Tempo de leitura: 2 minutos

Na manhã desta terça (10), membros da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) se reuniram com diretores do Uberlândia Rugby para firmar uma nova parceria. A equipe, que já usufruía do empréstimo de campos, agora contará com um campo fixo para treinos e jogos. Além disso, a Futel, juntamente com a Prefeitura de Uberlândia, apoiará o projeto “Jovem Carcará”, que tem por objetivo o ensino da modalidade para crianças e jovens.

 

O projeto dará sequência à iniciativa de implementação do rugby nas escolas municipais de Uberlândia, desenvolvido e realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, a Confederação Brasileira de Rugby e a equipe da cidade. Foi realizada a capacitação dos professores, bem como visitas dos atletas às mais de 20 escolas envolvidas. Ao fim, houve o 1º Festival Escolar de Rugby, que reuniu cerca de 300 crianças e professores.

- Continua depois da publicidade -

 

A proposta, agora, é fazer com que o rugby extrapole os horários de educação física. As capacitações de professores e as visitas às escolas continuarão a todo vapor, somadas com a “Escolinha Jovem Carcará”, que levará o esporte para alguns poliesportivos da cidade nos períodos de contraturno escolar. “O rugby é um dos esportes que mais cresce no mundo. O objetivo da Futel é ampliar a prática esportiva em Uberlândia, dar suporte a essa equipe que já existe na cidade, além de promover a inserção do rugby em Uberlândia”, disse Silvio Soares dos Santos, diretor geral da Futel.

 

O projeto será viabilizado por meio de uma parceria entre a Futel, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, a Secretaria de Educação, a Confederação Brasileira de Rugby e o Uberlândia Rugby, que investirá o recurso captado por meio da Lei do Incentivo Estadual para o desenvolvimento das aulas. “A parceria entre o Turismo, Esporte e a Educação busca trazer a prática esportiva como ferramenta social, além de promover Uberlândia no contexto nacional, com foco na captação de novos eventos esportivos, fomentando da economia local”, salienta Tatiana Flores, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo.

 

As atividades da escolinha devem ter início no próximo mês, contemplando crianças e jovens de 11 a 19 anos, já a categoria adulta masculina e feminina fará treinos às segundas e quartas, às 20h, no campo A do Parque do Sabiá, assim que o gramado estiver liberado.

 

Foto e texto: Prefeitura de Uberlândia

1 COMENTÁRIO