Tempo de leitura: 3 minutos

A Argentina viveu um feriado de gala, com as quartas de final do Nacional de Clubes, máximo título do rugby de clubes do país. Entre os semifinalistas, Hindú, Belgrano e Newman dão à União de Rugby de Buenos Aires (URBA) maioria na luta pelo título, com o interior sendo representado apenas pelo Tucumán Rugby Club.

 

O Tucumán RC venceu o dérbi tucumano contra o Tucumán Lawn Tennis em um jogo apertado e emocionante. 22 x 20 para os verdes, que saíram em grande desvantagem na primeira etapa, vencida pelo TLT por 13 x 3. No segundo tempo, o TRC deu a volta por cima, garantiu seu try com o ponta Augusto López e mais quatro penais com Juan León Novillo, o último aos 76′, para virar o placar. Já o Belgrano despachou o único representante de Córdoba nas finais. O time de Palermo se impôs por 38 x 23, dominando o jogo desde o primeiro tempo. Foram cinco tries para o Belgrano, dos quais três penal-tries.

- Continua depois da publicidade -

 

Nos confrontos entre times de Buenos Aires, Newman e Hindú falaram mais alto. O Hindú provou ser o favorito ao título derrotando por 19 x 6 o Pucará, com tries de Belisario Agulla, Felipe Ezcurra e Bautista Álvarez. Já o Newman atropelou o La Plata por 35 x 7, depois de um primeiro tempo de pouca emoção, mas domínio do time grená.

 

Por fim, o sábado ainda contou com o jogo entre Universitario de Rosario e Jockey Club de Córdoba, os dois piores times do interior na fase de grupos. A União Argentina e Rugby garante no Nacional de Clubes sete vagas a clubes de da URBA e nove a clubes das demais províncias (o chamado Interior). As vagas do interior são divididas entre os campeonatos regionais de acordo com as campanhas de seus clubes. Com a vitória do Universitário por 27 x 8 sobre o Jockey Club de Córdoba o Campeonato Central (do qual o Jockey Club faz parte) perdeu uma vaga no Nacional de Clubes do ano que vem, enquanto o Campeonato do Litoral (do qual o Universitario faz parte) preservou o mesmo número de vagas. Assim, em 2016, Litoral e Centro terão três lugares cada no Nacional, ao passo que o Norte terá duas vagas, enquanto Oeste, Pampas, Nordeste e Patagônia (os outros quatro campeonatos regionais) não terão nenhuma vaga direta. A nona vaga irá para o campeão do Torneio do Interior, a segunda divisão nacional, jogada em paralelo com o Nacional de Clubes, por equipes dos sete campeonatos regionais do interior (não contando apenas com equipes da URBA).

 

Buenos Aires conquista o Argentina M18

Nesse feriado também foi realizada na Argentina a final do campeonato juvenil M18 de seleções provinciais. E Buenos Aires alcançou o título vencendo a forte equipe de Córdoba por 18 x 13 na decisão jogada na cidade de La Plata, que também recebeu todos os outros decidindo as posições finais da competição. Quem também comemorou foi Santiago del Estero, campeão da segunda divisão e promovido no lugar de Sur (seleção de Bahia Blanca), rebaixado.

 

Old Boys vence Carrasco Polo no clássico uruguaio

No Uruguai, a quarta rodada do campeonato nacional contou com o grande clássico entre Old Boys e Carrasco Polo, os dois únicos invictos até então na competição. E o Old Boys levou a melhor, assumindo a liderança isolada do certame. Vitória por 16 x 12 para os azulgranas.

 

nacional de clubes

ICBC Nacional de Clubes – Campeonato Argentino

Quartas de final

Hindú 19 x 6 Pucará, em Don Torcuato

Belgrano 38 x 23 Tala, em Buenos Aires

Tucumán RC 22 x 20 Tucumán Lawn Tennis, em Tucumán

Newman 35 x 7 La Plata, em Benavidez

 

Semifinais – dia 9 de maio

Hindú x Belgrano, em Don Torcuato

Tucumán RC x Newman, em Tucumán

 

Playoff de rebaixamento do Interior

Universitário de Rosario 27 x 8 Jockey Club de Córdoba

 

Campeonato Argentino M18  de Seleções Provinciais

Finais – em La Plata

Zona Campeonato (1ª Divisão)

Final – Buenos Aires 18 x 13 Córdoba (Buenos Aires campeão)

3º lugar – Tucumán 27 x 5 Rosario

5º lugar – Cuyo (Mendoza) 32 x 7 Mar del Plata

7º lugar – Salta 22 x 0 Sur (Sur rebaixado)

 

Zona Ascenso (2ª Divisão)

Final – Santiago del Estero 13 x 10 Entre Ríos (Santiago del Estero campeão e promovido)

3º lugar – Alto Valle 39 x 15 Santa Fé

5º lugar – Nordeste 19 x 19 San Juan

7º lugar – Chubut 22 x 19 Misiones (Misiones rebaixado)

 

Campeonato Uruguaio – 1ª Divisão

Old Boys 16 x 12 Carrasco Polo

Los Cuervos 31 x 0 Champagnat

Trébol 33 x 10 PSG

Old Christians x Montevideo Cricket – quarta-feira