Tempo de leitura: 2 minutos

A Confederação Brasileira de Rugby lançou no Rio de Janeiro nessa quarta-feira, o projeto Impact beyond, que tem como objetivo principal colocar o rugby em até 1.000 escolas da rede pública e privada da capital fluminense e das cidades do seu entorno. A iniciativa tem apoio da World Rugby (federação internacional), por meio da sua campanha Get into Rugby.

O evento de lançamento, com uma clínica para cerca de 500 crianças no instituto “Bola pra frente”, em Deodoro, contou com a participação de representantes da World Rugby, como Brett Gosper (CEO) e Bernard Lapasset (chairman), e da da CBRu, como Sami Arap Sobrinho (presidente) e Agustin Danza (CEO), além do tetracampeão mundial de futebol, Jorginho, presidente do Bola pra frente.

“São dois pontos principais que temos com esse projeto, pensando principalmente na rede pública. O primeiro são os valores que o rugby traz consigo, como o respeito, solidariedade e disciplina, que serão muito importantes na formação dessas crianças. O outro é a massificação. Se você pensar que são 1.000 escolas só aqui no Rio de Janeiro, são 50 mil praticantes ou atletas potenciais. Se você tirar 1% disso para clubes, eu já estarei muito satisfeito”, afirma o Sami Arap Sobrinho, presidente da CBRu.

- Continua depois da publicidade -

Para atingir a meta ousada, a CBRu fará até 2016 diversas clínicas, capacitações e festivais infantis em diferentes regiões da cidade. Tudo para atrair o interesse dos pequenos atletas e também dos gestores das escolas. Para a World Rugby, fincar as raízes do projeto é fundamental nesse momento.

“A base do projeto é muito importante. O rugby está crescendo muito no Brasil, mas queremos preparar a modalidade para o que virá após os grandes eventos, como os Jogos Olímpicos. Precisamos ter professores o bastante que entendem e ensinem o rugby, que saibam falar sobre os treinamentos e as regras, por exemplo”, ressalta Brett Gosper, CEO da World Rugby.

Durante a clínica de rugby dessa quarta-feira, as crianças da região de Deodoro, onde em 2016 serão disputadas as partidas de rugby dos Jogos Olímpicos, tiveram a oportunidade de conversar também com o ex-jogador de futebol Jorginho. No seu discurso, muito marcante, o tetracampeão de futebol comentou que através do esporte todos poderão encontrar os valores para crescerem de forma digna e tornarem-se bons chefes de família, longe do tráfico.

O próximo passo do projeto Impact beyond será um festival infantil, no dia 2 de julho, dentro do evento “De lá pra cá”, na Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ. Participarão crianças de 9 a 12 anos da Rede Municipal de Duque de Caxias.