Tempo de leitura: 3 minutos

irb vor copy

O Projeto VOR – Vivendo O Rugby – do Curitiba Rugby Clube, foi escolhido para receber o “Spirit Of Rugby Award 2014”, prêmio da IRB – International Rugby Board, autoridade máxima deste esporte no mundo. A solenidade foi realizada hoje (17) em Londres, quando grandes destaques de diversos países também foram homenageados. É a primeira vez que um prêmio da IRB é destinado ao Brasil.

O VOR nasceu há sete anos de um sonho antigo dos veteranos do Curitiba Rugby Clube, atual Campeão Brasileiro de Rugby XV, de “levar o esporte para as escolas e torna-lo acessível a mais e mais crianças, principalmente às com menores condições econômicas, afastando-as de situações risco social”, conforme explica o diretor do projeto, Aluísio Dutra, veterano do CRC, ex- Presidente da CBRu – Confederação Brasileira de Rugby e atualmente Secretário Municipal do Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba.

- Continua depois da publicidade -

Inicialmente, em 2008, o projeto atendia poucas crianças e contava apenas com o voluntariado, com doações dos veteranos e apoio de um Hospital Suiço (Clinique des Grangettes). Hoje funciona em parceria com a Secretaria Municipal da Educação e com a Secretaria do Esporte e do Turismo do Paraná, atendendo mais de seiscentas crianças de onze escolas e instituições públicas municipais e estaduais de Curitiba e Região Metropolitana, em contra turno escolar, chegando a mil crianças impactadas se consideradas as atividades extracurriculares.

O grande salto do projeto foi de 2013 para 2014, quando passou a ser patrocinado pela CCR RodoNorte, através da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal, conseguindo triplicar o número de crianças atendidas.

O Presidente da CCR RodoNorte, José Alberto Moita, destaca a projeção internacional obtida pela iniciativa do Curitiba Rugby: “O rugby é um esporte onde o respeito, a disciplina e o trabalho em equipe são pilares. Por isso, receber um reconhecimento mundial por espalhar o espírito do rugby para as futuras gerações é gratificante, compensador”.
O diferencial do VOR é a sua metodologia, conforme cita a sua coordenadora a Professora Leca Jentzch: “primeiro a criança deve gostar da atividade, para depois querer aprender, este é o segredo, e por isso as aulas de rugby devem ser divertidas e atrativas, nenhum de nossos alunos sai da aula com pelo menos um êxito para lembrar e a estimular a querer voltar sempre e aprender cada vez mais.” 
 
Outras características:
1. Participam do projeto alunos das escolas conveniadas e crianças do entorno e a participação no projeto está vinculada ao rendimento escolar.
2. A metodologia consta de teoria e prática, e cada aluno recebe o conteúdo de acordo com seu nível de assimilação e estágio motor. A promoção de nível depende do resultado das avaliações praticas, somadas a avaliação teórica e comportamental.
3. A equipe VOR é composta por 11 profissionais, entre professores ou acadêmicos de Educação Física, nutricionista e fisioterapeuta e cada profissional atende no máximo 20 alunos por turma seguindo sempre aulas previamente planejadas.
4. Nos “Festivais Interescolares”, realizados de três a quatro vezes por ano, todos os alunos de todas as escolas conveniadas são convidados e todos são premiados;
5. Os alunos do projeto que se destacam durante as aulas e festivais são convidados a integrar as equipes oficiais do Curitiba Rugby Clube, que hoje já conta com dezenas de atletas oriundos do VOR entre as suas categorias juvenil e adulto, masculino e feminino. Quatro deles já estão nas seleções brasileiras.
6. Alunos que tornaram-se atletas, conforme rendimento nos estudos e no esporte, podem ser beneficiados com bolsas integrais de estudo universitário, através da parceria que o clube tem com a UNIANDRADE, completando um ciclo de sustentabilidade permite formar cidadãos preparados profissionalmente, além do próprio esporte.
Para os idealizadores e dirigentes do VOR e para toda a comunidade do Curitiba Rugby Clube, o prêmio é uma grande honra e um excelente incentivo para o trabalho árduo de inclusão social e fortalecimento das categorias de base do rugby no Brasil.
 
 
Fonte: Site da CBRu