Tempo de leitura: 4 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – O PRO12, a Liga Ítalo-Celta, está em sua reta final e a 18ª rodada confirmou o que muitos duvidavam: o Connacht não é nenhum “cavalo paraguaio”. O time do oeste da Irlanda recebeu e derrotou o vice líder e gigante irlandês Leinster nesse sábado e se firmou como o grande líder da competição, seguindo firme na busca de um título inédito. A jornada também destacou a vitória fora de casa do Scarlets sobre o Ospreys, no clássico galês da vez, e o triunfo precioso do Glasgow sobre o Ulster, que manteve os escoceses bem na briga pelas semifinais, e ainda com um jogo a mais a fazer que seus concorrentes (no dia 8 do mês que vem, fora de casa, contra o Zebre).

 

Connacht: o novo rei da Irlanda

- Continua depois da publicidade -

O Connacht atingiu de vez sua maioridade nesta temporada. E a prova disso foi sua vitória sobre o Leinster nesse sábado, em partida que valia a liderança do PRO12 para os dois lados – e com o Leinster com todos os seus principais jogadores à disposição. E quem mexeu primeiro no placar foi o Connacht, em jogada de velocidade, com o ponta nigeriano Niyi Adeolokun investindo e chutando para o in-goal para o scrum-half Kieran Marmion apoar a bola e fazer o festejado try verde. O Leinster só movimentou o marcador com dois penais de Madigan no segundo tempo e, no fim, a defesa do Connacht prevaleceu, aguentou a pressão azul e fez o estádio em Galway explodir de alegria com a vitória por 7 x 3.

 

Festa também em Limerick, com o Munster se mantendo na zona de classificação ao mata-mata com uma vitória incontestável de 43 x 0 (7 tries) sobre o Zebre. Simon Zebo cruzou o in-goal duas vezes.


Escoceses firmes no bom caminho

Na Escócia, o outro irlandês da competição, o Ulster, foi derrotado pelo Glasgow Warriors, atual campeão, e seguiu de fora da zona de classificação. A vitória era compulsória para o Glasgow se manter na briga pelas semifinais. O jogo foi bom, com o Ulster largando na frente em 10 x 9 antes do intervalo, graças a try de Iain Henderson. Porém, os Warriors reagiram no segundo tempo com grandes atuações de Finn Russell e Stuart Hogg. Stuart McCloskey ampliaria a frente para os irlandeses, mas Hogg e Seymour fizeram os dois tries da virada escocesa em belas arrancadas. 27 x 17 para os escoceses.

 

Já o Edinburgh defendeu sua posição dentro da zona de classificação à Champions Cup europeia vencendo fora de casa o Dragons. 16 x 15 em Gales, graças à última conversão – após try de Amos – perdida pelos galeses.


Scarlets no topo de Gales

Em Swansea, o sábado foi de clássico galês, com os rivais do Sudoeste de Gales, Ospreys (Swansea) e Scarlets (Llanelli) medindo forças. A vitória era crucial para o Ospreys, que começou melhor, com try de Josh Matavesi aos 15′. Contudo, os vermelhos, que ocupam o ótimo terceiro lugar na liga, estavam com tudo, liderados pelo camisa 9 Gareth Davies. E foi ele que puxou, aos 29′, a resposta do Scarlets, com Morgan Allen deixando para o canadense DTH Van Der Merwe cair para o try escarlate. O jogo foi ao intervalo em 13 x 13 e a segunda etapa foi de muitos erros do lado do Ospreys, de Rhys Webb e Sam Davies, incapaz de penetrar na defesa vermelha. O Scarlets puniu a ansiedade do rival e Aled Thomas arrematou nada menos que 4 penais certeiros, que deram números finais a favor dos visitantes, 25 x 16.

 

Com a derrota, o Ospreys se vê agora em situação delicada, seriamente ameaçada de não se classificar à Champions Cup. Melhor para o Cardiff Blues, que fez sua parte, aplicou 56 x 8 no Treviso, com direito a 8 tries de 8 jogadores diferentes, e ocupa agora o oitavo lugar, acima dos Ospreys e ainda vivo na luta por uma lugar na principal copa europeia.


Calvisano sozinho na liderança na Itália – por Giorgio Vuerich

Graças a vitória com o bônus sobre a Lazio por 40×7, o Calvisano é agora o líder isolado do Eccellenza Italiano. O Rovigo venceu também, mas sem bônus no clássico vêneto contra Mogliano, 40×7. Agora, Calvisano tem um ponto a mais pela luta ao primeiro lugar, que garante a possibilidade de jogar a final em casa.

 

No estadio Battaglini, em Rovigo, os anfitriões fadigaram demais contra um bom Mogliano. A primeira etapa acabou com Mogliano na frente, 16×9, com o único try marcado para o ponta Pavan. Na segunda etapa, os Bersaglieri viraram o jogo com quatro penais de Basson, fechando o marcador 21×16.

 

No outro clássico vêneto, o Petrarca Padova caiu em San Donà contra os anfitriões, 19×10. Pelo San Donà, tries de Falsaperla , Mortali e Preston contra o único try de Francescato.

 

Já os policias do Fiamme Oro atropelam a lanterna L’Aquila 43×7, enquanto o Viadana teve trabalho para ganhar em Piacenza, 11×6.

 

guinness pro12

Guinness PRO12 2015-16 – Liga Ítalo Celta (Escócia, Gales, Irlanda e Itália)

Munster 47 x 0 Zebre

Cardiff Blues 56 x 8 Treviso

Glasgow Warriors 27 x 17 Ulster

Ospreys 16 x 25 Scarlets

Connacht 7 x 6 Leinster

Dragons 15 x 16 Edinburgh

 

ClubePaísCidadeJogosPontos
LeinsterIrlandaDublin2273
ConnachtIrlandaGalway2273
Glasgow WarriorsEscóciaGlasgow2272
UlsterIrlandaBelfast2269
ScarletsGalesLlanelli2263
MunsterIrlandaLimerick/Cork2263
Cardiff BluesGalesCardiff2256
OspreysGalesSwansea2255
EdinburghEscóciaEdimburgo2254
DragonsGalesNewport2226
ZebreItáliaParma2224
Benetton TrevisoItáliaTreviso2220
- Vitória = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota = 0 pontos;
- Anotar 4 ou mais tries = 1 ponto extra;
- Perder por 7 pontos ou menos de diferença = 1 pontos extra;
- 1º ao 4º lugares - classificação às Semifinais e à Champions Cup;
- 5º, 6º e 7º lugares - classificação à Champions Cup;
- Nota: ao menos uma equipe de cada país participará da Champions Cup. Assim, se um país não tiver nenhuma equipe entre os 7 primeiros do PRO12, o melhor time desse país ganhará vaga na Champions Cup e o 7º colocado irá para a fase preliminar da competição europeia.

 

eccellenza

Campionato di Eccellenza – Campeonato Italiano

Calvisano 40 x 7 Lazio

Lyons Piacenza 6 x 11 Viadana

Rovigo 21 x 16 Mogliano

Fiamme Oro 43 x 7 L’Aquila

San Donà 19 x 10 Petrarca Padova

 

ClubeCidadeJogosPontos
RovigoRovigo1875
CalvisanoCalvisano1872
Petrarca Padova1858
MoglianoMogliano1856
ViadanaViadana1843
San DonàSan Donà1843
Fiamme OroRoma1840
LazioRoma1825
LyonsPiacenza1814
L'AquilaL'Aquila1809
- Vitória = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota = 0 pontos;
- Anotar 4 ou mais tries = 1 ponto extra;
- Perder por diferença de 7 pontos ou menos = 1 ponto extra;
- 1º ao 4º lugares - classificação às Semifinais;
- 10º lugar - Rebaixamento

 

Foto: Connacht. ©INPHO/James Crombie