Tempo de leitura: 3 minutos

São 8 anos completos e ininterruptos levando a você o melhor do rugby no Brasil e no mundo, 365 dias por ano, sem falta. O Portal do Rugby celebrou em 2016 um ano importante para sua existência, que foi muito além do Rio 2016, evento que norteou a vida de muitos de nós do rugby brasileiros pelos últimos anos.

 

Com o seu apoio e reconhecimento, somos alimentados dia após dia de estímulo para seguirmos fazendo o melhor trabalho possível na construção de uma imprensa especializada responsável e apaixonada, democrática e independente. O seu apoio e confiança nos deu pela sexta vez consecutiva o prêmio de melhor mídia especializada do Troféu Brasil Rugby e nos fez ultrapassar marcas muito expressivas nas redes sociais, sem ser preciso investirmos recursos financeiros nelas. Hoje, somos 27 mil rugbiers no Facebook, mais de 8 mil no Twitter, mais de 5 mil no Instagram e mais de 1 mil no YouTube, números que nos colocam como a segunda maior organização de rugby no país em seguidores. Este foi nosso 1901º artigo no ano, com nossa produção ultrapassando a média de 5 artigos novinhos por dia, e estamos mais que abertos às sugestões.

- Continua depois da publicidade -

 

Pudemos neste ano comemorar uma parceria sólida e que tem tudo para dar muitos mais frutos no futuro: o programa Mesa Oval, nosso podcast semanal de debate sobre o rugby brasileiro e mundial, produzido semanalmente na Central 3 (www.central3.com.br), com Virgílio Neto, Victor Ramalho, Diego Gutierrez, Luis Kolle recebendo semanalmente protagonistas do rugby nacional, falando do nosso esporte de forma aberta, democrática e plural. Por tornar possível darmos voz como nunca a tantos personagens de nosso esporte, agradecemos a equipe formada por Leandro Iamin, Matias Pinto e Xico Malta. Foram 47 programas e muitos ainda por vir!

 

Cobrimos in loco todos os grandes eventos realizados no Brasil, incluindo os Jogos Olímpicos, a Série Mundial de Sevens Feminina (a última em solo brasileiro), o Americas Rugby Championship e o Sul-Americano, além de uma larga cobertura de todos os principais jogos dos clubes brasileiros, do Super 8, Taça Tupi e Super Sevens aos estaduais, verdadeira marca do Portal do Rugby, que valoriza os clubes brasileiros acima de tudo.

 

Tais coberturas só foram possíveis pelo apoio inestimável de uma rede de fieis e dedicados colaboradores, que dão o suor para prover ao Portal do Rugby e seus leitores tudo o que rola nos gramados pelo Brasil. A eles (e são muitos, portanto não queremos cometer injustiças) nosso eterno agradecimento e reconhecimento. E no trabalho do dia a dia, nosso fôlego foi renovado pelo trabalho duro de nossa nova integrante Maria Freire, que já deixou sua marca no Portal do Rugby trazendo pautas importantes sobretudo para o desenvolvimento do rugby feminino no país.

 

O que rolou fora do Brasil também seguiu onipresente no Portal do Rugby, que cobriu à distância minuto a minuto os jogos das seleções brasileiras no exterior e pode contar com a cobertura in loco da partida entre Brasil e Portugal, graças a nosso parceiro português Francisco Isaac. Com muita dedicação de nossa equipe e colaboradores pudemos também seguir com nossa missão de falar de tudo e mais um pouco sobre as grandes ligas e seleções do mundo da bola oval, da Argentina ao Japão, da Nova Zelândia à Geórgia, do Super Rugby ao PRO Rugby, do Nacional argentino à Champions Cup europeia.

 

O apoio para tudo isso, é claro, veio de forma crucial de nossos apoiadores, como a CVC Panamericana, de sólida parceria com o Portal, a Gilbert Brasil e a Try73, sem os quais nosso trabalho seria muito mais difícil.

 

O Portal do Rugby celebrou ainda novas parcerias. Tivemos o prazer e a responsabilidade de trabalharmos na comunicação da Federação Paulista de Rugby e da Hurra!, ONG que leva o rugby a milhares de jovens em São Paulo. Colaboramos com conteúdo para a ESPN durante o Americas Rugby Championship e com a exposição pioneira do SESC sobre a história do rugby no Brasil. E ainda tivemos a felicidade de ver nossa equipe participando como comentaristas de algumas das principais transmissões de TV e internet no ano, com Virgílio Neto no UOL e no Facebook da CBRu, Victor Ramalho pela ESPN e Daniel “HP” Venturole durante o SPAC Lions.

 

Por fim, no segundo semestre de 2016, o Portal do Rugby criou uma campanha de financiamento coletivo para ajudar a sustentar mensalmente as coberturas do site e agradecemos de coração a todos que contribuíram com o projeto ao longo do período em que esteve no ar. No entanto, por não conseguirmos cumprir as metas que estipulamos ao iniciar o projeto de financiamento coletivo, e com a dificuldade em viabilizar algumas das ideias que tivemos ao colocar o projeto no ar, vamos encerrar a campanha e buscar novas formas de financiamento de coberturas no futuro próximo.

 

Obrigado a todos e um feliz 2017 ovalado, de realizações dentro e fora dos gramados.