A Copa Europeia conhecerá seus finalistas nesse fim de semana!

Entre quinta e domingo, as Copas Europeias conhecerão seus finalistas! A Champions Cup e a Challenge Cup entram na rodada final da fase de grupos, com seus últimos classificados às quartas de final sendo conhecidos.

 

Os dois torneios já contam com três dos oito classificados definidos, sendo que garantem vaga nas quartas de final os campeões de cada grupo e os três melhores segundos colocados. Mas, as disputas vão ainda mais longe. Os quatro melhores primeiros colocados garantirão o mando de jogo nas quartas de final. Os critérios de desempate na primeira fase são, primeiramente, a somatória dos confrontos direitos e, depois, o saldo de pontos.

 

Contas simples

Os Grupos 1 e 5 têm as contas mais fáceis na Champions Cup. No Grupo 1, o Saracens já tem sua classificação e o mando de jogo assegurados nas quartas de final e somente cumpre tabela contra o eliminado Toulouse. O jogo que realmente vale é do Ulster, que ainda tem chances de classificação. O time irlandês recebe o Oyonnax e precisa vencer de qualquer maneira, preferencialmente com ponto bônus, pois o Ulster é hoje o pior segundo colocado da competição, com 1 ponto abaixo da “nota de corte” atual.

 

No Grupo 5, o Toulon visita o eliminado Bath e almeja a vitória bonificada para garantir a classificação e o mando de jogo. Hoje, o Toulon tem somente 1 ponto a mais que o segundo colocado Wasps e é o pior primeiro colocado, ficando atrás dos Ospreys pelo saldo de pontos. Com isso, os tricampeões não podem vacilar. Em paralelo, o Wasps recebe o eliminado Leinster e precisa vencer para alcançar a vaga. Uma vitória bonificada garante os Wasps na próxima fase independente dos resultados dos demais grupos, ao passo que uma vitória simples é quase segura.

 

Cenários múltiplos pela frente

As contas são mais recheadas nos Grupos 2, 3 e 4. No Grupo 4, o Leicester Tigers já assegurou sua classificação e o mando de jogo na próxima fase. Quem ainda briga por sua vida é o Munster, que visita o eliminado Treviso, e o Stade Français, que recebe justamente os Tigers. Hoje, os parisienses são os segundos melhores segundos, com 14 pontos, 1 ponto abaixo do melhor segundo (Wasps) e com o mesmo número de pontos que outras duas equipes (Clermont e Northampton), superando-os somente no saldo de pontos. Com isso, a vitória pode não bastar. O Stade Français busca o bônus. Já as chances do Munster são mínimas, pois a equipe pode chegar a somente 15 pontos caso vença com bônus. Com isso, os irlandeses têm que torcer pelos insucessos de outros dos segundos colocados para alcançar a vaga.

 

A situação do Grupo 3 é muito parecida. O Racing já tem sua classificação e o mando de jogos nas quartas de final e, enquanto isso, Northampton e Glasgow buscam a vaga. Os Saints estão hoje em segundo lugar, com o mesmo número de pontos que Clermont e Stade Français, sendo os segundos piores segundos por conta do saldo. A equipe inglesa visita os eliminados Scarlets e, com isso, jogam por uma vitória de preferência bonificada. Já o Glasgow tem situação quase impossível. Os escoceses estão 4 pontos abaixo dos Saints e recebem o Racing, precisando vencer com bônus, torcer por uma derrota inglesa e ainda contar com derrotas de outros segundos colocados para avançar.

 

Finalmente, o Grupo 2 é o verdadeiro “grupo da morte”, com nada menos que os quatro clubes entrando na rodada final com chances de terminarem em primeiro lugar. O líder do grupo é o Ospreys, que soma 16 pontos e hoje é o quarto melhor primeiro colocado, condição que lhe daria inclusive o mando de jogo na próxima fase. Os galeses têm tarefa dura, no entanto, e visitam os ingleses do Exeter Chiefs. Os Chiefs estão em terceiro lugar com 11 pontos e precisam de uma vitória bonificada para alcançarem os Ospreys. Enquanto isso, com 14 pontos, o Clermont recebe o Bordeaux, que também tem 11 pontos, mas perde no confronto direto (o primeiro critério de desempate) para o Exeter. Com isso, Ospreys dependem só de si, enquanto o Clermont precisa vencer por qualquer placar e torcer por uma derrota do Ospreys para ficar em primeiro lugar, porém, mesmo que os galeses vençam, o Clermont tem plenas chances de avançar como uma dos melhores segundos colocados e, para isso, o ponto bônus ofensivo seria importantíssimo. O Exeter, por sua vez, necessita vencer, preferencialmente com bônus, e ainda torcer por uma vitória do Bordeaux. Já o Bordeaux precisa vencer com bônus e torcer por uma vitória sem bônus do Exeter.

 

Cinco vagas em jogo na Challenge Cup

A situação da Challenge Cup é semelhante, com cinco vagas ainda em aberto, com Harlequins, Gloucester e Dragons já classificados. No Grupo 1, o líder Brive visita o terceiro colocado Newcastle, com ambos na briga separados por 4 pontos. O Brive necessita da vitória bonificada para não depender do resultado do Connacht, vice líder 1 ponto abaixo dos franceses, que recebe os russos do Enisei.

 

No Grupo 2, o Dragons já está garantido ao menos como um dos melhores segundos, mas joga pela classificação em primeiro lugar e pelo mando de jogo. O desafio é fora de casa, na quinta, contra o Sale Sharks, que está em segundo lugar e precisa de uma vitória simples.

 

No Grupo 3, o Harlequins já tem o primeiro lugar e o mando de jogo e visita o Montpellier, que hoje é o terceiro melhor segundo colocado e precisa vencer para avançar. Torcendo por uma derrota do Montpellier está o Cardiff Blues, que enfrenta o fraco Calvisano, mas precisa de uma combinação improvável de resultados para se classificar.

 

O Gloucester já está garantido o Grupo 4, mas precisa confirmar o mando de jogo na próxima fase e, para isso, visita os italianos do Zebre, hoje o pior segundo colocado. As Zebras precisam vencer e ainda torcer por insucessos dos demais segundos colocados para avançarem.

 

O Grupo 5 tem três equipes no páreo. O líder Grenoble é hoje o pior primeiro colocado e recebe os escoceses do Edinburgh, que estão em segundo lugar, sendo hoje os segundos melhores segundos colocados. Quem vencer estará nas quartas de final e quem perder dependerá de insucessos de outros concorrentes nos demais grupos. Com um fio de esperança ainda vem o London Irish, que precisa bater o Agen com bônus, torcer por derrota sem bônus do Edinburgh e por derrotas de outros segundos, em uma combinação quase impossível.

 

Por fim, na terceira copa europeia, o Torneio Qualificatório, apenas um jogo será realizado. Em jogo adiado na época dos atentados a Paris, os belgas do Kituro, já eliminados, recebem os italianos do Rovigo. A conta é simples. O Rovigo precisa de uma vitória bonificada com pelo menos 41 pontos de diferença para garantir sua classificação. Se os italianos falharem na missão, a vaga nas finais é dos alemães do Heidelberger.

 

champions cup logo

Rugby Champions Cup 2015-16 – Copa Europeia de Rugby

*Horários de Brasília

Sábado, dia 23 de janeiro

11h00 – Ulster x Oyonnax, em Belfast – AO VIVO NO WatchESPN

11h00 – Toulouse x Saracens, em Toulouse – AO VIVO NO WatchESPN

13h15 – Bath x Toulon, em Bath – AO VIVO NO WatchESPN

13h15 – Wasps x Leinster, em Coventry – AO VIVO NO WatchESPN

15h30 – Glasgow Warriors x Racing, em Glasgow – AO VIVO NO WatchESPN

15h30 – Scarlets x Northampton Saints, em Llanelli – AO VIVO NO WatchESPN

 

Domingo, dia 24 de janeiro

11h00 – Benetton Treviso x Munster, em Treviso – AO VIVO NO WatchESPN

11h00 – Stade Français x Leicester Tigers, em Paris – AO VIVO NA ESPN+

13h15 – Exeter Chiefs x Ospreys, em Exeter – AO VIVO NA ESPN+

13h15 – Clermont x Bordeaux, em Clermont-Ferrand – AO VIVO NO WatchESPN

 

Clube Pais Jogos Pontos
Grupo 1
Saracens Inglaterra 6 28
Ulster Irlanda 6 18
Oyonnax França 6 07
Toulouse França 6 05
Grupo 2
Exeter Chiefs Inglaterra 6 16
Bordeaux França 6 16
Ospreys Gales 6 16
Clermont França 6 15
Grupo 3
Racing França 6 22
Northampton Saints Inglaterra 6 19
Glasgow Warriors Escócia 6 14
Scarlets Gales 6 02
Grupo 4
Leicester Tigers Inglaterra 6 23
Stade Français França 6 19
Munster Irlanda 6 15
Benetton Treviso Itália 6 00
Grupo 5
Wasps Inglaterra 6 20
Toulon França 6 20
Bath Inglaterra 6 10
Leinster Irlanda 6 06

 

challenge cup eprc copy copy

Rugby Challenge Cup 2015-16 – Copa Desafio Europeu

Quinta-feira, dia 21 de janeiro

17h45 – Sale Sharks x Dragons, em Salford

 

Sexta-feira, dia 22 de janeiro

16h00 – Castres x Pau, em Castres

16h30 – La Rochelle x Worcester Warriors, em La Rochelle

17h45 – Cardiff Blues x Calvisano, em Cardiff

17h45 – Montpellier x Harlequins, em Montpellier

 

Sábado, dia 23 de janeiro

12h00 – Zebre x Gloucester, em Parma

13h00 – Connacht x Enisei, em Galway

13h00 – Newcastle Falcons x Brive, em Newcastle

17h45 – Agen x London Irish, em Agen

17h45 – Grenoble x Edinburgh, em Grenoble

 

Clube Pais Jogos Pontos
Grupo 1
Connacht Irlanda 6 19
Newcastle Falcons Inglaterra 6 16
Brive França 6 16
Enisei Rússia 6 08
Grupo 2
Sale Sharks Inglaterra 6 23
Dragons Gales 6 20
Castres França 6 15
Pau França 6 00
Grupo 3
Harlequins Inglaterra 6 25
Montpellier França 6 20
Cardiff Blues Gales 6 17
Calvisano Itália 6 00
Grupo 4
Gloucester Inglaterra 6 25
Zebre Itália 6 13
La Rochelle França 6 10
Worcester Warriors Inglaterra 6 05
Grupo 5
Grenoble França 6 22
London Irish Inglaterra 6 17
Edinburgh Escócia 6 17
Agen França 6 02

 

epcr

Torneio Qualificatório Europeu

Sábado, dia 23 de janeiro

12h00 – Kituro x Rovigo, em Schaerbeek

 

Clube País Jogos Pontos
Grupo 1
Rovigo Itália 4 15
Heidelberger Alemanha 4 15
Fiamme Oro Itália 4 12
VRAC Espanha 4 09
Grupo 2
Timisoara Saracens Romênia 4 19
Direito Portugal 4 06
Mogliano Itália 4 02
Kituro Bélgica 4 00

 

 

Comentários