Tempo de leitura: 4 minutos

Conforme divulgado no começo do mês, a CBRu comunicou a exclusão do NaFor (clube formado a partir da parceria entre Natal-RN e Asa Branca-CE) por não atender a todos os requisitos para a participação. Na última semana, o clube respondeu através de comunicado divulgado em sua página no Facebook.
 
Procurada pelo Portal do Rugby, a CBRu respondeu, apontando exatamente os critérios não cumpridos pelo clube nordestino.
 
Leia abaixo na íntegra, o comunicado do NaFor e a resposta da CBRu emitida por Bernardo Duarte, gerente de torneios da entidade.
 
 
Fomos excluídos da Taça Tupi pela nossa própria Confederação
 
A CBRu EXCLUIU, de forma totalmente arbitrária, o Na.For da Taça Tupi 2016. Explicamos: TODOS OS PRÉ-REQUISITOS OBRIGATÓRIOS FORAM CUMPRIDOS PELO CLUBE. Vejamos, conforme é solicitado no regulamento:
 
1 – Estar com todos os débitos quitados perante à CBRu, à sua Federação Estadual e à Receita Federal. – OK! Não temos receitas, mas também não temos dívidas.
 
2 – Estar cadastrado no CNRU – OK! Na.For é o atual nome fantasia do Asa Branca Rugby (http://www.empresascnpj.com/…/asa-branca…/21876185000172)
 
3 – Ter todos os seus jogadores com Registro Geral (RG) ou Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) cadastrados no CNRu. – OK! Todos os jogadores estão cadastrados na plataforma.
 
4 – Uniformes – OK! Apresentamos dois jogos de uniforme, com as fotos enviadas EM TEMPO HÁBIL para a CBRu, conforme consta no regulamento.
 
5 – Campo: “A CBRu deverá homologar entre um (1) e três (3) campos para cada clube. Por nenhuma razão poderá ser jogado um jogo em campo que não tenha sido homologado”. – OK! Já solicitamos à CBRu a tal homologação (que não tem descrita em nenhum lugar como deve ser feita, a quem solicitar etc.). No entanto, não recebemos qualquer retorno da nossa confederação. Lembrando que já realizamos jogos no Estádio Presidente Vargas e Domingão, os quais já foram palcos da Série A e B do Campeonato Brasileiro de Futebol.
 
6 – Pagamento da inscrição – OK! Depositamos a quantia referente na conta da CBRu no prazo estipulado.
 
Desde o início de junho estamos tentando dialogar com a CBRu sobre datas dos jogos, organização etc. No entanto, não recebemos qualquer resposta decente, apenas um e-mail informando sobre a nossa exclusão da competição. Temos todos os e-mails documentados, ofícios enviados, etc.
 
Pasmem: uma das propostas que recebemos da CBRu – em um dos pouquíssimos contatos que tivemos – foi que nosso mando de campo deveria ser em São Paulo, tendo que o trajeto Fortaleza-São Paulo-Fortaleza ser custeado por nosso clube. Isso tudo porque no regulamento da Taça Tupi 2016 (página 12) tem o seguinte trecho:
 
“As viagens para fora dos estados dos clubes serão custeadas pela CBRu a partir da fase de grupos. A maioria das viagens serão feitas de Ônibus, incluído a final. Quando for necessário, devido a extrema distância o deslocamento será efetuado de Avião. A contratação dos ônibus dará direito apenas ao Traslado Local de Origem – Local de Destino, não ficando o mesmo, disponível para traslado interno. (ex: Hotel – Campo – Hotel)”
 
Ou seja, como eles não queriam gastar mais, pois todos os outros clubes presentes na competição estão no eixo Sul/Sudeste, resolveram simplesmente nos EXCLUIR! Detalhe importante, a CBRu está ciente da nossa participação na competição desde o ano de 2015. A entidade alega falta de recursos, o que é difícil de acreditar quando esta paga altos salários para seus integrantes (apenas para os cartolas, ok?), arrecada milhões através da Lei de Incetivo ao Esporte e tem como um dos planos colocar um time no Super Rugby…
 
Informação relevante: no dia 07/07/2016 havia uma reunião (marcada há mais de um mês) entre a CBRu e os dirigentes das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Tal reunião foi cancelada pela CBRu com menos de uma semana de antecedência, gerando prejuízos para todos os representantes, que já haviam comprado as passagens.
 
Infelizmente, para termos o nosso direito garantido, teremos de lutar em locais bem diferentes de um campo de rugby.
 
 
Resposta de Bernardo Duarte, Gerente de Torneios da CBRu
 
O clube realmente não cumpre com todos os requisitos. Em anexo um print da tela do CNRu do Asa Branca onde sequer é informado o CNPJ do clube.
 
CNRu - cadastro Asa Branca
 
Sendo assim o clube não cumpre com o Capitulo II – 2.1 – segundo ponto:
 
O clube deverá subir no Cadastro Nacional da CBRU – CNRU (http://www.brasilrugby.com.br/cnru) até o dia 30 de Junho a seguinte documentação:
Ata da última Assembleia Geral;
Estatuto Social atualizado;
Certidões negativas de débito;
Comprovante de CNPJ;

 
Também não recebemos o termo de adesão até ao dia 30 de junho conforme Capitulo I do regulamento – O Anexo I deverá ser assinado e enviado à CBRu impreterivelmente até o dia 30 de Junho de 2016, sob pena de não participação no Torneio.
 
Anteriormente tivemos problemas com clubes com nomes fantasia que não informaram seus CNPJ e demais documentos de forma correta pelo que não podemos arriscar de novo.

13 COMENTÁRIOS

  1. O esporte no Brasil tem que parar de pensar como futebol, onde 40 clubes de um universo de 800 tem calendário sólido. O cbru deveria incentivar a formação de ligas regionais ou realizar campeonatos regionais pra que um campeão nacional. O brasil é muito grande, muito centralizado (as vezes parece se resumir a uma cidade), então o esporte perde muito em inssistir em não se expandir.