Aviva Premiership Rugby Logo

Tempo de leitura: 3 minutos

ARTIGO ATUALIZADO – A temporada 2016-17 da Aviva Premiership, o Campeonato Inglês, teve sua datas anunciadas hoje oficialmente. O pontapé inicial será dado no dia 02 de setembro, com Gloucester x Leicester Tigers e Newcastle Falcons x Sale Sharks. No sábado, o estádio de Twickenham, em Londres, receberá seu “Double-Header”, rodada dupla com os dois clubes londrinos em campo. Primeiro, o Harlequins receberá o novo time promovido à elite, o Bristol, e na sequência o Saracens enfrenta o Worcester Warriors. No mesmo dia, o Northampton Saints mede forças em casa com o Bath, ao passo que Wasps e Exeter Chiefs fecham a rodada inaugural no domingo em jogo de arrepiar em Coventry.

 

Os 12 clubes se enfrentarão em turno e returno, totalizando 22 rodadas. Os quatro primeiros colocados avançarão às semifinais, enquanto o último colocado será rebaixado. Os seis primeiros colocados ganharão vaga na Champions Cup de 2017-18, a Copa Europeia. A rodada final da temporada regular será no dia 06 de maio de 2017. A grande final será no dia 27 de maio.

- Continua depois da publicidade -

 

Acordo milionário da Premiership e abismo para a segunda divisão

O The Rugby Paper publicou no último mês que a RFU (a federação inglesa) está negociando com os clubes da Premiership um acordo milionário que prevê 220 milhões de libras enchendo os cofres dos doze grandes clubes ingleses para os próximos 8 anos. Como parte do acordo está a proposta da RFU eliminar o mata-mata do Championship, a segunda divisão profissional, para evitar que o melhor time da segundona falhe em subir à Premiership. A preocupação se deve aos longos anos que o Bristol passou no Championship, tendo em duas oportunidades sido derrotado no mata-mata pelo London Welsh, apesar de ter feito a melhor campanha no Championship. O London Welsh, nas duas passagens pela elite, acumular campanhas muito fracas, gerando críticas à sua promoção. A proposta agora é que o campeão da temporada regular seja diretamente promovido, sem precisar de mata-mata.

 

Por outro lado, a RFU vem recebido sistemáticas críticas dos clubes do Championship, que recebem quantias muito baixas da entidade e vivem no limite entre o profissionalismo e o amadorismo, tendo dificuldades para montar seus elencos e reter seus atletas. Recém promovido à segunda divisão, o tradicional Richmond já anunciou que não profissionalizará seu elenco e que pretende jogar o Championship com um elenco semiprofissional apenas.

 

Com poucos jogos na televisão e baixas médias de público (apenas 2.159 pessoas por jogo), o Championship vive verdadeiro abismo com relação à milionária primeira divisão.

 

Premiership Sevens Series começará no dia 22 de julho

A Singha Premiership Sevens, circuito de pré temporada envolvendo os clubes da Premiership inglesa e os times galeses do PRO12, terá sua largada no dia 22 de julho. Serão 4 torneios envolvendo somente 4 times cada e um torneio final com os melhores dos 4 torneios de primeira fase, totalizando entre 1 e 2 torneios para cada equipe. O torneio final será no dia 7 de agosto (sim, no meio dos Jogos Olímpicos).

 

Grupo A – dia 22 de julho, em Cardiff – clubes: Cardiff Blues, Dragons, Ospreys e Scarlets

Grupo B – dia 23 de julho, em Exeter – clubes: Bath, Bristol, Exeter Chiefs e Wasps

Grupo C – dia 29 de julho, em Northampton – clubes: Gloucester, Harlequins, Northampton Saints e Saracens

Grupo D – dia 30 de julho, em Newcastle – clubes: Leicester Tigers, Newcastle Falcons, Sale Sharks e Worcester Warriors

Torneio final – dia 7 de agosto, em Coventry – clubes: os 2 melhores de cada torneio