Tempo de leitura: 3 minutos

O dia 12 será de pontapé inicial para dois torneios de desenvolvimento do World Rugby que têm tudo a ver com a Copa do Mundo que se avizinha. Na Romênia, terá início a décima edição da Copa das Nações, a World Rugby Nations Cup, pela nona vez seguida na capital romena Bucareste. Neste ano, participam do torneio, além da seleção da casa, a Namíbia – que, como a Romênia, se prepara para o Mundial -, a Espanha e a segunda seleção argentina, o Jaguares, que dará oportunidade para alguns atletas deixarem uma última impressão positiva para irem à Copa do Mundo. O palco é novamente o Estádio Arco do Trunfo, principal estádio de rugby da cidade.

 

No mesmo dia, na Geórgia, começa a terceira edição da Tbilisi Cup, na capital Tbilisi. O torneio também reunirá duas seleções que estarão no Mundial, Geórgia e Uruguai, além das segundas seleções de Irlanda e Itália – Emerging Ireland e Italia Emergenti. Os jogos serão no Estádio Avchala, casa da União Georgiana de Rugby.

- Continua depois da publicidade -

 

A Emerging Ireland foi campeão da Nations Cup no ano passado, ao passo que os Jaguares venceram a Tbilisi Cup. Neste ano, eles trocam de lugar. Na primeira rodada da Nations Cup, os argentinos enfrentam a Namíbia, ao passo que a Romênia mede forças com a Espanha. Já na Tbilisi Cup a abertura será entre irlandeses e italianos, seguidos do duelo entre Geórgia e Uruguai.

 

Os Teros embarcaram para a Geórgia com elenco completo praticamente completo, mas ainda desfalcado de Rodrigo Capó Ortega. O treinador Pablo Lemoine chamou a seguinte lista: Agustín Alonso, Carlos Arboleya, Fernando Bascou, Matías Beer, Manuel Blengio, Mathias Braun, Alejo Corral, Alejo Durán, Jerónimo Etcheverry, Juan Manuel Gaminara, Santiago Gibernau, Germán Kessler, Niclolás Klappenbach, Franco Lamanna, Leandro Leivas, Diego Magno, Gastón Mieres, Alejandro Nieto, Aguistín Ormaechea, Mathias Palomeque, Joaquín Prada, Alberto Román, Mario Sagario, Mateo Sanguinetti, Andrés Vilaseca, Santiago Vilaseca (C) e Jorge Zerbino.

 

World Rugby Nations Cup 2015 – em Bucareste, Romênia

1ª rodada – dia 12 de junho: Namíbia x Argentina Jaguares e Romênia x Espanha

2ª rodada – dia 17 de junho: Argentina Jaguares x Espanha e Romênia x Namíbia

3ª rodada – dia 21 de junho: Espanha x Namíbia e Argentina Jaguares x Romênia

 

World Rugby Tbilisi Cup 2015 – em Tbilisi, Geórgia

1ª rodada – dia 12 de junho: Emerging Ireland x Italia Emergenti e Geórgia x Uruguai

2ª rodada – dia 17 de junho: Uruguai x Emerging Ireland e Geórgia x Italia Emergenti

3ª rodada – dia 21 de junho: Uruguai x Italia Emergenti e Geórgia x Emerging Ireland

 

Hong Kong Cup of Nations é anunciada para novembro

De fora da Copa do Mundo e dos torneios de meio de ano, Rússia, Portugal, Zimbábue e Hong Kong, as seleções que talvez mais perto tenham chegado da classificação ao Mundial de 2015, mas que ficaram pelo caminho, terão uma competição para disputarem no segundo semestre. Foi anunciada na semana passada a realização no mês de novembro da remodelada Cup of Nations, que neste ano será realizada em Hong Kong.

 

Canadá receberá a Super Series feminina

Já o Rugby XV feminino também tem o que comemorar em 2015. Entre os dias 27 de junho e 5 de julho, a província de Alberta, no Canadá receberá a Women’s Rugby Super Series, competição nascida a partir da antiga Women’s Nations Cup, mas agora sob a organização do World Rugby. O torneio reunirá quatro grandes seleções do mundo, Canadá, Estados Unidos, Nova Zelândia e Inglaterra, garantindo a canadenses, estadunidenses e neozelandeses um grande torneio anual para disputarem – uma vez que dessas seleções apenas a Inglaterra, com o Six Nations Feminino, já contava com um grande torneio todo ano.

 

1ª rodada – dia 27 de junho – em Calgary: Estados Unidos x Inglaterra e Canadá x Nova Zelândia

2ª rodada – dia 1º de julho – em Red Deer: Nova Zelândia x Inglaterra e Canadá x Estados Unidos

3ª rodada – dia 5 de julho – em Edmonton: Nova Zelândia x Estados Unidos e Canadá x Inglaterra