Tempo de leitura: 4 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – O sábado decisivo do Mundial M20 foi perfeito para a torcida da casa. Em Salford, a Inglaterra atropelou a Irlanda por 45 x 21 na grande final da competição e ergueu o troféu pela terceira vez em sua história – e pela terceira vez nos últimos quatro anos, apontando para uma hegemonia global na categoria de base.

 

Menos de um ano depois do fracasso em casa na Copa do Mundo adulta, o M20 inglês, comando por Martin Haag, fez a festa da torcida da Grande Manchester com uma apresentação irrepreensível diante da rival Irlanda, que chegava à final pela primeira vez na história. O passeio começou logo no primeiro tempo, com o centro Merchant dando um lindo dummy e arrancando para o primeiro try inglês aos 13′. O domínio era completo para o time da casa e a Irlanda sequer passava do meio campo. Aos 20′, o scrum inglês atropelou e Clark finalizou o segundo try. Já aos 30′, a Jovem Rosa achou o caminho de seu terceiro try. A Irlanda afastou a bola com um péssimo chute e Mallinder recebeu, arrancou, serviu Williams com offload e Williams largou a bola para o segunda linha Taylor cruzar o in-goal. 21 x 0, sem problemas.

- Continua depois da publicidade -

 

O atropelo seguiu no segundo tempo com a Inglaterra ganhando um turnover no meio campo e em contra-ataque o abertura Harry Mallinder (filho de Jim Mallinder, diretor do Northampton) não perdoou e correu para o quarto try dos anfitriões. Mas, a Irlanda ainda tinha ânimo para correr atrás do prejuízo e produziu um começo alucinante de segundo tempo. Aos 45′, o hooker McBurney rompeu para o try verde, mas Mallinder fez seu segundo três minutos mais tarde. A resposta veio aos 51′, agora com o fullback Stockdale armando o contra-ataque irlandês para Shane Daly finalizar o segundo try. 34 x 12.

 

O fio de esperança verde se rompeu aos 59′ com o scrum-half Kerins levando amarelo. Com um a menos, a Irlanda não conseguiu impedir Merchant de fazer também seu segundo try na partida. 45 x 14. No fim, Keenan ainda fez um último try para os irlandeses, colocando números finais no jogo: 45 x 21. Inglaterra campeã!

 

Argentina massacra África do Sul e fica em terceiro lugar

Na decisão do 3º lugar, outro show. A Argentina se colocou como o melhor time do Hemisfério Sul e sem deixar dúvidas, colocando a África do Sul “na roda”. Impressionante 49 x 19 para os Pumitas. O primeiro tempo foi duro e parelho, com os Boks levando vantagem e indo ao intervalo vencendo por 19 x 17. No segundo tempo, a casa caiu para os sul-africanos, com  um passeio argentino. Romanini, Baldunciel, Domimguez e Mallia cruzaram o in-goal para darem uma impressionante vitória à Argentina.

 

Nova Zelândia, Gales e França vencem nas despedidas

Nas decisões de 5º, 7º e 9º lugares vitórias para Nova Zelândia, Gales e França. Os Baby Blacks se despediram despachando a Austrália por 55 x 24 em jogo animado em Salford. Foram nada menos que 9 tries de 9 atletas distintos da Nova Zelândia, que encerrou com estilo após a doída eliminação na primeira fase. Gales também não deixou dúvidas e bateu a Escócia na decisão do 7º lugar. 42 x 19, com 6 x 3 em tries.

 

Mas, a França sofreu. Na disputa pelo 9º posto, os franceses quase foram superados pela Geórgia, que cresce em ritmo acelerado e impressionante. 27 x 24 para a França, que sentiu a força georgiana desde o começo. O primeiro tempo acabou em apenas 10 x 3 para os Bleuets, que ampliaram para 27 x 10 na segunda parte, mas viram a reação da Geórgia nos 10 minutos finais, com os Jovens Lelos fazendo dois tries no finzinho.

 

Itália não deixa dúvidas e rebaixa Japão

Depois da final, o jogo mais importante do dia foi o que abriu a jornada de partidas, a decisão do 11º lugar entre Itália e Japão. Motivo: quem perdesse seria rebaixado ao Troféu Mundial M20, a segundona mundial. Itália e Japão se encararam e os Azzurrini afastaram as críticas com uma grande apresentação que rebaixou o Japão. 41 x 17, com o ponta Bronzini fazendo dois tries no primeiro tempo, ajudando a Itália a abrir 20 x 10. Na segunda etapa, como foi padrão no Mundial, o rendimento asiático despencou e a Itália fechou o placar. O hooker Manfredi também deixou dois tries, assim como o oitavo Licata.

 

No ano que vem, o Campeonato Mundial M20 será na Geórgia e o Japão será substituído na elite mundial por Samoa, campeã da segunda divisão neste ano.

 

world rugby logo

World Rugby U20s Championship – Campeonato Mundial M20 – na Inglaterra

Finais

Itália 41 x 27 Japão, em Manchester – Decisão do 11º lugar – Japão rebaixado

Geórgia 24 x 27 França, em Manchester – Decisão do 9º lugar

Escócia 19 x 42 Gales, em Manchester – Decisão do 7º lugar

Austrália 24 x 55 Nova Zelândia, em Salford – Decisão do 5º lugar

Argentina 49 x 19 África do Sul, em Salford – Decisão do 3º lugar

Irlanda 21 x 45 Inglaterra, em Salford – FINAL – Inglaterra campeã

 

Lista de campeões do Mundial M20
1 – Nova Zelândia – 5 títulos
2 – Inglaterra – 3 títulos
3 – África do Sul – 1 título