Tempo de leitura: 1 minuto

Israel Folau, na Austrália, e Danny Solomona, na Inglaterra, viraram manchete na última semana, mas por motivo externo à qualidade deles com a bola em mãos.

Um dos principais jogadores do rugby australiano, Israel Folau entrou em polêmica nas redes sociais. Homem religioso, Israel Folau, que já havia expressado sua opinião contrária ao casamento gay na Austrália, foi questionado em seu Instagram quanto à sua opinião sobre homossexualismo, respondendo que considera que os o plano de Deus para os gays seria “o inferno”.

A Rugby Australia (federação australiana) foi rápida em se pronunciar que a opinião de Folau não é a da federação (a qual tem hoje uma política declarada anti-homofobia). O caso levou a um quente discussão na Austrália, com, de um lado Folau sendo criticado por homofobia, e por outro tendo sua liberdade religiosa e de expressão defendida. A CEO da Rugby Australia, Raelene Castle, chamou Folau para uma conversa franca e não puniu o atleta, mas pediu ao atleta moderação em seus comentários públicos.

- Continua depois da publicidade -

Já Danny Solomona, atleta neozelandês que atua no Sale Sharks, da Inglaterra, recebeu suspensão de 4 semanas após ser acusado de comentários homofóbicos contra Jamie Shillcock, do Worcester Warriors em partida pela Premiership inglesa. O caso causou polêmica pois a defesa alegou não haver provar sobre quais palavras Solomona teria usado. Entretanto, o Sale optou por encerrar o caso para não causar maiores transtornos sobre o tema.

2 COMENTÁRIOS