Tempo de leitura: 3 minutos

ARTIGO COM VÍDEO – A França não viveu um fim de semana apenas de Top 14.  O domingão foi da grande final do mata-mata de promoção da Pro D2, a segunda divisão, valendo a segunda vaga no Top 14 da próxima temporada.

 

Em Bordeaux, campo neutro, mas com mais de 31 mil torcedores, Agen e Montauban duelaram para ver quem se juntaria ao Oyonnax como os times promovidos. E o Agen, que foi rebaixado junto do Oyonnax no ano passado, garantiu sua vaga com uma grande vitória por 41 x 20. Foram 5 tries para o Agen, com Darbo, Murday, Paris, Nakosi e Fouyssac. Quinto maior campeão francês, campeão 8 vezes (a última em 1988, ainda na era amadora), o tradicional Agen está de volta.

- Continua depois da publicidade -

 

prod2

Pro D2 – 2ª Divisão do Campeonato Francês 20

Final do mata-mata

Montauban 20 x 41 Agen, em Bordeaux

 

Calvisano e Rovigo decidirão o título italiano pela quarta vez seguida – por Giorgio Vuerich

A jornada na Itália também foi decisiva neste fim de semana. No sábado, jogando em casa, o Calvisano carimbou sua vaga à final do Eccellenza, em clássico lombardo contra Viadana. Seis tries, com Pettinelli (11’), Paz (16’) Novillo (31’), Minozzi (35’ e 36’) e Bruno (42’) deram grande margem na primeira etapa para Calvisano, 40×3 na tabela. Na segunda etapa, a reação dos mantovanos veio, marcando dois tries, com Manganiello e Tizzi. Mas, a 6 minutos do fim saiu o sétimo try do Calvisano, com De Santis, decretando o 47×17 final.

 

Na semifinal do domingo, o 140° Derby d’Italia (chamado assim o jogo entre os dois times mais titulados entre os que hoje estão no Eccellenza), os anfitriões do Petrarca Padova tinham um enorme desafio para reverter o resultado do jogo de ida contra seu arquirrival Rovigo. Mas os “Bersaglieri” dominaram os padovanos já na primeira etapa com um try do centro Majstorovic, convertido pelo fullback Basson, que marcou também um penal. Aos 38’, o momento decisivo do jogo veio, depois uma falta no ruck houve uma grande briga envolvendo mais jogadores. O juiz com ajuda do TMO atribuiu um cartão amarelo ao pilar Rossetto e um vermelho ao hooker Ferraro, ambos do Petrarca. Acabou o primeiro tempo em 10×0 para o Rovigo e dois jogadores a menos no Petrarca. De volta do vestiário, os anfitriões reagiram e, apesar em desvantagem de jogadores, aos 5’ marcaram try crucial, reduzindo para 10×5. Mas os “Bersaglieri” controlaram o jogo e marcaram dois tries com Rodriguez e Momberg 22×5. Uma jogada de 80’ metros do ponta Faldati reduziu com try para Padova 22×12. E no final do jogo Basson marcou um penal e um belíssimo dropgoal do meio campo fechando o placar em 28×12 para o Rovigo. No próximo sábado,

 

O sábado foi ainda de final da segunda divisão, com a região da Toscana voltando a ter um time no Eccellenza, com a equipe de Florença, I Medicei. Em Parma, campo neutro, no estádio Lanfranchi (do Zebre), os Medicei ganharam venceram o tradicional L’Aquila.

 

eccellenza

Campionato di Eccellenza – Campeonato Italiano

Semifinais jogos de volta

Calvisano 47 x 17 Viadana, em Calvisano (agregado: 59 x 25)

Petrarca Padova 12 x 28 Rovigo, em Padova (agregado: 30 x 61)

 

Série A – 2ª divisão do Campeonato Italiano

Final

I Medicei 38 x 14 L’Aquila, em Parma

 

Eccellenza 2017-18 será:

4 times do Vêneto : Rovigo, Petrarca, Mogliano e San Donà

2 times da Lombardia : Calvisano e Viadana

2 times do Lazio: Fiamme Oro e Lazio

1 time da Emilia-Romagna: Reggio

1 time da Toscana : I Medicei

 

Foto: Rugbyrama