Tempo de leitura: 2 minutos

ARTIGO COM FILME – Bem-vindo 2017! Bem-vindo ano dos Leões!

 

Celebramos a entrada no novo ano com grande expectativa, afinal, este é o ano do Lions Tour! Em julho e agosto, viveremos aqueles que já estão sendo chamados de “os duelos do século” entre os British and Irish Lions e os All Blacks, que irão se enfrentar na Nova Zelândia pela primeira vez desde 2005.

- Continua depois da publicidade -

 

Você sabe quem são os Lions?

O British and Irish Lions é a seleção formada por atletas de Inglaterra, Escócia, Gales e Irlanda para fazer giras e enfrentar as grandes potências do Hemisfério Sul. O time foi criado em 1888, mas somente em 1949 ele passou a ser organizado diretamente pelas quatro nações e a representar de fato o melhor rugby britânico do momento. A partir daí, os Lions realizaram 18 giras oficiais, todas Nova Zelândia, Austrália ou África do Sul, consideradas quase Mundiais, por reunirem os melhores do mundo. Desde 1989, após a criação da Copa do Mundo, essas giras passaram a ocorrer apenas de quatro em quatro anos, com cada uma das três potências do Hemisfério Sul recebendo o evento a cada 12 anos. Por isso os Lions são tão especiais.

 

As viagens dos Lions são famosas por não se restringirem a jogos contra seleções nacionais. A cada tour, os Lions enfrentam diversas equipes locais (normalmente combinados ou seleções regionais e atualmente os times do Super Rugby) e encerram suas campanhas com uma série de 3 partidas contra All Blacks, Wallabies ou Springboks (até 1983, no entanto, as séries podiam ser muito maiores, com mais partidas e durando meses).

 

Mas, os Lions nunca jogam no Reino Unido? Raramente. E eles não enfrentam outros países além dos três? Quando o tour ainda não era organizado pelas federações, os Lions chegaram a fazer três giras à Argentina, em 1910, 1927 e 1936 (quando inclusive enfrentaram o combinado do Brasil, em Niterói), e mais recentemente alguns jogos isolados foram feitos, como em 1989, contra a França, em Paris, para celebrar os 200 anos da Revolução Francesa, e em 2005, em Londres, contra a Argentina, como aquecimento para a gira à Nova Zelândia.

 

A última vez que os Lions estiveram na Nova Zelândia foi justamente em 2005 e os confrontos com os All Blacks são historicamente os mais difíceis para os Lions, que só venceram uma gira na Nova Zelândia uma única vez, no celebrado ano de 1971, quando um lendário time britânico venceu a série por 2 vitórias a 1. Em 2017, após uma campanha brilhante da Inglaterra em 2016 e da vitória histórica da Irlanda sobre os All Blacks, o time dos Lions é visto como potencialmente um dos melhores da história. E, com os All Blacks tendo quebrado o recorde mundial de vitórias consecutivas em jogos internacionais justamente no ano que acabou o tour de 2017 ganhou contorno de “o duelo do século”.

 

Celebrando a chegada desse evento, deixamos aqui um documentário que mostra a história de Lions x All Blacks. Deguste!

 

Foto: London Evening Standard