França é a atual bicampeã do Mundial M20. Foto: World Rugby

Tempo de leitura: 4 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – O Mundial M20 é da França! Neste sábado, o Campeonato Mundial M20 (World Rugby U20s Championship) viveu sua grande final em Rosario, na Argentina, com a França derrotando no detalhe a Austrália por dramáticos 24 x 23 para conquistar seu segundo título consecutivo da competição, coroando duplamente uma geração.

Essa era apenas a segunda final de Mundial M20 da história dos dois países, com os Young Wallabies buscando título inédito e Les Bleuets almejando o bicampeonato. A partida não desapontou, provando a qualidade impressionante dos dois elencos, que inspiram agora o rugby de dois países que vivem momentos difíceis na categoria adulta.

A Austrália marcou um dos tries mais rápidos da história do M20, com o fullback destaque Isaac Lucas avançando e entregando para o ponto Nawaqanitawase cruzar o in-goal em questão de 1 minuto de jogo. Mas a França respondeu muito rapidamente, com o scrum-half Coly achando o espaço e servindo o hooker Lachaud, que atropelou a defesa australiana para marcar o try do empate aos 6′. Com a conversão e depois mais um penal de Carbonel os franceses abriram 10 x 05.

- Continua depois da publicidade -

Harrisson reduziu aos 20′ com penal para os Young Wallabies e a virada aconteceu com try do hooker velocista Lonergan, recebendo passe de Tupou, que quebrou a linha defensiva francesa. Mas, antes da pausa, os Bleuets chegaram a nova virada, com maul após lateral, finalizado por Burin. E Carbonel ainda arrematou mais um penal para abrir 18 x 13.

Os australianos largaram o segundo tempo com tudo e só não marcaram o try da igualdade porque Harrison foi seguro e impedido de apoiar no in-goal, aos 42′. Mas a pressão seguiu e Wilson cravou após as fases iniciadas em lateral. 20 x 18 para os Young Wallabies.

A França reagiu sendo perfeita nos penais. Enquanto Harrison perdeu penal importante aos 52′, Carbonel arrematou com precisão o seu aos 56′. Harrison ainda deu o troco na sequência devolvendo a frente aos australianos, mas Carbonel foi implacável com penal aos 65′. E aos 68′ Harrison de novo foi infeliz e jogou fora o penal da virada australiana. As chances se seguiram para os dois lados, mas a França segurou os 24 x 23 e fez a festa no fim.

 

Bye bye Escócia, rebaixada

No jogo que valia a evitar o rebaixamento, Fiji sepultou a Escócia, em uma avalanche de tries que terminou em 59 x 34 para os fijianos, rebaixando pela primeira vez na história os escoceses para o Troféu Mundial M20 (World Rugby U20s Trophy), a segunda divisão mundial de 2020.

Foi um duelo maluco de 9 tries para Fiji e 5 para a Escócia. O primeiro tempo foi impressionante, com os fijianos cruzando o in-goal 5 vezes, em verdadeiro nocaute na base da velocidade e offloads. Na segunda etapa, Waqaninavatu marcou mais um try para Fiji, mas os escoceses flertaram com a virada marcando 3 tries, colocando-se com desvantagem de somente 45 x 34, aos 67′. Porém, Qaranivalu e Droasese garantiram a vitória com últimos 2 tries fijianos.

Ironicamente, o hooker escocês Ashman, com mais 2 tries na partida, terminou o torneio como o artilheiro de tries da competição. Forward tryman!

Pumitas sofrem na despedida

Na decisão de 3º lugar, a anfitriã Argentina se despediu com dolorosa derrota por 41 x 16 para a África do Sul. Domínio total dos Junior Boks, que voaram para 5 tries – incluindo 2 do ponta Abrahams – e ainda chutar um raro drop goal com Coetzer – o único de todo o torneio. Carreras deixou um belo try para os Pumitas.

Para cima e para baixo

Nos demais confrontos, a Inglaterra levou a melhor sobre Gales no jogo de 5º lugar, triunfando por 45 x 26. Jogaço de 6 tries a 4 para os ingleses. No 7º lugar, foi a vez da Nova Zelândia se reerguer colocando 40 x 17 na Irlanda, campeã do Six Nations M20, que terminou em baixa o torneio – mas fez um try com uma linda sequência de offloads no jogo final. E na partida pelo 9º lugar a Itália derrotou a Geórgia por 29 x 17, em duelo sempre muito aguardado – pela querela do Six Nations.



World Rugby U20 Championship – Campeonato Mundial M20 – Argentina 2019

Decisão de 11º lugar: Escócia 34 x 59 Fiji, em Rosario (Old Resian)

Decisão de 9º lugar: Itália 29 x 17 Geórgia, em Rosario (Old Resian)

Decisão de 7º lugar: Nova Zelândia 40 x 17 Irlanda, em Rosario (Old Resian)

Decisão de 5º lugar: Gales 26 x 45 Inglaterra, em Rosario (Jockey Club)

Decisão de 3º lugar: Argentina 16 x 41 África do Sul, em Rosario (Jockey Club)

FINAL: Austrália 23 x 24 França, em Rosario (Jockey Club)

 

Histórico

AnoSedeCampeão
2008GalesNova Zelândia
2009JapãoNova Zelândia
2010ArgentinaNova Zelândia
2011ItáliaNova Zelândia
2012África do SulÁfrica do Sul
2013FrançaInglaterra
2014Nova ZelândiaInglaterra
2015ItáliaNova Zelândia
2016InglaterraInglaterra
2017GeórgiaNova Zelândia
2018FrançaFrança
2019ArgentinaFrança
2020Itália-
CampeõesTítulos
Nova Zelândia6
Inglaterra3
França2
África do Sul1