Tempo de leitura: 1 minuto

O conceito “Six Nations” pegou mesmo. Depois das Américas criarem seu “Six Nations”, o Americas Rugby Championship, as África também terá seu torneio de seis seleções na primeira divisão.

 

Foi anunciado que para 2017 a Africa Cup (Copa da África) terá sua primeira divisão expandida de 4 para 6 seleções, que se enfrentarão no sistema de todas contra todas, com um total de 5 rodadas. A competição ocorrerá em junho e julho envolvendo Namíbia, Quênia, Uganda, Zimbábue, Senegal e Tunísia.

- Continua depois da publicidade -

 

Haverá sistema de rebaixamento e promoção, mas ainda não houve um anúncio sobre como funcionará a segunda divisão, que deverá contar pelo menos com Madagascar, Costa do Marfim, Botsuana e Marrocos.

 

A Copa da África de 2017 (e não mais de 2018) valerá também como as Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2019.

 

Tri Nations do Norte da África

Outra competição que foi confirmada e será disputada ainda em dezembro de 2016 é o Magreb Tri Nations, o Três Nações do Norte da África. Tunísia, Marrocos e Argélia irão encerrar o calendário de jogos internacionais deste ano. Todos os jogos serão na cidade de Orã, na Argélia, que volta a disputar competições internacionais. Confira a tabela:

 

Dia 17/12: Argélia x Marrocos

Dia 21/12: Tunísia x Marrocos

Dia 25/12: Argélia x Tunísia