Tempo de leitura: 5 minutos

 AUSxNZ 2014 10 18

Os confrontos do The Rugby Championship já haviam definio que a Bledsiloe Cup ficaria com a Nova Zelândia. Mas o jogo valia a recuperação das equipes diante de seus momentos difíceis. Foi um jogo emocionante e disputado do começo ao fim, como deve ser um jogo entre estes adversários. Decidido nos segundos finais a favor dos All Blacks com um try de Malakai Fekitoa convertido por Collin Slade. Se o resultado fosse a favor dos Wallabies, não seria impossível de acontecer. A Austrália liderou o placar durante a maior parte do jogo, mas sucumbiu nos acréscimos à garra maori dos neozelandeses.

É o segundo grande revés da Austrália nas últimas duas semanas, o primeiro foi ser a primeira seleção a ceder uma vtória para a Argentina na última rodada do The Rugby Championship desta temporada. Revés este que foi responsável pela decisão tomada por Ewen McEnzie de deixar o selecionado australiano. Decisão esta comunicada hoje após o jogo contra os All Blacks.

- Continua depois da publicidade -

 O jogo começou truncado, com as equipes se defendendo muito bem. A Austrália dificilmente perdia um lineout para os All Blacks quando a reposição era sua e nos scrums a disputa foi equilibrada.

Poucos penais aconteceram em locais bons para chutes, então as escolhas eram sempre por chutes para as laterais.

Aos 12 minutos, Nick Phipps abriu o placar do jogo anotando um try para os Wallabies. Após uma jogada excelente da linha australiana e de uma bela corrida de Israel Folau, o scrum-half australiano anotou o try que Bernard Foley converteu. Austrália 7 x 0.

A respossta neozelandesa veio rápido. Logo na reposição, Conrad Smith liderou o ataque que terminou com o try de Cory Jane. Beauden Barrett converteu. Agora tudo igual novamente no placar. 7 x 7.

O jogo continuou em equilíbrio e concentrado entre as linhas de 22m. Quando se adentravam nas linhas adversárias, as defesas conseguiam sobrepujar os ataques e aliviavam a pressão.

Aos 33 minutos, em uma jogada de impedimento de McCaw, Foley chutou penal aos postes e converteu, deixando os Wallabies novamente à frente no placar. Wallabies 10 x 7. Mas jogar contra os All Blacks, requer atenção 100% do tempo. Em um decuido qualquer, como o ocorrido aos 36 minutos, pode surgir uma jogada de velocidade em que Dane Coles, o hooker, sobrou frente a uma falha na marcação da linha defensiva adversária e correu para o ingoal anotando o segundo try da Nova Zelândia, não convertido por Barrett. Virada no placar: All Blacks 12 x 10.

Desta vez a Austrália também foi ligeira, na reposição os Wallabies recuperaram a bola, avançaram até a linha do ingoal e lá, parados em um ruck, Foley se infiltra e faz uma bela jogada anotando o segundo try da Austrália. Try que ele não conseguiu converter. E isso ocorre no fim do primeiro tempo: Austrália 15 x 12.

O jogo recomeçou disputado como terminou na primeira etapa. Aos 2 minutos depois de duas quebras de marca do ataque australiano, Adam Ashley-Cooper que completou 100 jogos com a camisa dos Wallabies, anotou o terceiro try australiano e Foley converteu. Wallabies ampliaram para 22 x 12 sua vantagem.

Aos 12 minutos em um penal por jogo incorreto da Austrália em um ruck, Barret chutou aos postes,  converteu a penalidade e diminuiu a diferença no placar, agora 22 a 15 para os Wallabies. Cinco minutos depois, penal para os Wallabies por Kieran Read reter a bola enquanto está no chão. Foley foi aos postes novamente e converteu. 25 x 15.

Logo na reposição, Patrick Tuipulotu tackleou um jogador australiano no ar e vai para o Sin Bin.

Mesmo jogando com um a menos, os All Blacks se superaram. Mostraram seu poder. E em uma jogada rápida ao estilo dos melhores scrum-halfs do mundo, após um penal marcado após uma vantagem não obtida pelos All Blacks, em uma cobrança rápida, Aaron Smith joga sozinho de mão e anotou mais um try para o time noezelandês. Barrett converteu, All Blacks 22 x 25.

Com a volta de Tuipulotu a Nova Zelândia passou a dominar o jogo.

Faltando apenas 6 minutos para o fim do jogo, outro penal de Read, agora por não sair do ruck  Nic White converteu e ampliou novamente a ventagem para os Wallabies, 28 x 22.

E, nestes momentos que vemos por que o time neozelandês é considerado o melhor do mundo e lidera o ranking dos recordes. Nos segundos finais de jogo, os All Blacks pressionavam e a defesa australiana conseguiu abafar algumas fases do último ataque dos neozelandeses. Mas não conseguiu evitar a penetração de Malakai Fekitoa. Ele invadiu o ingoal e anotou o último try da partida. Nos acrescimos a virada no chute final de Colin Slade.

A Bledisloe Cup estava já definida. Mas o jogo valia muito para as duas seleções. Por isso o empenho de ambas em vencer a partida para aliviar os reveses das duas equipes na última rodada do The Rugby Championship e, nesta a Nova Zelândia levou a melhor. Mantém a coezão e a crença em seu poderio. Para a Austrália sobrou a busca de um novo técnico às pressas para a preparação final para a Copa do Mundo de Rugby a ser disputada no ano que vem, na Inglaterra.

 Por: Luis Kolle

Bledisloe Cup – sábado, dia 18 de outubro

Wallabies   28 versus copiar 29all blacks

Austrália 28 x 29 Nova Zelândia, em Brisbane

Árbitro: Craig Joubert (África do Sul)

 

Austrália

Tries: Phipps, Foley, Ashley-Cooper 
Conversões: Foley(2)
Penais: Foley(2), White

15 Israel Folau, 14 Adam Ashley-Cooper, 13 Tevita Kuridrani, 12 Christian Leali’ifano, 11 Joe Tomane, 10 Bernard Foley, 9 Nick Phipps, 8 Scott Higginbotham, 7 Michael Hooper (c), 6 Scott Fardy, 5 Rob Simmons, 4 Sam Carter, 3 Sekope Kepu, 2 Saia Fainga’a, 1 James Slipper.

Suplentes: 16 Josh Mann-Rea, 17 Benn Robinson, 18 Ben Alexander, 19 James Horwill, 20 Matt Hodgson, 21 Nic White, 22 Quade Cooper, 23 Rob Horne.

 

Nova Zelândia

Tries: Jane, Coles, A. Smith, Fekitoa 
Conversões: Barrett(2), Slade 
Penal: Barrett

15 Israel Dagg, 14 Ben Smith, 13 Conrad Smith, 12 Malakai Fekitoa, 11 Julian Savea, 10 Beauden Barrett, 9 Aaron Smith, 8 Kieran Read, 7 Richie McCaw (c), 6 Liam Messam, 5 Sam Whitelock, 4 Brodie Retallick, 3 Owen Franks, 2 Dane Coles, 1 Wyatt Crockett.

Suplentes:16 Keven Mealamu, 17 Ben Franks, 18 Charlie Faumuina, 19 Patrick Tuipulotu, 20 Sam Cane, 21 TJ Perenara, 22 Colin Slade, 23 Charles Piutau