Tempo de leitura: 5 minutos

Parceria é colaboração e reconhecimento. Desde o início de 2016, a Central 3 (www.central3.com.br), produtora de podcasts parceira do Portal do Rugby, vem dando um apoio inestimável ao rugby brasileiro, abrindo suas portas para a realização do Mesa Oval, programa semanal de entrevistas e debate sobre rugby que já virou uma tradição às terças-feiras (“terça-feira, 15h15, a hora do rugby!”), tendo chegado à sua 40ª edição neste semana.

 

O trabalho de Xico Malta, Leandro Iamin, Matias Pinto, Paulo Júnior e toda a equipe da Central 3 para que o Mesa Oval tenha a melhor produção possível é incansável, oferecendo ao Portal do Rugby todo o necessário para que o Mesa Oval chegue ao fã de rugby com a qualidade que você já conhece.

- Continua depois da publicidade -

 

Nesta semana, a Central 3 lançou seu programa de financiamento coletivo, para que possa seguir com seu trabalho, sempre em evolução, com dezenas de parceiros que trazem ao ouvinte conteúdo de qualidade e, mais importante, gratuito.

 

Se você aprecia o trabalho da Central 3, faça parte do Clube Central 3. Acesse e apoie em: https://apoia.se/central3

 

Faça parte do Clube Central 3!

A Central 3 é uma produtora de podcasts, mas faz muito mais que isso. Nesses quatro anos de vida (2013-2016), a casa tem reunido uma série de iniciativas de produção de conteúdo, formando uma programação que une jornalismo e entretenimento. Com estúdio baseado em São Paulo, nasceu como webrádio e desde sempre se identificou como espaço para criação e encontro de projetos de comunicação que coexistem e consolidam, hoje, uma grade bastante diversificada e plural. Além dos podcasts, encontramos saídas para projetos como a Sarriá, reunião de grandes reportagens em texto produzidas pela casa, e a série em vídeo do Som das Torcidas, extensão do podcast de mesmo nome.

 

Com conteúdo totalmente gratuito – sempre foi assim e assim seguiremos -, a Central 3 fecha o ano de 2016 com 25 programas ocupando o estúdio Sócrates Brasileiro entre ideias da casa e dos diversos parceiros que chegaram, ficaram e transitam pela C3. A intenção desta campanha é exatamente manter as portas abertas (literal e simbolicamente) e garantir estrutura profissional para que esse conjunto de amigos, coletivos, blogs, sites e revistas continuem tocando seus podcasts e disponibilizando os respectivos conteúdos ao público de forma gratuita.

 

Além disso, diante de uma posição de veículo independente e no concorrido cenário da promoção de conteúdo, a remuneração coletiva, por parte dos ouvintes e apoiadores, se torna a opção mais desejável frente aos outros modelos. Quem acompanha a rotina da Central 3 é capaz de presumir o tamanho da aposta que fazemos pela independência, e estaríamos mortos se nosso trabalho fosse baseado apenas nas estruturas tradicionais de remuneração comercial, dependente de patrocínios ou de conteúdos pagos.

 

Então eu apoio a Central 3, não um podcast? Exatamente.

A gente acredita que é hora de fortalecer o centro de toda a engrenagem com o Clube Central 3. A Central 3 funcionando bem – com a equipe da casa que dá retaguarda aos programas, o trabalho da mesa de som, os investimentos técnicos (novo site, servidor próprio, equipamentos), o acompanhamento das tecnologias (feeds e aplicativo, por exemplo) e investimentos pontuais (estrutura, pesquisa, reportagem) – conseguirá garantir a sequência deste trabalho que permite que diversos programas cheguem até os ouvintes que, muitas vezes, nos perguntam como conseguimos fechar a conta.

 

Entre os parceiros que serão beneficiados estão o Xadrez Verbal, site de política, história e atualidades que produz o podcast de mesmo nome e também o Fronteiras Invisíveis do Futebol, de rara apuração geopolítica aplicada ao esporte; o Judão, portal de cultura pop que acompanha o mundo do cinema, quadrinhos, TV, jogos, literatura, etc.; a Trivela, site referência na cobertura do futebol nacional e internacional; o Portal do Rugby, que produz o Mesa Oval; o site MMA Brasil, com o seu semanal It’s Time e o melhor do mundo das lutas; a Nova Escola, com seus programas que pautam o importante debate da educação brasileira; as Dibradoras, produtoras de conteúdo sobre futebol e esporte femininos; o Sem Firulas, página de futebol no Facebook também com seu programa homônimo; e a parceria entre Agência Mural e Outra Cidade, pai e mãe do Próxima Parada, programa sobre as periferias de São Paulo.

 

Além desses e de futuros parceiros a serem inseridos na programação, a Central 3 quer manter e ampliar sua agenda de produções da casa: o Thunder Rádio Show, comandado por Luiz Thunderbird e com grandes entrevistas e música ao vivo no estúdio; o Conexão Sudaca, com a cultura e o futebol latino-americanos pautados por Matias Pinto, Gabriel Brito, Leonardo Lepri e Felipe Bigliazzi; o Travessia, com ótimas histórias da música brasileira e tocado por Fernando Vives e Caio Quero; o Baião de Dois, necessário espaço para o futebol nordestino, levado por Gil Luiz Mendes e Maurício Targino; a Central Autônoma, acompanhando os movimentos sociais com Gabriel Brito; o Central Cine Brasil, com o melhor do cinema nacional levado por Lucas Borges e Paulo Junior; o Ex Libris, especializado no debate sobre literatura; o Prato Feito, bate-papo descontraído levado por Conrado Giulietti; o Lado B do Rio, com sua discussão sobre a vida carioca direto, claro, da capital fluminense; o nosso conteúdo amparado na cultura futebolística – o icônico Som das Torcidas, o nostálgico Meu Time de Botão e o literato Folha Seca, produções do nosso time-base formado por Xico Malta, Leandro Iamin, Paulo Junior e Matias Pinto.

 

Em suma, estamos nesta jornada de arrecadação por todos esses podcasts, por alguns projetos querendo sair da gaveta – reportagens em texto, documentários e programas em vídeo, debates e encontros presenciais – e para estarmos firmes para receber novos programas. Se ao olharmos pra trás enxergamos quatro anos de estrada, queremos olhar para frente e ver muito mais. Seguimos juntos. Venha para o Clube Central 3.

 

Xico Malta, Leandro Iamin, Matias Pinto e Paulo Junior.
http://www.central3.com.br/