusive teve uma seleção e disputou o Campeonato Sul-Americano antes mesmo da criação da URB;
  • Os dois escudos seguintes foram os escudos da URB;
  • Depois, a ABR contou com mais 3 variações de escudos. Um deles, que chegou a ser usado pela CBRu em seu início, foi usado pela ABR em dois períodos distintos, tendo entre eles a época que o escudo da Vitória Régia (o primeiro escudo na fileira de baixo da ilustração) foi escolhido como a identidade do rugby brasileiro. A Vitória-Régia foi símbolo oficial do rugby brasileiro e apelido da Seleção, antes da adoção do Tupi;
  • Os últimos 2 escudos são os atuais da CBRu, um usado para a Confederação e outro usado nas camisas das Seleções;
  • Por falar em símbolo do rugby nacional, o periquito foi também algumas vezes na história, entre os anos 70 e os anos 90, usado para simbolizar a bola oval brasileira. Sabia?