Tempo de leitura: 2 minutos

CBRu se adéqua à MP 620 e é uma das primeiras entidades esportivas a ter um atleta em seu Conselho de Administração

A Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) anunciou a entrada de Fernando Portugal, capitão da Seleção Brasileira de Sevens, para seu Conselho de Administração, que agora conta com 12 integrantes. A escolha deu-se através de processo eletivo livre nas seis federações estaduais ligadas à CBRu. “Desses candidatos, foi feita uma lista pequena de três jogadores e, sem dúvidas, o mais experimentado e que melhor representa os atletas é Fernando Portugal”, afirma o presidente da CBRu, Sami Arap Sobrinho. “Estamos cumprindo uma exigência legal, embora já tivéssemos planos de agregar o representante dos atletas, assim como já possuem os clubes, as federações e os árbitros”, complementa.

- Continua depois da publicidade -

A entrada de Fernando Portugal para o Conselho coloca a CBRu em dia com as demandas da MP 620, que exige entre outros pontos, a representação da categoria de atletas nos órgãos e conselhos técnicos que aprovam os regulamentos das competições, e nos colegiados de direção das Confederações. “Governança e transparência são prioridades para a CBRu. Nesse sentido, a entrada de um representante dos atletas não apenas reforça esse princípio, como os aproxima de forma significativa das decisões que orientam o rugby brasileiro. Por essas e outras razões, a entrada do Fernando Portugal vem em muito boa hora”, ressalta Eduardo Mufarej, Presidente do Conselho de Administração da CBRu.

O próprio atleta destacou o passo à frente que o rugby brasileiro deve dar com a escolha de um desportista para auxiliar nas futuras decisões do esporte no País. “Ter a participação de um atleta no Conselho da CBRu foi uma decisão muito feliz e um passo importantíssimo para o rugby brasileiro. Os próprios comitês olímpicos trabalham desta forma e ouvem os atletas. Todos devemos estar ‘falando a mesma língua’, aqueles que trabalham na administração, os que trabalham com o marketing, com o desenvolvimento, os departamentos técnicos, médicos e, claro, os atletas, que são o produto final de toda esta operação”, destaca Fernando Portugal. “É importante que saibam como nós atletas pensamos, o que necessitamos e o que almejamos. Desta forma poderemos contribuir de forma mais direta e efetiva nas decisões que este Conselho tomará sobre os caminhos que o rugby deverá seguir”, finaliza.

 

Nota do Portal do Rugby

A CBRu ainda não cumpre o Estatuto do Torcedor, que obriga organizadores de eventos esportivos a divulgar público e renda em seus eventos

 

Foto: CBRu/Divulgação