Tempo de leitura: 3 minutos

O fim de semana foi movimentado para a Hurra!, Associação sem fins lucrativos que busca a difusão da cidadania através da prática do Rugby jogado na forma do Tag Rugby e atua em parceria com a rede pública de ensino de São Paulo. Isso porque foram realizadas nada menos do que duas etapas da Copa Hurra, evento que coloca frente a frente as mais de 40 unidades em que o projeto está presente.

 

 

- Continua depois da publicidade -

O sábado ensolarado reuniu quase 315 crianças do polo Sul do projeto no CEU Meninos. No domingo, foi a vez da Arena Paulista, a casa do Rugby na cidade de São Paulo, receber mais de 170 crianças. Depois do “briefing” da organização com os professores do projeto, começaram as disputas com jogos na categoria M11 e M13, com muito equilíbrio entre os CEUs. A cada edição, se vê que o nível das partidas melhora, assim como o entendimento do jogo, que preza pela integração entre meninos e meninas (os pontos delas valem mais, e muitas vezes são decisivos nos resultados) e pudemos ver lances individuais muito bonitos, assim como trabalho coletivo, que é a essência do Rugby.

 

 

Veja as fotos do Festival na Zona Sul, por Daniel Venturole

 

Veja as fotos do Festival na Zona Leste

 

 

Desde seu início, a Hurra! se preocupa com a disseminação de conhecimento, através da formação técnica de professores e alunos, que puderam colocar em prática seu aprendizado comandando alguns jogos da etapa. Um exemplo é Gabriel, aluno recém-saído do CEU Parelheiros, hoje atuando pelo SPAC, clube mais tradicional do país. Mesmo formado, ele fala da importância em retribuir para a comunidade: “Hoje estou no SPAC, mas comecei aqui, e por isso venho ajudar de alguma forma, ajudando na organização, apitando jogos…aqui, aprendi valores que vou levar para toda minha vida. Essa experiência me ajudou nos estudos, na convivência e me guiou para um bom caminho.”

 

 

Hurra - Gabriel arbitro

 

 

O dia seguiu com as disputas nas categorias a partir de 7 anos, onde as crianças tem seu primeiro contato com a bola oval, as regras são mais flexíveis e a diversão é garantida, e passou para o M15, onde garotos e garotas já mais experientes se preocupam com a execução dos fundamentos e mostram inteligência para superar os adversários, sempre prezando pelo espírito do Rugby.

 

 

Hurra - Espirito do Rugby

 

 

Hurra - equipe

 

 

No fim do dia, ainda houve a premiação para as escolas vencedoras em todas as categorias e as que foram mais assíduas nos eventos da Hurra! um incentivo a mais para todos participarem sempre.

 

 

Hurra - premiacao

 

 

A Associação HURRA! foi criada por um grupo de pessoas, do esporte e da educação, que se uniram com objetivo de disseminar o Rugby como esporte de formação de valores para a transformação da sociedade. A entidade, que tem mais de 5 anos de existência, iniciou em 2010 um projeto de acesso à modalidade em escolas da rede de ensino municipal.

 

 

O projeto “Rugby Cidadão” em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e recursos da Lei de Incentivo ao Esporte e Lei Paulista de Incentivo ao Esporte, em 2014 ofereceu a prática da modalidade esportiva Rugby para mais de 4.000 crianças e adolescentes de ambos os sexos em 23 CEUs e 40 EMEFs da cidade de São Paulo, com faixa etária entre 10 e 17 anos. O projeto cumpre sua função social ao utilizar o esporte como instrumento de educação e intervenção social. Para tal, além das aulas, são realizadas atividades esportivas e culturais que atendem todas as crianças e jovens dos projetos.

 

 

Apoiadores


Por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, a HURRA! é apoiada por:

Grupo CCR, Grupo Edenred – TICKET, Capitale Energia, Polimix Concreto, Banco ABC Brasil, Fundação Educar DPaschoal e TAM Linhas Aéreas.

Por meio da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte, a HURRA! tem apoio:

Nike, Coopersucar e NS inaladores.