Tempo de leitura: 4 minutos

Nesse sábado o Projeto Rugby Cidadão da Associação HURRA! realizou a sua grande festa de encerramento de Semestre, com a 9ª edição do Festival Esportivo e de Convívio, realizado na unidade do CEU Jambeiro, zona leste de São Paulo.

 

Os Festivais são encontros esportivos e sócio-educativos para todos os alunos do projeto, e tem objetivo de estimular a socialização, a troca de experiências, bem como incentivar o interesse em aprender através do esporte.Para isso o evento é organizado com base em um tema que orienta 3 eixos (Esporte, Comunidade, Cidadania). Várias atividades são oferecidas simultaneamente, permitindo a experimentação, descoberta e aprendizagem por todos os grupos de crianças e adolescentes. Os temas são trabalhados nas aulas que precedem o evento, e o Festival torna-se o local de celebração e vivência do aprendizado.

- Continua depois da publicidade -

 

 

Veja as fotos do evento, por Daniel Venturole

 

 

Nesta nona edição do Festival, celebramos os 25 anos do ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, e a programação pode criar um espaço de diálogo tanto com o que é ensinado na escola como também aquilo que é experimentado na prática esportiva.

 

Copa_Hurra_1a2015_20150627_Tuta_DanielVenturole648x461

 

Logo pela manhã, mais de trezentas e trinta crianças foram recebidas pelos educadores da Hurra! e começaram as atividades participando de duas palestras. A primeira, ministrada pelo professor Arciovaldo Marques de Mello, o “Tuta”, 28 anos de experiência na rede pública, tratou de direitos e deveres dos alunos no ambiente escolar, o que animou os alunos do projeto à participar, tornando a dinâmica muito acalorada.

 

Copa_Hurra_1a2015_20150627_Julia_DanielVenturole677x692

 

Em seguida foi a vez de Júlia Sardá, capitã da seleção brasileira de Rugby, falar sobre o sonho de ser atleta, as dificuldades enfrentadas desde o início de sua trajetória no esporte e as conquistas de uma modalidade pouco conhecida. A atleta conquistou a posição de capitã por 11 anos, e pode mostrar à platéia suas qualidades e por que é um exemplo a ser seguido, ao narrar o poder transformador que o Rugby teve em sua vida e na vida de muitas pessoas. Enquanto respondia a muitas perguntas de uma platéia lotada de atletas mirins, a jogadora pode demonstrar a importância dos direitos e deveres também no esporte.

 

 

Muito requisitada, distribuindo autógrafos e tirando fotos com os presentes, a atleta comentou “Conheci a fundo o projeto da Hurra nesse fim de semana, e foi incrível. Vi muitos professores empenhados em disseminar conhecimento e crianças com grande habilidade. No meu tempo, nada disso era possível, e acredito que podemos ver parte de nossas conquistas aqui hoje.” comentou a jogadora que participou de todo evento.

 

Copa_Hurra_1a2015_20150627_Touch2_DanielVenturole692x461

 

O melhor ficou para o final. Os alunos do projeto participaram de atividades lúdicas como o tabuleiro gigante e o passa e repassa, que visavam fortalecer seus conhecimentos gerais sobre valores e o esporte, além da clínica de arbitragem que fez enorme sucesso por ser ministrada por um integrante do projeto que atua como árbitro em jogos da FPR. Tudo isso intercalado com muito Rugby no campo e nas quadras do complexo, invadidos por crianças de todas as idades.

 

 

 

Sobre a Associação Hurra!

 

 

Curta a fan page da Hurra! no Facebook

 

 

A Associação HURRA! foi criada por um grupo de pessoas, do esporte e da educação, que se uniram com objetivo de disseminar o Rugby como esporte de formação de valores para a transformação da sociedade. A entidade, que tem mais de 3 anos de existência, iniciou em 2010 um projeto de acesso à modalidade em escolas da rede de ensino municipal.

 

O projeto “Rugby Cidadão” em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e recursos da Lei de Incentivo ao Esporte e Lei Paulista de Incentivo ao Esporte, oferece a prática da modalidade esportiva Rugby para mais de 4.000 crianças e adolescentes de ambos os sexos em 23 CEUs e 40 EMEFs da cidade de São Paulo, com faixa etária entre 10 e 17 anos. O projeto cumpre sua função social ao utilizar o esporte como instrumento de educação e intervenção social. Para tal, além das aulas, são realizadas atividades esportivas e culturais que atendem todas as crianças e jovens dos projetos.

 

 

Apoiadores


Por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, a HURRA! é apoiada por:

Grupo CCR, Grupo Edenred – TICKET, Capitale Energia, Polimix Concreto, Banco

ABC Brasil, Fundação Educar DPaschoal e TAM Linhas Aéreas.

Por meio da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte, a HURRA! tem apoio:

Nike, Coopersucar e NS inaladores.