Tempo de leitura: 2 minutos

Com o objetivo de disseminar o rugby e seus valores, desenvolver talentos, incentivar sua prática recreativa e formar os torcedores do esporte que mais cresce no Brasil, um grupo de atletas e aficionados fundou o Ribeirão Preto Rugby Clube. O evento de fundação do clube é neste dia 7 de setembro mas a equipe já vem treinando no bairro Quintino Facci II e planeja participar de campeonatos oficiais a partir de 2017.

 

“Nosso planejamento prevê treinos semanais abertos para toda a população já que nosso primeiro objetivo é disseminar o esporte na cidade”, afirma João Becker, um dos fundadores do novo clube. “O rugby é um esporte de inclusão e recebemos a todos de braços abertos”, completa ele.

- Continua depois da publicidade -

 

O Ribeirão Preto Rugby Clube inclui atletas que já atuam no tradicional Raça Rugby Ribeirão, clube pioneiro da cidade, fundado dentro da USP, em 1992. Além de João Becker, um dos fundadores do Belo Horizonte Rugby em 2003 e jogador do Raça Rugby desde 2011, o projeto também tem no comando Daniel Tiezzi, um dos fundadores do Raça Rugby em 1992 e Marcelo Danesin, ex-jogador da Seleção Brasileira de Rugby.

 

O especialista em Gestão Esportiva, Virgílio Franceschi Neto, membro da Associação Brasileira em Gestão Esportiva e ex-manager da Confederação Brasileira de Rugby Union, também é um dos parceiros do projeto que chega para somar forças em favor do desenvolvimento do rugby na cidade.

 

Os fundadores do Ribeirão Rugby perceberam que a origem exclusivamente universitária do Raça Rugby e sua presença até hoje dentro da USP acaba afastando novos atletas. E o novo clube vem para quebrar essa visão para poder disseminar o esporte. “O rugby é um esporte olímpico e não pode mais ser visto como esporte amador. Temos a Confederação Brasileira muito forte e organizada que já atua desta forma e nós do Ribeirão Rugby partilhamos desta mesma visão”, lembra João Becker.

 

Foi diante deste cenário de disseminação do esporte que o clube optou por um campo de treinamento no Quintino Facci II. “Temos muitas crianças e jovens que podem se beneficiar com o desenvolvimento de cidadania que valores defendidos pelo rugby proporcionam”, afirma Becker.  

 

 

Escudo – A integração entre o clube e a cidade foi o ponto de partida da agência paulistana Noon Digital para a criação do escudo do Ribeirão Rugby. As cores da bandeira do município, azul, branco e verde,  foram incorporadas ao clube.

 

A águia, tradicionalmente utilizada para representar força, inteligência e perspicácia é o elemento unificador entre a tradição universitária do rugby na cidade e os moradores de Ribeirão Preto, já que a ave aparece tanto no escudo do Raça Rubgy quanto brasão da cidade.

 

Os treinos do Ribeirão Rugby acontecem no Núcleo Esportivo do Quintino Facci II, na Rua Deputado Orlando Jurca nº 160, aos sábados das 10h às 12h. Interessados em conhecer e praticar o esporte podem entrar em contato pelo e-mail contato@ribeiraorugby.com.br.