Argentina vai se reencontrando e vence a França em Tucumán

ARTIGO COM VÍDEOS – A Argentina vai se reencontrando depois de um primeiro semestre duro no Super Rugby. Reencontrar as seleções europeias parece ter feito bem aos comandados de Daniel Hourcade e os Pumas venceram a França – que foi à Argentina sem os atletas de Clermont, Racing, Toulon e Montpellier – por 30 x 19 na primeira de duas partidas da série em Tucumán. Estádio cheio e festa para os Pumas.

 

Foi a França que inaugurou o placar, aos 11′, com penal chutado por Plisson, mas logo a Argentina passaria a dominar as ações, imprimindo um jogo aberto e veloz contra um time francês ainda desentrosado e com muitos atletas inexperientes em tests. Colocando velocidade, a Argentina achou seu primeiro try aos 20′, com Manuel Montero arrancando na ponta. Os espaços foram aparecendo e aos 29′ Tuculet correu para o segundo try, incendiando a torcida. Porém, a França era melhor no pack e provou isso aos 33′ com penal chutado para a lateral e maul avassalador na sequência, finalizado pelo hooker debutante Bonfils. Bleus no páreo, 17 x 10 no intervalo.

 

cvc julho 2016 horizontal

 

A França passou a dominar as ações e controlar o território na segunda etapa. Plisson reduziu a diferença com penal aos 44′ e, aos 49′, Ortega Desio recebeu amarelo, complicando a situação argentina – e mantendo a “tradição” ruim de 2016 de muitos amarelos para os argentinos no Super Rugby. A França tirou proveito do homem a mais e arrancou dois penais para Plisson virar o marcador, 19 x 17. Porém, o domínio francês não se reverteu em tries e a falta de efetividade e criatividade cobrariam seu preço.

 

Aos 60′, a situação se inverteu e a França foi reduzida a 14 homens com amarelo para Poirot. Sánchez, que havia pouco chutara penal na trave, não desperdiçou nova oportunidade e virou o placar para os Pumas com dois penais seguidos, colocando 23 x 19 de frente. A França já não conseguia mais impor seu jogo e, aos 74′, veio o golpe fatal, com o segunda linha Guido Petti atropelando em velocidade para um lindo try que selou a vitória da Argentina. 30 x 19, sem reação para os Bleus.

 

A segunda partida ocorrerá de novo em Tucumán, no próximo sábado.

 

UAR_copy_copy.jpg30versus copiar19França vermelho

Argentina 30 x 19 França, em Tucumán

Árbitro: John Lacey (Irlanda)

 

Argentina

Tries: Montero, Tuculet e Petti

Conversões: Sánchez (2)

Penais: Sánchez (3)

15 Joaquín Tuculet, 14 Santiago Cordero, 13 Matías Moroni, 12 Juan Martín Hernández, 11 Manuel Montero, 10 Nicolás Sánchez, 9 Martín Landajo, 8 Facundo Isa, 7 Tomás Lezana, 6 Pablo Matera, 5 Javier Ortega Desio, 4 Guido Petti, 3 Ramiro Herrera, 2 Agustín Creevy (c), 1 Nahuel Tetaz Chaparro.

Suplentes: 16 Julián Montoya, 17 Santiago García Botta, 18 Enrique Pieretto, 19 Ignacio Larrague, 20 Juan Manuel Leguizamón, 21 Tomás Cubelli, 22 Santiago González Iglesias, 23 Ramiro Moyano.

 

França

Try: Bonfils

Conversão: Plisson (1)

Penais: Plisson (4)

15 Hugo Bonneval, 14 Xavier Mignot, 13 Julien Rey, 12 Jonathan Danty, 11 Djibril Camara, 10 Jules Plisson (c), 9 Baptiste Serin, 8 Kevin Gourdon, 7 Raphaël Lakafia, 6 Loann Goujon, 5 William Demotte, 4 Julien Ledevedec, 3 Rabah Slimani, 2 Rémi Bonfils, 1 Jefferson Poirot.

Suplentes: 16 Clément Maynadier, 17 Uini Atonio, 18 Lucas Pointud, 19 Fabrice Metz, 20 Louis Picamoles, 21 Sébastien Bézy, 22 François Trinh-Duc, 23 Gaël Fickou.

 


Guiana na final da América do Norte e Caribe

No Rugby Americas North Championship, o Campeonato da América do Norte e Caribe, válido como parte das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2019, Guiana assegurou seu lugar na finalíssima ao bater fora de casa a rival e atual campeã do torneio Trinidad e Tobago por 23 x 18. Com o placar, a Guiana foi campeã do Grupo Sul e aguarda agora o campeão do Grupo Norte para decidir o título do campeonato e a vaga na Repescagem das Eliminatórias contra o campeão do Sul-Americano B. O Grupo Sul ainda teve a Jamaica desistindo da partida contra Barbados por razões ainda pouco claras.

 

Pelo Grupo Norte, neste domingo as Ilhas Cayman despacharam com facilidade Bermuda por 47 x 11 e agora decidirão o primeiro lugar contra o México no dia 2 de julho na casa dos mexicanos. Quem vencer leva.

 

Rugby_Americas_North_logorwc 2019

Rugby Americas North Championship / Eliminatórias para a Copa do Mundo de Rugby de 2019

Trinidad e Tobago 18 x 23 Guiana, em Port of Spain

Jamaica x Barbados, em Kingston – W. O. da Jamaica

Ilhas Cayman 47 x 11 Bermuda, em Georgetown

 

Seleção Jogos Pontos
Grupo Norte
México 3 14
Ilhas Cayman 3 10
Bermuda 3 05
Bahamas 3 00
Grupo Sul
Guiana 3 13
Trinidad e Tobago 3 11
Barbados 3 05
Jamaica 3 00

 

Senegal na final da segundona africana

Por fim, pela segunda divisão da Copa da África, Senegal venceu o Grupo B ao derrotar fora de casa Madagascar por 30 x 24. Com a vitória, o Senegal aguarda o campeão do Grupo A – que será disputado entre Tunísia, Costa do Marfim e Botsuana – para a final da divisão, valendo promoção à elite do continente.

 

rugby afrique

Copa da África – 1ª Divisão B – 2ª divisão da Copa da África

Grupo B

Madagascar 24 x 30 Senegal, em Antananarivo

 

Classificação final: 1 Senegal, 2 Madagascar, 3 Zâmbia

Comentários