Munster e Saracens fazem clássico de campeões europeus. Foto: EPCR

Tempo de leitura: 5 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – A grande final da Copa Europeia de Rugby, a Champions Cup, está definida! De um lado estará o Saracens, da Inglaterra, atual campeão da competição e único invicto até aqui. Do outro, o Clermont, da França, que chegará à terceira final da sua história, ainda na busca por seu primeiro título. O palco será o estádio de Murrayfield, em Edimburgo, na Escócia, no dia 13 de maio.

 

As classificações de Saracens e Clermont foram sacramentadas neste fim de semana às custas dos gigantes irlandeses Munster e Leinster. Os ingleses bateram em Dublin o Munster no sábado, 26 x 10, enquanto o Clermont passou pelo poderoso Leinster, em Lyon, 27 x 22. Pelo terceiro ano seguido a final da Copa Europeia terá um clube inglês e um francês.

- Continua depois da publicidade -

 

Saracens, o time da ser batido

O jogo de sábado oponha a velha força Munster, duas vezes campeão europeu (a última vez em 2008), e a nova força Saracens, que não perde no torneio continental há dois anos. O Munster jogava na Irlanda, mas não era em seu estádio. O palco foi o Aviva Stadium, em Dublin, casa da seleção irlandesa e de seu rival Leinster. Ainda assim, o teatro do rugby irlandeses foi pintado de vermelho para empurrar o time do sul da ilha, que largou na frente, com penal aos 6′ do neozelandês Bleyendaal. Os visitantes tiveram chance de ouro logo depois para o try, em contra golpe em velocidade, mas Wigglesworth cometeu knock-on na hora de finalizar  alinha de passes. Owen Farrell, aos 16′, empatou para o Saracens com penal, mas Jackson Wray complicou as coisas para os londrinos com amarelo pouco depois, aos 22′. O resultado foi um prolongado domínio territorial dos irlandeses, que tiveram 40% de posse de bola na metade de ataque do campo, mas não souberam produzir. Com excessivos chutes para o alto, o Munster não avançou e antes do intervalo Farrell puniu a inefetividade do oponente com penal para os Sarries, abrindo 6 x 3 e premiando um trabalho defensivo exímio dos atuais campeões.

 

No segundo tempo, o time de Londres cresceu na força de seu pack. Aos 52′, Kruis teve tudo para cravar o try inglês, mas cometeu knock-on na hora de apoiar a bola no in-goal. Sem problemas, pois no minuto seguinte o Saracens encontrou seu try crucial, com o pilarzão Mako Vunipola rompendo e colocando a bola na meta. 13 x 03. A resposta do Munster foi deficiente. Aos 58′, Bleyendaal jogou fora penal e, aos 67′, carimbou a trave em drop goal. Os vermelhos não conseguiam criar espaços contra a poderosa defesa dos comandados do técnico Mark McCall. E o golpe fatal inglês saiu aos 70′, com Farrell chutando cruzado para Chris Wyles, que não apanhou de imediato a bola, mas fez o tackle em Conway e aproveitou a bola escapando dos irlandeses para cravar o try da vitória.

 

No fim, CJ Stander ainda fez um try de honra para o Munster, mas sem tempo para a virada. 26 x 10 para o Saracens, que chega à sua segunda final seguida e a terceira em sua história, na busca por seu segundo título.

 

 

O sonho segue para o Clermont

No domingo, Lyon foi pintada de amarelo para receber Clermont e Leinster. O Clermont não jogava em casa, mas sua torcida viajou os cerca de 200 km que separam as duas cidades para apoiar os Vulcões, com 40 mil pessoas nas arquibancadas do Stade Gerland. E a equipe correspondeu, protagonizando um grande duelo contra o tricampeão europeu Leinster.

 

O Clermont começou dominante e arrasador, chegando a seu primeiro try aos 3′ com Yato, recebendo chute do inglês David Strettle nas costas da defesa irlandesa, após jogada de mãos até a ponta. Camille Lopez, um dos nomes do jogo, ampliou logo depois com penal e, aos 14′, foi a vez de Strettle correr na ponta para o segundo try amarelo. Tudo ia perfeito para os Jaunards, que acumulavam 60% de posse de bola e território.

 

O Leinster, claro, entrou no jogo, fechou os espaços de sua defesa e antes do intervalo pontuou com penal de Jonny Sexton. Na volta dos vestiários, os irlandeses passaram a ter maior volume de jogo e o Clermont passou a acumular penais, permitindo a Sexton rapidamente reduzir a diferença. Aos 55′, o Clermont se safou do try da virada irlandesa, quando Henshaw avançou e Leavy cravou o try que, no entanto, foi anulado pelo árbitro Nigel Owens, por penal anterior em Rougerie, que teve o pé seguro no ruck, sendo impedido de efetuar tackle. Morgan Parra logo aliviou a tensão do lado francês com penal certeiro e o Clermont quase festejou aos 60′, quando Lamerat correu para o try, mas recebendo passe para a frente. Novo lance anulado.

 

Coube a Lopez, aos 64′, fazer a torcida respirar com drop goal preciso para os amarelos, abrindo 21 x 12. Mas, a festa foi curta, pois, aos 67′, Ringrose achou o espaço com side step venenoso e correu meio campo para marcar precioso try para o Leinster. 21 x 19. O troco francês saiu aos 70′ com penal de Lopez, ao passo que Spedding ainda perdeu penal de lona distância. O perigo irlandês ainda rondava os anfitriões e foi novamente pelos pés de Lopez, em novo drop goal, aos 75′, que os franceses puderam festejar. 27 x 19.

 

Ainda havia tempo para uma pressão no desespero do Leinster e o Sexton deu aos visitantes um fio de esperança com penal aos 78′. Porém, o Clermont resguardou a bola no fim e festejou  27 x 22. Essa será a terceira final do Clermont, que foi derrotado pelo Toulon nas duas oportunidades anteriores, em 2013 e 2015.

 

champions cup

EPCR Champions Cup – Copa Europeia de Rugby

Semifinais

Munster copy10versus copiar26Saracens logo

Munster 10 x 26 Saracens, em Dublin

 

clermont copy copy27versus copiar22Leinster

Clermont 27 x 22 Leinster, em Lyon

 

FINAL – dia 13 de maio

13h00 – Saracens x Clermont, em Edimburgo (Escócia)

 

* hora de Brasília

 

Foto: Saracens x Munster – Billy Stickland/INPHO/EPCR