Tempo de leitura: 8 minutos

ARTIGO COM VÍDEO – Enfim, ano olímpico! Em agosto de 2016, o Rugby voltará a ser modalidade dos Jogos Olímpicos após 92 anos de espera. Porém, o retorno também será uma estreia, pois nas edições que esteve presente o Rugby disputado foi o de 15 jogadores e, a partir de 2016, as disputas serão de Rugby Sevens, com as categorias masculina e, ineditamente, feminina. Mas, o que você sabe sobre os anos que o Rugby foi olímpico?

 

Rugby e o início dos Jogos Olímpicos

- Continua depois da publicidade -

O Rugby esteve presente em quatro edições dos Jogos Olímpicos, logo em seu início. Mas, sua influência, foi muito maior, inclusive na criação do Movimento Olímpico. Grande entusiasta da criação de jogos esportivos internacionais inspirados nos Jogos Olímpicos da Grécia Antiga foi o barão Pierre de Coubertin, intelectual francês defensor ávido do modelo educacional inglês. Para Coubertin, prática esportiva nas escolas inglesas, cuja referência estava na Escola de Rugby e no educador Thomas Arnold, deveria servir de base para uma reforma educacional na França, após a derrota francesa para a Prússia na Guerra Franco Prussiana de 1870-71, que finalizou a unificação da Alemanha e levou a uma crise de consciência nacional na França. Coubertin foi grande defensor da prática do Rugby, sendo inclusive árbitro do Campeonato Francês de Rugby, em 1892, que contou apenas com um jogo entre Racing e Stade Français.

 

Em 1894, Coubertin liderou a formação do Comitê Olímpico Internacional (COI), e os Jogos Olímpicos tiveram sua primeira edição em 1896, em Atenas, na Grécia. Em 1900, Paris recebeu o evento e o Rugby pela primeira vez esteve presente, mas com apenas duas partidas, realizadas no Estádio Olímpico de Colombes, hoje casa do Racing. Os Jogos Olímpicos ainda não possuíam a organização de hoje e os eventos foram realizados ao longo de seis meses, durante a Exposição Universal, que acontecia na cidade. Frequentemente clubes representavam seus países e no Rugby não foi diferente. A França foi representada pelo selecionado da USFSA, a união de esportes do país, mas Alemanha e Grã-Bretanha, os outros dois participantes, foram representados por clubes, o 1880 Frankfurt e o Moseley Wanderers, respectivamente. O time francês venceu os alemães por 27 x 17 e os ingleses por 27 x 8, garantindo o primeiro lugar, ao passo que ingleses e alemães não se enfrentaram. Entre os franceses campeões olímpicos estava Constantin Henriquez de Zubiera, primeiro atleta negro a competir nos Jogos Olímpicos em qualquer esporte.

 

Em 1904, os Jogos Olímpicos foram para St. Louis, nos Estados Unidos, sem participação do Rugby, que voltou em 1908, em Londres, Grã-Bretanha. Três equipes deveriam participar do torneio, que seria jogado no White City Stadium (pois Twickenham ainda não havia sido construído). A França, contudo, desistiu às vésperas do torneio e apenas uma partida foi realizada: um confronto entre os Wallabies, a seleção australiana, que estava em gira pela Europa naquele momento, jogando em Londres com o nome de Australásia (pois, na época, Austrália e Nova Zelândia competiam juntas nos Jogos Olímpicos, com esse nome), e a seleção da região inglesa da Cornuália, campeã do County Championship, o campeonato inglês de seleções regionais (seleções dos condados). Quase sem público e com muita neblina, os australianos venceram com facilidade, 32 x 3.

 

Anos 20, entre a exaltação e o adeus

O fracasso da organização de 1908 levou mais uma vez o Rugby a ficar de fora dos Jogos Olímpicos, em 1912, em Estocolmo, na Suécia. Em 1914, eclodiu a Primeira Guerra Mundial e os Jogos Olímpicos retornaram apenas em 1920, em Antuérpia, na Bélgica, com o Rugby presente. Os donos da casa, no entanto, não participaram, pois o Rugby era na prática inexistente no país (a primeira federação belga foi formada apenas em 1931). Quatro seleções se inscreveram: a França, os Estados Unidos (que seriam representados por um combinados de californianos das universidades de Berkeley, Stanford e Santa Clara), Romênia e Tchecoslováquia. Contudo, romenos e tchecos desistiram do torneio às vésperas e apenas uma partida foi realizada, diante de ótimo público de 20 mil pessoas no Estádio Olímpico (casa atual do clube de futebol Beerschot), apesar da forte chuva. E quem levou a melhor foram os americanos, que surpreenderam os favoritos franceses vencendo por 8 x 0.

 

Em 1924, Paris novamente recebeu os Jogos Olímpicos, e o Rugby foi uma das grandes atrações, com França, Estados Unidos e Romênia aderindo. Outra vez o Estádio de Colombes foi o palco dos jogos, e o interesse da torcida francesa pela revanche contra os americanos era evidente. Os Estados Unidos foram de novo a campo com uma seleção de californianos, com sete campeões olímpicos de 1920, mas com um fato estarrecedor: desde 1920 a seleção americana não era formada e seus atletas não jogavam Rugby! Quando, em 1920, a equipe campeã olímpica retornou no anonimato aos EUA, o Rugby estava praticamente extinto no país com a expansão do Futebol Americano e o time campeão não teve continuidade. Para defender sua medalha olímpica, os EUA reuniram 80 atletas da região de São Francisco antes da viagem à França para uma seletiva e selecionaram 23, todos com pouca experiência.

 

O primeiro duelo de 1924 se deu entre França e Romênia e os franceses atropelaram, 61 x 3, com direito a 13 tries. Na sequência, foi a vez dos americanos enfrentarem os romenos, vencendo por 37 x 0, apesar dos 6 mil torcedores franceses que foram ao estádio para vaiar os americanos. Os ânimos acirrados explodiram na final, com 40 mil pessoas apinhando Colombes para torcer pela França. Logo a 2 minutos de jogo, o ídolo da seleção francesa Adolphe Jauréguy sofreu um duro tackle a ponto de ficar desacordado e com o rosto coberto por sangue, segundo relatos. A torcida francesa explodiu, objetos foram lançados ao campo durante todo o jogo e brigas com dezenas de feridos tomaram lugar nas arquibancadas e dentro do campo, invadido pelos torcedores. O jogo chegou ao fim, mas com uma das maiores zebras da história do Rugby mundial deu as caras. Estados Unidos 17 x 3, bicampeão olímpico.

 

Em 1925, com a saída do Barão Pierre de Coubertin da presidência do Comitê Olímpico Internacional o Rugby perdeu seu principal apoiador no COI, e não foi aceito como esporte olímpico nos jogos de 1928. O pequeno número de nações praticando o rugby em alto nível, o desinteresse britânico e o comportamento da torcida francesa durante a final do torneio de 1924 foram alguns dos principais motivos para tal exclusão.

 

Retorno demorado

Desde sua exclusão, a campanha pela volta do Rugby para os Jogos Olímpicos nunca teve adesão das principais nações do esporte, sempre receosas de dar uma exposição muito grande ao rugby que o levasse ao profissionalismo, proibido pela International Rugby Board – IRB, atual World Rugby – até 1995. Para os Jogos Olímpicos de 1960, em Roma, na Itália, 1980, em Moscou, na então União Soviética, e 1988, em Seul, Coreia do Sul, houve tentativas da volta do Rugby, mas todas fracassadas. Somente a partir de 1994 que as negociações passaram a andar e, em 2009, o tão aguardado anúncio oficial da volta do rugby aos Jogos Olímpicos, no seu formato de sevens, foi feito. A negociação foi longa, mas ajudou a transformar profundamente o Rugby no mundo todo.

 

O Rugby Sevens, criado em 1883, na Escócia, teve mais de um século de existência à sombra do XV, sempre entendido como uma modalidade festiva. Somente nos aos 1970, o potencial do sevens como espetáculo passou a ser comercialmente explorado. Apenas em 1973, em Murrayfield, na Escócia, o primeiro torneio internacional chancelados pelas federações de Inglaterra, Escócia, Gales e Irlanda foi realizado, em comemoração aos cem anos da União Escocesa de Rugby. Em 1976, foi a vez de Hong Kong lançar seu torneio de sevens, que se tornou um ícone no mundo do Rugby. Em 1993, o IRB, enfim, criou sua Copa do Mundo de Rugby Sevens, com a intenção de lançar no ano seguinte a candidatura do Rugby aos Jogos Olímpicos, identificando no jogo reduzido a modalidade ideal para a Olimpíada, pelo tempo curta dos torneios e a plasticidade do jogo.

 

Em 1998, o primeiro grande evento multiesportivo a adotar o Rugby Sevens foram os Jogos da Commonwealth, a Olimpíada do Império Britânico, realizada naquele ano em Kuala Lumpur, na Malásia. O sucesso foi enorme e no ano seguinte o IRB criou a anual Série Mundial de Sevens, com torneios ao redor do mundo. Em 2001, novo passo foi dado, com a introdução do Rugby na edição de Akita, Japão, dos Jogos Mundiais (World Games), evento quadrienal sancionado pelo Comitê Olímpico Internacional, reunindo esportes que não são parte dos Jogos Olímpicos. Em 2009, o torneio feminino foi adicionado à Copa do Mundo de Sevens e, enfim, o tão aguardado anúncio da volta do Rugby aos Jogos Olímpicos foi feito.

 

A estreia do Rugby Olímpico, na realidade, já aconteceu. Em 2014, a cidade chinesa de Nanjing recebeu os Jogos Olímpicos da Juventude, evento do COI para atletas de até 18 anos de idade. O Rugby Sevens esteve presente, com a França ganhando o Ouro no torneio masculino e a Austrália vencendo no feminino (no masculino, a Argentina ficou com a prata e Fiji com o bronze, enquanto no feminino a prata foi canadense e o bronze chinês) . Em 2016, a estreia no evento olímpico principal ocorrerá, e será no Brasil, no Rio de Janeiro!

 

O Rugby nos Jogos Olímpicos

1900, Paris, França

Estádio: Stade de Colombes

Países participantes: 3

Ouro: França

Prata: Grã-Bretanha (representada pelo clube Moseley) e Alemanha

 

Resultados:

Dia 14/10: França 27 x 17 Alemanha

Dia 28/10: França 27 x 08 Grã-Bretanha

 

1908, Londres, Grã-Bretanha

Estádio: White City Stadium

Países participantes: 2

Ouro: Australásia (Austrália + Nova Zelândia, representada apenas pela seleção australiana)

Prata: Grã-Bretanha (representada pela seleção da Cornuália)

 

Resultados:

Dia 26/10: Australásia 32 x 03 Grã-Bretanha

Seleção da Grã-Bretanha (Cornuália) de 1908, à esquerda; Seleção da Australásia (Austrália) de 1908, à direita. Fonte: www.telegraph.co.uk

 

1920, Antuérpia, Bélgica

Estádio: Olympisch Stadion

Países participantes: 2

Ouro: Estados Unidos

Prata: França

 

Resultados:

Estados Unidos 08 x 00 França

Seleção dos Estados Unidos de 1920. Fonte:  www.therugbyforum.com / Jogo França x Estados Unidos, em 1920. Fonte: rugby-pioneers.blogs.com

 

1924, Paris, França

Estádio: Stade de Colombes

Países participantes: 3

Ouro: Estados Unidos

Prata: França

Bronze: Romênia

 

Resultados:

04/05: França 61 x 03 Romênia

11/05: Estados Unidos 37 x 00 Romênia

17/05: Estados Unidos 17 x 03 França

 

Seleção dos Estados Unidos, de 1924, à esquerda. / Jogo França x Romênia, em 1924, à direita. Fonte: www.therugbyforum.com

 

Contagem total (1900 a 1924)

1 – Estados Unidos – 2 ouros

2 – França – 1 ouro e 2 pratas

3 – Austrália (Australásia) – 1 ouro

4 – Grã-Bretanha – 2 pratas

Alemanha – 2 pratas

6 – Romênia – 1 bronze

 

Foto de capa: 1924, www.rugby-pioneers.blogs.com
Fonte: COLLINS, Tony. The Oval World. A Global History of Rugby. London: Bloomsbury, 2015