Tempo de leitura: 3 minutos

O São José Rugby Clube foi homenageado na última terça-feira (13/12) na Assembleia Legislativa de São Paulo pelo excelente desempenho social e desportivo em 2011. A homenagem foi uma iniciativa do deputado estadual Hélio Nishimoto (PSDB), que presidiu a solenidade e destacou que a equipe de rugby é motivo de orgulho para a cidade de São José dos Campos (SP) e para todo o Brasil. A sessão solene também homenageou as atletas do São José Futebol Clube Feminino, campeãs da Copa Libertadores da América de Futebol Feminino.

- Continua depois da publicidade -

Participaram das homenagens o deputado Pedro Bigardi (PCdoB), presidente da Comissão de Assuntos Desportivos da Assembleia Legislativa; Wilson Renato, diretor da Federação Paulista de Futebol; Sergio Francisco Theodoro, secretário de Esportes de São José dos Campos; Ange Guimera, presidente de honra do São José Rugby e Clube Celso Monteiro, vice-presidente do São José Futebol Clube. Os técnicos da equipe masculina de rugby, Ignácio Ferreyra (Nacho), e da equipe feminina de futebol, Marcos Oliveira, também participaram das homenagens.

O São José Rugby Clube sagrou-se campeão brasileiro de rugby pela sétima vez, no dia 19/11. A equipe derrotou, na final, o Bandeirantes, de São Paulo, em jogo realizado na cidade de Embu das Artes. O Rugby de São José dos Campos é também oito vezes campeã paulista. Já a Libertadores da América de Futebol Feminino aconteceu pela primeira vez este ano. Foi realizada 13 e 27 de novembro, envolvendo 12 clubes, em São José dos Campos. O São José venceu o Colo Colo por 1 a 0, na final.

O deputado Hélio Nishimoto lembrou que vários componentes das duas equipes homenageadas compõem as seleções nacionais das duas modalidades, o que revela a força do esporte em São José dos Campos. Ange Guimera, presidente de honra do São José Rugby destacou que o excelente desempenho da equipe na última década emprestou à cidade o apelido de Capital Nacional do Rugby.

“Não é à toa que isso acontece, pois o São José Rugby é uma das agremiações que mais investe nas equipes de base da modalidade, formando as novas gerações do esporte”, disse Guimera. “Dois exemplos desse trabalho estão aqui presentes, o técnico da Seleção Brasileira, Maurício Coelho, o Mau Mau, e a Edna Santini, atleta da Seleção Brasileira de Rugby”.

Inclusão Social – Por meio da parceria com a CCR NovaDutra, o São José Rugby mantém o Projeto Rugby Social, que visa promover a inclusão social por meio do esporte. O patrocínio se dá por meio de lei de incentivo, com apoio do CMDCA (Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente).

Integram o projeto 150 garotos e garotas de bairros de periferia da cidade de São José dos Campos (SP). Duas vezes por semana, transporte especial do Projeto pega os alunos em seus bairros de origem e os leva para os centros de treinamento. Nesses locais, os atletas têm uma hora de aula de ginástica em academia e duas horas de aulas teóricas, fundamentos e prática do rugby. Ao final de cada aula, todos recebem refeição completa e são levados de volta para suas casas.