Tempo de leitura: 3 minutos

Esse artigo veio direto do Blog do Carniato, jogador e dirigente do São Carlos. Tem muita coisa boa lá, não só sobre Rugby, vale a pena conferir!
 
No esporte é comum vermos casos de famílias que se dedicam ao esporte. Exemplos de pais, filhos e filhas e irmãos e irmãs que praticam uma mesma modalidade são inúmeros. E, com a intensa globalização do mundo esportivo atual, uma das coisas mais legais que podemos observar são pessoas de uma mesma família defendendo diferentes bandeiras.
Quem conhece um pouco que seja de rugby, já ouviu o nome Tuilagi ao menos uma vez – seja associado a Alesana ou Manu, os dois mais proeminentes nomes dessa família no Brasil. Conhecidos por serem jogadores fortes e temperamentais, os dois Tuilagi são exemplos dessa globalização esportiva: enquanto Alesana defende a seleção de Samoa, Manu defende a Inglaterra.
 
O que poucos sabem, é que os Tuilagi são em sete irmãos e apenas um deles, Olotuli, não jogou rugby profissionalmente. Outro fato importante é que os seis irmãos não só jogaram/jogam rugby como foram/são atletas do Leicester Tigers, da Inglaterra. E a ida dos mais velhos para a Inglaterra, levando a tira-colo o caçula Manu, foi de fundamental importância para que este acabasse por escolher jogar pela seleção da Rosa.
 
Conheça um pouco dessa família de rugbiers:
 
Fereti ‘Freddie’ Tuilagi – Mais velho dos irmãos, nasceu em 9 de junho de 1971 e jogava de centro. Aposentou-se em 2006, jogando pelo Castres (França) e jogou de 2000 a 2004 no Leicester Tigers – quando trocou o Rugby League pelo Union. Foi convocado por Samoa para as Copas do Mundo de 1991 e 1995, tendo jogado apenas a partida contra a África do Sul nas quartas-de-finais desta última. Soma 17 jogos pela seleção samoana.
 
Enele ‘Henry’ Tuilagi – Terceiro mais velho dos irmãos, nasceu em 12 de agosto de 1976. Joga de oitavo ou asa e jogou pelos Tigers entre 2003 e 2007; atualmente joga no USA Perpignan, da França. Tem 10 jogos por Samoa (2002-2009).
 
Alesana ‘Alex’ Tuilagi – Quarto irmão, nasceu em 24 de fevereiro de 1981 e joga de ponta. Foi atleta do Leicester entre 2004 e 2012. Atualmente joga pelo Newcastle Falcons, da Inglaterra.
É convocado pela seleção de Samoa desde 2002 e foi um dos principais jogadores na vitória samoana sobre a seleção da Austrália em 2011. Também fez parte dos elencos samoanos das Copas de Mundo de 2011 e 2015. Até a presente data, tem 35 jogos por Manu Samoa.
 
Anitelea ‘Andy’ Tuilagi – Quinto irmão, joga de centro ou ponta, e nasceu em 5 de junho de 1986. Jogou apenas um jogo pelo Leicester Tigers entre 2005-2007, período que ficou emprestado ao Leeds Tykes (atual Yorkshire Carnegie). Atualmente, joga com o irmão Alesana no Newcastle Falcons. Tem, até o momento, 17 jogos por Samoa – seleção pela qual é convocado desde 2005.
 
Sanele Vavae Tuilagi – Mais novo dos irmão, exceção de Manu, é nascido em 15 de junho 1988. Oitavo, foi atleta do Leicester Tigers entre 2007 e 2009, mas não realizou nenhum jogo oficial. Atualmente, é atleta do US Carcassone, da França.
 
Representa a seleção samoana desde 2008, quando foi convocado para disputar o Mundial Junior com a seleção U20. Fez sua estreia pela seleção principal em 2015 na Copa das Nações do Pacífico. Compõe o elenco da seleção samoana na Copa do Mundo de 2015, junto com o irmão Alesana. Soma, até o momento, 4 jogos pela seleção samoana.
 
Manusamoa Tuilagi – Caçula da família Tuilagi, nasceu em 18 de maio de 1991. Joga de centro ou ponta. Foi para a Inglaterra com 15 anos e é o único dos irmãos a defender a seleção da Terra da Rainha. Ingressou na equipe profissional do Leicester Tigers em 2010 e permanece na mesma até hoje. Pela seleção inglesa, sua primeira convocação foi em 2011, ano no qual também disputou a Copa. Atualmente, tem 25 jogos pela Inglaterra, mas foi cortado da seleção ainda na preparação pra Copa por ter se envolvido em confusões extra-campo, dentre elas agressão a um motorista de táxi e duas policiais que o tentavam prender e foi pego a 81mph (cerca de 130km/h) em um local de velocidade limite de 70mph (cerca de 112km/h) – -que o baniu das estradas e ruas inglesas por 8 semanas.
 
 
Veja um pouco do que esses caras são capazes! Prepare-se para uma sessão de tackles dolorosos.
 
 

 
 
Escrito por Leo Carniato
 
Fonte: Blog do Carniato

1 COMENTÁRIO