Tempo de leitura: 5 minutos

Grandes notícias vindas de nossas vizinhos! Na Argentina, enquanto Buenos Aires comemorava o título do Seven de la República e a franquia dos Jaguares do Super Rugby ganhava corpo, a União Argentina de Rugby estreitava suas relações com a União de Rugby do Uruguai.

 

Old Boys e Old Christians entre os argentinos

- Continua depois da publicidade -

O rugby uruguaio segue estreitando suas relações com o rugby argentino. Depois da entrada em 2015 da seleção “B” do Uruguai na terceira divisão do Campeonato Argentino, o campeonato de seleções provinciais do país, agora foi a vez do anúncio da admissão do campeão e do vice-campeão uruguaios no Torneio do Interior B, competição de clubes equivalente à terceira divisão argentina. Com isso, Old Boys, campeão uruguaio de 2015, e Old Christians, vice-campeão, terão pela frente quatro clubes argentinos entre março e maio, garantindo jogos de nível ainda maior que de seu campeonato nacional.

 

Buenos Aires campeão do Seven de la República

Com o encerramento do Campeonato Argentino no começo deste mês, as atenções se voltaram nos dias 13 e 14 para Parana, capital de Entre Rios, que recebeu mais um Seven de la República, o Campeonato Argentino de Sevens para seleções provinciais, que passaram do XV para o sevens e encerraram suas temporadas. E o ano foi perfeito para Buenos Aires, que após ser campeã de XV levantou a taça no sevens pelo quarto ano consecutivo, e pela 16ª vez na história.

 

Na final, as Águias bateram a zebra Santa Fe por 31 x 10. Em edições passadas, Uruguai, Chile, Paraguai e Brasil disputaram o torneio com suas seleções nacionais.

 

Saiba mais sobre o rugby argentino

No rugby argentino de clubes, a divisão máxima é o Nacional de Clubes, que será disputado em 2016 entre 26 de março e 21 de maio, com 16 clubes: os 7 melhores do URBA Top 14 de 2015, o Campeonato de Buenos Aires, e outras 9 equipes  melhores ligas do interior, sendo no ano que vem os 3 melhores da liga do Noroeste, 3 da liga de Córdoba e 3 da liga do Litoral.

 

A Argentina conta com nada menos que 8 ligas regionais, sendo elas: URBA (Buenos Aires),Centro (Córdoba), Noroeste (Tucumán, Salta, entre outras), Litoral (Rosario, Santa Fe e Entre Ríos), Oeste (Cuyo e San Juan), Pampeana (Mar del Plata e Sur), Nordeste e Patagônia.As ligas regionais são disputadas entre junho e outubro.

 

De março a maio, em paralelo ao Nacional de Clubes, as demais equipes disputam ou o URBA Grupo I (que vale as demais 7 vagas no URBA Top 14, para o qual os 7 clubes de Buenos Aires que disputam o Nacional de Clubes já estão classificados) ou o Torneio do Interior (para os clubes das demais regiões), que são, portanto, o equivalente à segunda divisão nacional. Em 2016, o Torneio do Interior terá 16 clubes, sendo 4 do Noroeste, 3 do Centro, 3 do Litoral, 3 do Oeste, 3 do Pampeano.

 

O Torneio do Interior B, por sua vez, corresponde à terceira divisão, e terá 18 times em 2016, com a adição de Old Boys e Old Christians, de Montevidéu. Entre as demais regiões, a divisão de vagas foi: 3 vagas para o Noroeste, 3 para o Oeste, 2 para o Centro, 2 para o Litoral, 2 para a Pampeana, 2 para o Nordeste e 2 para a Patagônia.

 

O clube que for campeão do Torneio do Interior não garante vaga no Nacional de Clubes, mas assegura uma vaga a mais para sua região. No ano passado, o Noroeste tinha apenas duas vagas, mas o Cardenales, de Tucumán, foi campeão do Torneio do Interior e elevou para 3 as vagas de sua região (e ironicamente não assegurou sua vaga pela sua liga regional), com o Centro sendo reduzido de 4 para 3. O mesmo acontece com o Torneio do Interior B, cujo campeão aumenta para sua região uma vaga no Torneio do Interior do ano seguinte.

 

Para reduzir custos, no Torneio do Interior B as equipes de cada grupo só se enfrentam uma vez, mas no Torneio do Interior e no Nacional de Clubes os jogos são no sistema de turno e returno dentro de cada grupo.

 

Quer entender melhor? Aqui está o resumo:

 

Competições de clubes na Argentina

Março a maio

1ª divisão

Nacional de Clubes: 7 melhores de Buenos Aires (URBA Top 14), 3 melhores do Litoral, 3 melhores do Centro e 3 melhores do Noroeste. Clique aqui para ver os grupos de 2016.

 

2ª divisão

Torneio do Interior A: 4 clubes do Noroeste, 3 do Centro, 3 do Litoral, 3 do Oeste e 3 do Pampeano. O clube campeão garante 1 lugar a mais para sua região no Nacional de Clubes seguinte. Clique aqui para ver os grupos de 2016.

URBA Grupo I (apenas Buenos Aires): 20 clubes (dois grupos de 10), jogando por 7 vagas no URBA Top 14 do mesmo ano;

 

3ª divisão

Torneio do Interior B: 3 clubes do Noroeste, 3 do Oeste, 2 do Centro, 2 do Litoral, 2 do Pampeano, 2 do Nordeste, 2 da Patagônia e 2 do Uruguai. O clube campeão garante 1 lugar a mais para sua região no Torneio do Interior A seguinte. Clique aqui para ver os grupos de 2016;

URBA Grupo II: 24 clubes (dois grupos de 12), jogando por 13 vagas no Torneio “Reubicación” do mesmo ano

 

Junho a Outubro

URBA Top 14 (Buenos Aires): Divisão máxima de Buenos Aires, com 14 clubes (os 7 que jogaram o Nacional de Clubes e os 7 melhores do URBA Grupo I). Os 7 primeiros garantem vaga no Nacional de Clubes do ano seguinte. Os 7 piores jogarão o URBA Grupo I;

Reubicación (Buenos Aires): 26 clubes (dois grupos de 13), que jogam por 13 vagas no URBA Grupo I do ano seguinte;

Torneio do Centro: Divisão máxima de Córdoba e Andina (La Rioja e Catamarca);

Torneio do Litoral: Divisão máxima de Rosario, Santa Fe e Entre Ríos;

Torneio do Noroeste: Divisão máxima de Tucumán, Salta, Santiago del Estero e Jujuy;

Torneio do Oeste: Divisão máxima de Cuyo (Mendoza), San Juan e San Luis;

Torneio Pampeano: Divisão máxima de Mar del Plata, Oeste de Buenos Aires e Sur (Bahia Blanca e La Pampa);

Torneio do Nordeste: Divisão máxima do Nordeste (Corrientes e Chaco), Misiones e Formosa;

Torneio Patagônico: Divisão máxima das províncias da Patagônia (Alto Valle, Lagos, Chubut, Austral, Santa Cruz e Terra do Fogo).

 

Novembro

Campeonato Argentino – seleções provinciais de XV

 

Dezembro

Seven de la República – seleções provinciais de sevens

 

mapa ligas argentinas

 

Fonte: Americas Rugby News

2 COMENTÁRIOS

  1. Não pude deixar de sorrir com este excelente artigo, que nos mostra a grandeza do rugby interno argentino, e que só por si explica porque os argentinos chegaram onde chegaram – tem clubes e times em tudo o que é lado!
    E sorri porque em Portugal, que tem pouco mais de 30 equipas, ninguém se entende sobre a forma como as competições devem ser disputadas!
    Apetece dizer: Joguem mais e chateiem menos!

  2. Bastante didática a matéria. Sensacional o modelo argentino de rugby de clubes, muito gostaria eu que fosse replicado no Brasil, viabilizando a desconcentração do esporte para as regiões extra-Sul/SP. Numa analogia ao modelo dos hermanos, poderíamos ter os torneios regionais de SP, Sudeste (RJ+MG+ES), Sul, Nordeste, Norte e Centro-Oeste, os quais classificariam para o nosso Nacional de Clubes (claro que com mais vagas para SP e Sul).
    Esse tipo de modelo é muito mais justo, integrador e barato. Dá pena ver que nossa “primeira divisão” se resume a 4 estados. É desse jeito que a CBRu pretende popularizar o esporte pelo país?