Tempo de leitura: 4 minutos

 

O segundo semestre de 2014 trouxe mais um clube para o Centro-Oeste. Mais precisamente na periferia do Distrito Federal, o Clube e Escola de Rugby Samambaia foi fundado com uma proposta de apresentar, fomentar e difundir a prática do nosso esporte na cidade homônima.

- Continua depois da publicidade -

 

Desde então, o clube caminha em busca da visão de transformar o CE Rugby Samambaia em uma das principais referências esportivas da sua região. Participante do projeto Get Into Rugby, o clube realizou um projeto-piloto com cinco escolas, onde capacitou mais de 50 professores e, atualmente, vê a modalidade ser oferecida para mais de 1.500 alunos. O projeto ainda organizará, em novembro, um Festival de Rugby Infantil, com a participação de mais de cem alunos da ação.

 

Atrelado a isso, o Samambaia acaba de dar outro grande passo: o clube fechou contrato com o SEST SENAT. O convênio é focado em seu Programa de Alto Rendimento e oferecerá toda estrutura necessária para desenvolvimento de potencialidades no rugby. O contrato prevê cessão de estruturas físicas, como campos, ginásios e piscinas esportivas; departamento de saúde, com fisioterapia, nutrição, psicologia e odontologia; além de espaços sociais e de lazer.

 

De acordo com o presidente do Samabaia, Cauan Felipe, a parceria ainda poderá gerar bons frutos no que tange a sociabilização e as oportunidades profissionais. “O SEST SENAT é um dos pioneiros no país e das maiores referências quando falamos de formação técnica, oportunidades profissionais e aprendizagem. Queremos trabalhar de maneira que possamos formar, não apenas atletas, mas grandes cidadãos”, completa Cauan.

 

Os participantes do Programa de Alto Rendimento são selecionados a partir de escolinhas e pólos de rugby da cidade. Ao todo, o clube prevê a criação de cinco escolinhas até as Olímpiadas RIO 2016, sendo que a segunda será aberta já no próximo mês e uma terceira está prevista para março de 2015. Cauan destaca que “o programa ainda prevê a formação, além dos atletas, de treinadores, árbitros, educadores e gestores”.

 

O primeiro compromisso do grupo já está marcado: será em Goiânia, dias 1 e 2 de Novembro, em torneio válido pelo Campeonato Centro-Oeste de Rugby Sevens. Após isso, a equipe comandada pelo experiente camaronês Cedric Wamba participará das duas etapas do Campeonato Brasiliense de Sevens.

 

 

Confira a lista dos primeiros selecionados para o programa:

 

– André “Açai” da Silva Firmino

– Caio Guilherme “Girão”

– Gabriel do Espírito Santo

– Janeilson Silva

– Lucas Miguel Cordolino

– Lucas Neres Cornélio

– Maikie França

– Rafael Campelo Macedo

– Ramon Ferreira de Assis

– Ricardo da Silva Lima

– Rodrigo de Abreu Inácio

– Wítalo de Lemos Vasconcelos