Tempo de leitura: 3 minutos

Hora de um giro de notícias na França e na Inglaterra que agitaram estes últimos dias! Goosen, Michalak, Beauxis e Hartley são os destaques.

 

Goosen abandona o rugby com apenas 24 anos

- Continua depois da publicidade -

Campeão francês com o Racing neste ano e camisa 15 dos Springboks por muitos jogos, o fullback e abertura sul-africano Johan Goosen anunciou hoje que se aposentou do rugby, com apenas 24 anos de idade.

 

O atleta que vestiu a camisa da África do Sul em 13 partidas entre 2013 e 2016, disputou o Super Rugby pelos Cheetahs entre 2011 e 2014 e o Top 14 francês pelo Racing desde 2014, sendo eleito o melhor jogador da última temporada, não tinha problemas físicos. Sua decisão foi puramente profissional. Goosen recebeu uma oferta de emprego, aparentemente irrecusável, para ser diretor comercial de uma empresa sul-africana.

 

O anúncio feito pelo atleta, evidentemente, deixou incrédulos torcedores e incomodou seu clube, que foi derrotado no mesmo dia pela Copa Europeia, a Champions Cup, pela terceira vez em três rodadas, pela Glasgow Warriors, na Escócia, por 23 x 07. Goosen tinha contrato com o clube parisiense até 2020 e deixa a equipe com a temporada em andamento.

 

Fréd Michalak vira “cartola”

Em outra notícia importante da semana, Fréd Michalak, famoso ex jogador da seleção francesa, que pendurou recentemente as chuteiras aos 34 anos, resolveu iniciar uma nova fase na carreira com o rugby. Michalak comprou o pequeno Blagnac, clube semiprofissional atualmente na quarta divisão francesa (a Fédérale 1, que se tornou quarta divisão com a criação de um torneio intermediário entre ela e a Pro D2, o chamado Fédérale Élite).

 

O Blagnac é um tradicional clube no subúrbio de Toulouse e tem histórico inclusive ligada ao rugby brasileiro. Em 2012, Moisés Duque, da seleção brasileira, atuou pela equipe na terceira divisão francesa.

 

Lyon contrata Beauxis e Toulouse confirma Holmes

Já abertura veterano da seleção francesa, Lionel Beauxis, de 31 anos, confirmou que está de mudança para a próxima temporada. O jogador deixará o Bordeaux para servir o Lyon. No currículo, 20 atuações pelos Bleus para Beauxis.

 

Quem também se reforçou para a camisa 10 no Top 14 francês foi o Toulouse, que confirmou a contratação para 2017-18 do australiano Zack Holmes, ex Western Force. O jogador de 26 anos deixará o La Rochelle para ir para o gigante do país, depois de ter marcado 254 pontos em sua primeira temporada na França.

 

Tensão entre Rugby League e Union na Inglaterra

A semana também foi de polêmica entre o League e o Union ingleses. O Sale Sharks, da Premiership (Union) anunciou a contratação do neozelandês Denny Solomona, de 23 anos, atleta do Castleford Tigers, da Super League (o campeonato inglês de Rugby League). Normal, não? Os Tigers não entenderam assim, pois Solomona tinha contrato com o clube até 2018 e o clube não havia concordado com seu rompimento. A questão vai parar agora na justiça inglesa, pois trata-se de uma disputa entre equipes de esportes diferentes, com o Castledfor Tigers já deixando claro que irá processar o Sale Sharks.

 

Dylan Hartley é suspenso por seis semanas

Depois de agredir o irlandês Sean O’Brien na partida entre o Leinster e o Northampton Saints, pela Champions Cup, o inglês Dylan Hartley, primeira linha dos Saints, recebeu punição de seis semanas. Com isso, o jogador não perderá a disputa do Six Nations em fevereiro pela Inglaterra.