Tempo de leitura: 1 minuto

O encontro de arbitragem para categoria infantil foi realizado no Escritório do São José Rugby, no domingo (9). Contou com 10 participantes, dos times Jacareí e São José.

O encontro abordou diversos temas como: características sócioafetiva e motora das faixas etárias M7, M9, M11, M13, formas de comunicação (fala/linguagem, postura, sinais primários e secundários, papel do árbitro) tudo voltado ao universo do Rugby Infantil. A facilitadora do encontro foi Karina Lira, que além de ser professora de Educação Física, possui cursos de Rugby Infantil, Arbitragem Nivel I entre outros, e atualmente trabalha como coordenadora técnica na HURRA! – que dissemina Rugby em São Paulo e também coordena a categoria na Federação Paulista.

“A promoção desses encontros é de extrema importância para o desenvolvimento das categorias infantis, uma vez que o universo do Rugby Infantil anda em paralelo com as demais categorias, mas que necessita de um olhar mais pedagógico e específico, tal qual uma adaptação de comportamento para lidar com os pequenos”, finaliza Karina.

- Continua depois da publicidade -

Para Cauã Ricardo que é árbitro, “O curso no último domingo foi fundamental para ter uma noção maior do entendimento e vínculo entre arbitragem, treinadores e organização, visto que esse trio tem uma única meta em comum, a felicidade das crianças em um dia de rugby. O encontro trabalhou pontos chaves como comunicação infantil, aspecto fundamental para desenvolver uma melhor abordagem com as crianças e meios de como se portar com possíveis situações que possam atrapalhar o andamento do festival”.